ThingLink
O ThingLink é uma ferramenta online que permite a criação de imagens e vídeos interativos, através de etiquetas com conteúdos (som, fotografias, imagens, vídeos, texto, links) posicionadas na imagem ou no vídeo. O trabalho final pode ser partilhado em diferentes redes sociais e sítios da internet através de um ‘embed code’ gerado. Permite ainda pesquisar as criações de outros utilizadores, segui-los e escrever comentários.
Potencial Pedagógico
O ThingLink permite, essencialmente, criar imagens e vídeos interativos utilizando etiquetas com conteúdos multimédia.
A criação de imagens e vídeos interativos com a inclusão de etiquetas multimédia pode constituir uma forma de representar e estruturar ideias/conteúdos de forma organizada e clara, potenciando o estabelecimento de relações entre distintos conceitos e o aprofundamento de aspetos particulares de um todo. A possibilidade de adicionar diversos conteúdos multimédia promove um ambiente de aprendizagem motivador e interativo que estimula o interesse dos alunos.
Requisitos
Para utilizar o ThingLink é necessário ter uma ligação à Internet, uma vez que todo o trabalho é realizado online. É necessário fazer um registo, no qual é pedido um endereço de e-mail.
Acessibilidade
Para professores e alunos, o ThingLink disponibiliza uma versão educacional acessível em dois distintos modos: Edu Basic e Edu Premium. É gratuito apenas no modo Edu Basic. O ThingLink encontra-se disponível apenas em inglês.
É disponibilizada uma aplicação para dispositivos móveis que permite a utilização da ferramenta também nestes dispositivos. Neste caso a utilização do ThingLink continua a necessitar de uma ligação à Internet.
Segurança e Privacidade
Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade do ThingLink.
No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Mariana Tempera e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em julho de 2016. Revista e validada por Joana Viana em julho de 2016.