teste 3, 2, 1… Ação! – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

3, 2, 1… Ação!

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Do texto ao cinema”), os alunos utilizam a sua criatividade e outras competências para criar obras de arte em 3D sob a forma de filme de animação em stop motion. Os alunos irão aprender como é que podem criar um vídeo que parece dar vida às coisas através da manipulação física de objetos inanimados.

Justificação

Esta é a quinta atividade do projeto “Do texto ao cinema”, um projeto baseado num conto tradicional ou obra literária que tem como objetivo ajudar os alunos a desenvolver competências relacionadas com línguas, literatura e artes. Neste projeto, que envolve uma sequência de 6 atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a escolher, ler e interpretar um conto tradicional, com o objetivo de o adaptar e recriar como um filme de animação. “Criação de um storyboard” é a atividade anterior e “Sonoplastas em ação” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Criar um filme de animação em stop motion.
  • Desenvolver a expressão plástica.

O Monkey Jam é um software gratuito que permite criar filmes em stop motion através da montagem sequencial de um conjunto de imagens estáticas. As imagens utilizadas podem ser guardadas previamente no computador ou capturadas diretamente com recurso a uma câmara digital. É possível, também, incluir audio nas animações. Encontra-se disponível para download em http://monkeyjam.org. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o AnimatorDV Simple + (http://www.animatordv.com/download_free.php) para o sistema operativo Windows ou o Frame Thief (http://www.framethief.com/index.html) para o sistema operativo OS X.

Descrição da atividade

Organize os alunos em pequenos grupos mas explique-lhes que, durante a atividade, podem trocar de lugares para experimentarem diferentes funções e tarefas. A primeira coisa de que precisa (se não tiver sido criado previamente) é de um storyboard. Deve ser feita uma lista de todo o material necessário para construir os elementos do filme e começar a modelar, em plasticina ou massa, as personagens e os cenários.

Feito isso, começa a fotografia. Na técnica de stop motion, os elementos são fotografados imagem-a-imagem (frame-by-frame), fazendo pequenas mudanças para simular o movimento. Esta fase demora algum tempo e requer muita paciência – são precisas cerca de 24 imagens (frames) para cada segundo de filme. As imagens são posteriormente montadas no formato de filme, criando assim uma animação. Organize os alunos de modo a que enquanto um grupo está a manipular as personagens e outros elementos, outro está a fotografar as cenas e a ajustar o cenário. Os diretores devem estar atentos ao
guião original e coordenar quaisquer alterações de última hora.

Com as fotos todas tiradas e guardadas no computador, é hora de produzir o filme. Sugerimos o Monkey Jam, um software com recursos específicos que permite a edição de imagens em movimento. Incentive os alunos a explorar as diferentes funcionalidades e efeitos, tendo em vista a qualidade do produto final. Quando terminarem, peça-lhes que guardem o seu trabalho.

Sequência

  1. Atribuir diferentes funções aos vários grupos e, com base no storyboard criado, modelar, em plasticina ou massa, as personagens e os cenários.
  2. Fotografar imagem-a-imagem, fazendo pequenas mudanças para simular o movimento.
  3. Organizar as fotografias de modo a produzir um filme animado.

Sugestões & Dicas

Para melhorar a realização do filme, tenha sempre à mão um guião criado previamente. Isto ajudará os alunos a organizarem o seu trabalho e acompanharem o seu progresso.

Para facilitar a produção do filme, sugira aos alunos que guardem os ficheiros usando nomes que os ajudem a identificar facilmente cada cena, por exemplo, usando números.

A supervisão do professor é essencial de forma a garantir um bom resultado final. Coordene as tarefas e oriente os alunos na preparação das cenas a filmar.

Proponha aos alunos realizarem um filme em 3D em stop motion utilizando o Muvizu (http://www.muvizu.com).

Se optar por incluir diálogos, é necessário pesquisar sobre sincronização labial e edição de áudio.
Também pode optar por utilizar outros materiais para construir os cenários e as personagens, tais como papel, cartão ou Lego.

No caso de seguir a sequência do projeto “Do texto ao cinema”, este será o momento de passar para a atividade “Sonoplastas em ação”.

Segurança & Identidade Digital

Não estão identificados problemas de segurança. No entanto, se optar por incluir diálogos, confira apenas se tem autorização dos pais.


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.