Agora ao vivo!

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“Explorando os graffiti”), os alunos são incentivados a partilhar os seus vídeos com outras pessoas, a fim de receberem feedback e comentários. É importante que os alunos tenham uma audiência, para que o seu trabalho tenha um contexto e um objetivo concreto.

Justificação

Esta é a sexta e última atividade do projeto “Explorando os graffiti”, um projeto baseado em atividades que incitam os alunos a investigarem e descreverem a sua localidade a partir da perspetiva de rua ou de artistas de graffiti. Estes irão trabalhar para a criação de um pequeno vídeo que transmitirá o ambiente da localidade tal como interpretado, frequentemente, por um dos mais marcantes meios de arte urbana. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a explorar a edição de vídeo, de imagem, de áudio e partilha online. “Vibrações de vídeo” é a atividade anterior deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Carregar vídeos em plataformas de partilha de vídeos online.
  • Partilhar vídeos com outras pessoas.
  • Dar e receber feedback do trabalho realizado.

O YouTube é uma ferramenta online que permite publicar, visualizar e partilhar vídeos na Internet. É possível criar e subscrever canais de utilizadores ou entidades, criar listas de reprodução, editar vídeos e transmitir ao vivo para os seguidores. Através da inserção de comentários e da função ‘gosto’ e ‘não gosto’ é possível discutir o conteúdo dos vídeos. É oferecido ainda um motor de pesquisa que permite pesquisar vídeos e canais. Está disponível em https://www.youtube.com/, é grátis e necessita de registo ou de uma conta Google.

Descrição da atividade

Uma parte essencial deste processo é partilhar os resultados do trabalho dos alunos. É importante para os alunos receberem feedback sobre o seu trabalho para que consolidem a sua aprendizagem e possam melhorar no futuro. Por razões práticas preferimos pedir o feedback apenas aos seus pares, pais e outros professores.

Explique aos alunos que têm de carregar o vídeo para uma plataforma de partilha de vídeos online como o YouTube ou Vimeo. No Youtube, devem garantir que as suas configurações de privacidade estão em “Privado” pois se não o fizerem podem receber comentários indesejados. Para carregar o vídeo nestas plataformas vai precisar de criar uma conta específica para a turma. Vale a pena fazê-lo porque a conta poderá ser usada no futuro para outros projetos ou atividades.

Uma vez publicados os vídeos, os alunos devem pedir a outros professores, colegas e familiares que coloquem na própria plataforma os seus comentários.

Sequência

  1. Criar uma conta específica para a turma no Youtube ou no Vimeo.
  2. Publicar os vídeos.
  3. Solicitar a professores, colegas e familiares que coloquem comentários aos vídeos partilhados.

Sugestões & Dicas

Depois de obtido feedback na plataforma, pode ser interessante pedir aos alunos que reflitam sobre o mesmo. Também pode ser interessante pedir que os próprios alunos da turma comentem os vídeos dos colegas na plataforma. Esta pode ser uma oportunidade para discutir sobre como dar e receber feedback.

Segurança & Identidade Digital

Deve chamar a atenção para as configurações de privacidade e direitos de autor. Aproveite para discutir com eles os prós e os contras de ter um vídeo “privado” ou “público”.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.