teste Anos de história – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Anos de história

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“Explorando os graffiti”), os alunos realizam pesquisas sobre a história dos graffiti. Depois, apresentam os seus resultados usando uma plataforma online. Nós usamos o Prezi mas poderá preferir o Instagram, Pinterest ou Glogster.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “Explorando os graffiti”, um projeto baseado em atividades que incitam os alunos a investigarem e descreverem a sua localidade a partir da perspetiva de rua ou de artistas de graffiti. Estes irão trabalhar para a criação de um pequeno vídeo que transmitirá o ambiente da localidade tal como interpretado, frequentemente, por um dos mais marcantes meios de arte urbana. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a explorar a edição de vídeo, de imagem, de áudio e partilha online. “Os graffiti no nosso mapa” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Conhecer a história dos graffiti.
  • Relacionar a história dos graffiti com práticas de pintura milenares.
  • Desenvolver um olhar sobre a sua localidade a partir de uma perspectiva de rua.

O Prezi (https://prezi.com/) é um software online gratuito que permite a criação de apresentações não lineares sendo que o conteúdo é apresentado numa única estrutura através de modelos públicos ou criados pelo próprio utilizador. Depois de ter a apresentação concluída, é possível fazer o seu download. É necessário criar uma conta de utilizador.

Descrição da atividade

Mostre aos alunos que os graffiti já existem há muitos milhões de anos e que o que eles veem nas paredes das suas cidades é apenas a mais recente evolução desta arte milenar. Seria interessante começar por mostrar imagens encontradas através de uma pesquisa sobre a «Verdadeira Arte das Cavernas» no Google.

Depois de ter estudado e analisado as imagens, organize os alunos em grupos de três e peça para procurarem mais vídeos, imagens e outros materiais para rever a história dos graffiti ao longo dos tempos.

Peça para apresentarem as conclusões à turma usando o Prezi (ou outra aplicação). Cada grupo terá de criar uma conta gratuita no Prezi. Se escolherem uma “conta pública”, o processo é simples e rápido, mas significa que qualquer um pode ver as suas apresentações. Alerte, por isso, para a prudência na publicação de informações pessoais. Quando as suas contas estiverem configuradas, peça para clicarem em “Explore” para que eles possam ter mais ideias e sentirem-se inspirados por apresentações já existentes no Prezi.

Sequência

  1. Explorar a história dos graffiti, contextualizando-a nas práticas de pintura milenares.
  2. Pesquisar conteúdos diversos sobre a história dos graffiti.
  3. Construir uma apresentação com as conclusões da pesquisa e mostrá-la à turma.

Sugestões & Dicas

Pode sugerir algumas palavras-chave para a pesquisa, a fim de tornar a sessão mais eficaz e os resultados mais focados.

No caso de seguir a sequência do projeto “Explorando os graffiti”, este será o momento de passar para a atividade “Os graffiti no nosso mapa”.

Segurança & Identidade Digital

Tal como acontece com todas as pesquisas, a fim de minimizar o risco de os alunos serem expostos a conteúdos inadequados, ajuste os filtros no motor de busca de modo a que imagens, vídeos ou outros conteúdos inadequados sejam excluídos. Outras soluções podem ser ter um sistema que bloqueie conteúdo impróprio antes que alguém o veja. É usual que estas precauções tenham sido já tomadas anteriormente pela escola.

Deixe que os alunos usem qualquer recurso à sua escolha para encontrar e armazenar os seus materiais de pesquisa, mas relembrando a importância do uso de material que é de licença livre.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.