Álbum panorâmico

Descrição Breve

Nesta atividade propomos que os alunos sejam desafiados a construir um álbum panorâmico para promover a cultura da sua localidade. A partir do levantamento do conjunto dos bens imóveis (ex. castelos, igrejas, museus, casas, praças,…) considerados de interesse relevante para a identidade cultural da sua comunidade local, os alunos selecionam os que possam ser objeto de estudo e fonte de aprendizagem para todos aqueles que os visitam. Depois, planificam uma visita aos locais escolhidos para tirar fotografias que serão transformadas em imagens panorâmicas para disponibilizar online, às quais irão anexar a localização e as informações pertinentes que recolheram previamente, através de entrevistas à comunidade local.

Justificação

Esta atividade, além de reforçar o sentimento de pertença à comunidade e o respeito pelo património local, permitirá compreender o significado de localização de um objeto, sobretudo porque os alunos terão a possibilidade de visualizar as suas relações com outros elementos espaciais, tirando partido do Panoramio – um serviço que incorpora informações geográficas provenientes do Google Maps.

Por outro lado, e considerando que as aplicações baseadas em geolocalização que permitem registar praticamente todos os movimentos espaciais de uma pessoa, são cada vez mais populares, esta atividade também criará condições para que os alunos possam apreciar criticamente a evolução dessas práticas e as suas implicações sociais.

Aprender o quê?

  • Desenvolver o conceito de localização espacial.
  • Desenvolver o sentimento de respeito pelo património local.
  • Explorar aplicações baseadas em geolocalização.
  • Desenvolver um sentido crítico sobre as práticas de geolocalização e suas consequências sociais.

O Panoramio é um serviço do Google em que é possível armazenar e partilhar fotografias, anexando-as a mapas referentes aos locais em que foram tiradas. Essas mesmas fotos são avaliadas e em seguida são integradas ao Google Earth permitindo ao utilizador aprender mais sobre uma parte específica de um mapa ao observar as fotografias tiradas por outros utilizadores nesse mesmo local. É gratuito e encontra-se disponível em http://www.panoramio.com/.

Descrição da atividade

Inicie esta atividade prevendo um tempo para que os alunos desfrutem virtualmente de uma viagem a um lugar que eles queiram conhecer. Projete o mapa-mundo através do Panoramio e faça uma visita a esse lugar desejado, observando e discutindo as características das fotografias disponibilizadas naquele local, assim como as vantagens e desvantagens inerentes à funcionalidade de geolocalização que o serviço oferece. Se achar conveniente, aproveite também este momento para conhecer a experiência dos alunos sobre edição de fotos, procurando conhecer os recursos e as ferramentas que usam habitualmente, assim como os cuidados que tomam na utilização de serviços que permitem anexar a localização a uma foto.

Entretanto, introduza a proposta de trabalho, clarificando os objetivos que se pretendem alcançar e proponha que os alunos se organizem em pequenos grupos para explorarem no Panoramio as fotografias existentes na sua localidade. Feito este primeiro levantamento, peça aos alunos que, em conjunto, façam uma listagem dos bens imóveis (ex. castelos, igrejas, museus, casas, praças,…) que são considerados de interesse relevante para a identidade da cultura da sua comunidade local. De modo a ampliar ou completar a lista, sugira que recolham informações junto dos familiares e outros elementos da comunidade local para descobrirem factos relevantes associados a esses locais. Proponha um tempo para a recolha dessa informação e apoie os alunos na construção de um guião estruturado que contemple questões que permitam conhecer com um grau de profundidade que lhe pareça adequado as características desses bens (ex. ano de construção, titular, frutos, produtos, benfeitorias, etc.).

Na posse das informações desejadas, organize uma visita aos locais selecionados para a elaboração de um álbum panorâmico, dividindo tarefas e responsabilidades, de forma a que os alunos possam tirar várias fotos de um mesmo local com o objetivo de criarem posteriormente imagens interativas em formato panorâmico. Para que esta atividade seja bem-sucedida, sugerimos que os alunos testem previamente as funcionalidades dos equipamentos que dispõem e que façam algumas experiências que lhes permita aperfeiçoar a técnica de fotografia para criar uma imagem panorâmica tendo em conta alguns requisitos básicos (ex. seleção do ponto nodal, posicionamento da câmara e do fotógrafo e sobreposição de imagens). Esta preparação será particularmente importante se os alunos só puderem contar com câmaras fotográficas simples.

