Anúncio incrível

Descrição Breve

Nesta atividade a ideia é que os alunos criem um vídeo promocional de 30 segundos sobre qualquer assunto de que gostem. O exemplo aqui descrito é um vídeo promocional que os alunos fizeram da sua escola.

Justificação

Os alunos tomam contacto com a elaboração de guiões de vídeo, trabalham com uma ferramenta que lhes permite a divulgação do seu trabalho e, com base nisso, podem interagir com outros colegas.

Aprender o quê?

  • Elaborar um guião de vídeo.
  • Criar um vídeo promocional.

O Animoto é uma ferramenta de criação e edição de vídeo online. Disponibiliza um vasto conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher o tema do vídeo (entre os vários disponibilizados pela ferramenta), importar músicas de fundo, imagens, vídeos (da biblioteca, de redes sociais em que o utilizador esteja registado, de ficheiros no seu computador) e adicionar pequenos textos. Para além de permitir partilhar os vídeos criados, permite também descarregá-los para o computador.

Descrição da atividade

No caso de já ter exemplos de vídeos criados por outros alunos, comece a atividade mostrando esses vídeos. Explore os vídeos com os alunos e explique-lhes que irão criar o seu próprio vídeo para darem a conhecer melhor a sua escola. Uma vez que é a primeira vez que vão desenvolver tal atividade, sugira-lhes que façam um vídeo pequeno, de cerca de 30 segundos de duração.

Os alunos criam os seus próprios guiões, decidindo sobre quais os aspetos principais da vida da escola e locais que querem mostrar e sobre as pessoas que gostariam de entrevistar. Quando os guiões estiverem prontos, peça-lhes que comecem a recolha de imagens e fotos para os seus projetos.

Esta atividade funciona melhor organizando os alunos em pequenos grupos, podendo atribuir-lhes diferentes papéis (apresentador, realizador, encenador, etc.).

Depois de recolhidas as imagens, carregue-as para o computador e apresente-lhes o programa em que o vídeo irá ser editado, permitindo que experimentem as funções básicas de edição de imagens. A fase seguinte é a edição do anúncio, seguindo o guião previamente elaborado.

No caso de utilizarem um programa de edição de vídeo online, sugira que copiem o respetivo endereço e o enviem para os amigos através de correio electrónico ou que o publiquem no sítio da escola ou no blogue da turma.

Sequência

  1. Mostrar e explorar exemplos de vídeos criados por outros alunos.
  2. Criar o guião do vídeo, em pequenos grupos.
  3. Recolher as imagens e fotos necessárias e carregá-las para o computador.
  4. Apresentar e explorar o programa de edição de vídeo.
  5. Criar o vídeo seguindo o guião previamente elaborado.
  6. Partilhar o endereço do vídeo, enviando-o para os amigos através do correio electrónico ou publicando-o no sítio da escola ou no blogue da turma.

Sugestões & Dicas

De acordo com o resultado pretendido, pondere inserir música de fundo nos projetos de vídeo.

Sugira diferentes grupos e tópicos “opostos” como, por exemplo, “as melhores coisas sobre a nossa cidade” e “as piores coisas sobre a nossa cidade”.

Pode sugerir a criação de vídeos sobre diversos temas, tais como: rimas; jogos que os alunos jogam na hora do intervalo; as viagens e passeios escolares; um vídeo que documente a festa da escola para a “Turma de 2016”; um álbum de fotos das férias; um de vídeo “por trás das cenas” registando os preparativos para um evento (concerto ou uma festa) na escola; ou um vídeo sobre um problema da comunidade, por exemplo, lixo, reciclagem, etc..

Segurança & Identidade Digital

Se o vídeo contiver imagens de alunos, não se esqueça da autorização dos pais para poder ser feita a sua divulgação.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.