Alfabeto animal

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais três atividades (“A arte da tipografia”), os alunos aprendem a criar imagens digitais e fotos usando palavras. Ao contrário das aplicações comuns para criação de nuvens de palavras, a imagem não é criada pelo software sendo que os próprios alunos devem planificar e desenhar. Estes irão aprender a concentrar-se na composição tipográfica e fazer as alterações necessárias no seu trabalho consoante o seu desenvolvimento.

Justificação

Esta é a segunda atividade de projeto “A arte da tipografia”, um projeto que se centra na linguagem tipográfica e que tem como objetivo que os alunos experimentem esta linguagem, através do uso das palavras e das letras de forma a criar imagens poderosas e influentes na transmissão de mensagens. Neste projeto que envolve uma sequência de quatro atividades (também aqui disponíveis), os alunos partirão à descoberta da maior invenção da humanidade: a linguagem tipográfica. “Renovação tipográfica” é a atividade anterior e “O poder da palavra” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Criar imagens digitais e fotos usando palavras.
  • Criar nuvens de palavras.
  • Editar imagens.

O Adobe Illustrator é um programa de edição de imagens vetoriais e permite criar logótipos, ícones, esboços, tipografia e ilustrações complexas para impressão, Web, conteúdo interativo, vídeos e dispositivos móveis. Através de http://www.adobe.com/pt/products/illustrator.html encontra-se disponível uma versão de avaliação gratuita mas, para isso, terá de criar uma conta Adobe ID.

Descrição da atividade

Usando o software de ilustração (Inkscape, Adobe Illustrator ou outro), peça aos alunos que desenhem as linhas de contornos de diferentes animais. Uma vez desenhados, pergunte-lhes quais são os contornos que conseguem reconhecer melhor. Rapidamente eles perceberão que, por exemplo, as girafas funcionam melhor do que ovelhas!

No papel, peça-lhes que façam uma lista de palavras que descrevam o animal ou que estejam de alguma forma relacionadas. Dependendo da idade dos alunos, pode estabelecer uma parceria com o professor de ciências naturais, coordenando a realização desta atividade com o estudo das características dos animais (locomoção, alimentação, etc.).

Devem então usar as suas listas de palavras para criar o animal que estão a descrever. Ao adicionar texto e depois de redimensionarem e rodarem as palavras, devem «moldar» as palavras até que fiquem satisfeitos com a imagem que, no seu contorno contornos, representa o animal escolhido. Incentive-os a experimentar diferentes tipos de letra e cores também.

Sequência

  1. Desenhar as linhas de contorno de diferentes animais.
  2. Perguntar quais os contornos que os alunos conseguem reconhecer melhor.
  3. Fazer uma lista de palavras que descrevam ou estejam relacionadas com o animal escolhido.
  4. Adicionar e moldar o texto às linhas de contorno do animal.

Sugestões & Dicas

Pode encontrar aqui outras alternativas ao Adobe Illustrator: http://www.onextrapixel.com/2011/03/15/10-best-alternatives-to-adobe-illustrator/. O Inkscape (https://inkscape.org/pt/) é gratuito e quase tão bom quanto o Adobe Illustrator e o Corel Draw – estes dois programas são muitos caros.

O formato de imagens 15×15 cm funciona bem.

No caso de seguir a sequência do projeto “A arte da tipografia”, este será o momento de passar para a atividade “O poder da palavra”.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar uma conta única para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em fevereiro de 2016

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.