Depois da visita e de reunirem todas as fotos necessárias, os alunos procedem à seleção e ao tratamento das imagens para a montagem dos panoramas de cada um dos locais escolhidos, utilizando um software para edição de imagem adequado aos fins visados. Contudo, se os alunos tiverem a oportunidade de usar uma câmara que já possua recursos para criar uma foto única em panorama, ou se utilizarem aplicações já disponíveis para a maioria dos smartphones e tablets, este último passo será desnecessário e, nesse caso, passariam diretamente para a fase seguinte: aceder ao sítio Panoramio e fazer o upload das imagens, às quais associam um pequeno texto (“Add a description”) e a sua localização geográfica (“search for na adress or a place”). No final, podem partilhar as fotografias incluídas no álbum panorâmico por e-mail, em redes sociais ou no sítio ou blog da escola.

Sequência

  1. Projetar o mapa-mundo e fazer uma visita virtual a um local escolhido.
  2. Observar e discutir as caraterísticas das fotografias disponibilizadas para esse local, assim como vantagens e desvantagens da geolocalização.
  3. Averiguar os conhecimentos de edição de fotos dos alunos.
  4. Introduzir a proposta de trabalho e os seus objetivos.
  5. Explorar no Panoramio as fotografais existentes na sua localidade, em pequenos grupos.
  6. Elaborar uma listagem dos bens imóveis com interesse relevante no local e recolher informações sobre os mesmos.
  7. Visitar os locais para a realização de fotografias panorâmicas.
  8. Aceder ao Panoramio e fazer upload das imagens juntando-lhes um pequeno texto e a sua localização geográfica.
  9. Partilhar as fotografias incluídas no álbum panorâmico.

Sugestões & Dicas

Embora não seja necessário possuir uma conta para explorar as fotos existentes no Panoramio, para que os alunos possam aí organizar o álbum panorâmico sugerimos que o faça, criando um perfil específico para a turma no Google antes de iniciar a atividade.

Para enriquecer ainda mais esta atividade, na fase de organização da visita aos locais selecionados, poderá propor a construção de um roteiro de visita que possa, simultaneamente, servir como um auto-guia para a comunidade local, assim como para outros potenciais interessados. Embora esta tarefa possa ser concretizada de vários modos, poderá ser interessante construir um áudio-guia, partilhando curiosidades pouco conhecidas da sua comunidade.

Por exemplo, a partir das entrevistas que os alunos realizaram previamente junto da comunidade local, podem elaborar pequenos textos para gravar em formato MP3, partilhando inclusivamente alguns trechos das entrevistas realizadas.

Para partilhar o resultado do trabalho realizado no sítio ou blog da escola, deverá obter um código HTML especificando a área do mapa que se deseja incorporar. Os alunos encontrarão orientações concretas para realizar este procedimento em: http://www.panoramio.com/help/embedding

E que tal criar um olhar panorâmico da escola em 360º? O Photosynth (disponível em https://photosynth.net/) possui um conjunto de ferramentas para observar o mundo, usando fotos e tecnologia 3D. É possível partilhar as criações em redes sociais, publicá-las na Internet ou incorporá-las num blog ou sítio. As ferramentas disponibilizadas na plataforma CleVR (disponível em http://www.clevr.com/) também permitem a criação e a partilha de fotos panorâmicas na Internet. Utilizando as ferramentas que estes serviços dispõem, os alunos poderiam facilmente recriar e partilhar com a comunidade educativa o ambiente dos vários espaços existentes na sua escola de forma dinâmica e interativa.

Também poderá ser interessante abrir um debate que aprofunde as consequências decorrentes do desenvolvimento de aplicações e serviços de geolocalização de fotografias (ex. Flickr, Picassa, Instagram, etc). Porque não envolver alunos de turmas distintas em questões desta natureza através do Twitter, por exemplo?.

Segurança & Identidade Digital

Para maximizar os objetivos de segurança perseguidos pelo Panoramio e, em geral, pelo Google, sugerimos que crie uma senha segura e que alerte os alunos para não exibirem qualquer informação de natureza pessoal. Se considerar necessário, partilhe com eles algumas dicas sobre segurança e privacidade online.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para o a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.