Atores áudio

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“As estrelas da escola”), os alunos irão perceber as características chave de uma encenação na rádio e experienciar os papéis de investigador, técnico, ator, escritor, produtor, diretor, etc. Os alunos terão a oportunidade de viver alguns destes papéis e de produzir um verdadeiro programa de rádio.

Justificação

Esta é a segunda atividade do projeto “As estrelas da escola”, um projeto baseado no desenvolvimento da expressão e desempenho artísticos dos alunos. Em termos gerais, os alunos irão participar em atividades inspiradas numa etapa do seu currículo escolar.

Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), é esperado que os alunos se sintam motivados para criar/participar de um clube extracurricular que lhes permita desenvolver as suas capacidades na área com que mais se identificam. “Quadros de poesia” é a atividade anterior e “Monólogos musicais” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Identificar as caraterísticas chave de uma encenação na rádio.
  • Experienciar diversos papéis.
  • Produzir um programa de rádio.

O Audacity é uma ferramenta que permite a gravação áudio através de um microfone ou misturador, a edição e digitalização de gravações áudio provenientes de outros meios de comunicação, assim como realizar a captura streaming de áudio. Encontra-se disponível em http://www.audacityteam.org/.

O Make4fun (http://www.make4fun.com/) é uma ferramenta gratuita que disponibiliza sons, imagens, vídeos e histórias cómicas para download.

Descrição da atividade

Dê aos alunos a oportunidade de ouvirem um programa produzido por profissionais da rádio. Dependendo do tipo de programa que pretende, explore diferentes hipóteses. Se quiser recursos em português, talvez um exemplo de “Mixórdia de temáticas” seja motivador (http://radiocomercial.iol.pt/player/mixordia_de_tematicas.aspx). Se os alunos compreenderem um pouco de inglês, pode optar por um episódio da radionovela “The Archers” (http://www.bbc.co.uk/programmes/b006qpgr). Convém escolher algo que seja rico em diálogos e efeitos sonoros.

De seguida, decida o que pretende que os alunos façam: (a) escrever o seu próprio papel/ guião (b) usar um guião providenciado por si ou (c) adaptar um guião já existente ou um texto literário conhecido. Qualquer que seja a sua decisão, o melhor é fornecer um exemplo de um trabalho do mesmo género para que os alunos vejam o formato padrão e percebam os diferentes elementos (diálogos, efeitos sonoros, encenação, etc.) que são usados.

Organize os alunos em grupos e atribua-lhes papéis (investigador, técnico, ator, escritor, produtor, diretor, etc). Se os alunos quiserem experimentar vários papéis, o exercício deverá ser repetido por forma a permitir que troquem de funções.

Depois de terem o guião, precisam de fazer uma lista de efeitos sonoros necessários, como por exemplo ‘o canto dos pássaros’, ‘barulho de chaves’, ‘alguém a mexer numa chávena de chá’, etc. Para os obterem, podem recolher sons da Internet (tendo atenção às respetivas licenças) ou produzir sons num estúdio ou numa sala com boas condições sonoras. Muitos dos efeitos terão que ser tirados da Internet pois são de difícil captação sem qualquer interferência. Para os encontrar, sugerimos o http://www.make4fun.com/, um programa gratuito mas que precisa de ser instalado no computador. A pesquisa por palavras-chave na página inicial é simples e intuitiva, disponibilizando sons de boa qualidade. Se pretender que os alunos gravem alguns dos efeitos, estes terão que usar um software próprio. Aqui, propomos a utilização do Audacity porque é de fácil utilização.

Quando tiverem todos os recursos (guião e efeitos sonoros), podem ensaiar a peça de rádio. Ao distribuir tarefas, tenha em conta a idade dos alunos: aos mais novos, atribua apenas um papel e aos mais velhos, vários (incluindo a responsabilidade de colocarem os efeitos sonoros quando não estão a atuar). Antes de começar com a primeira gravação, garanta que há espaço para que os alunos se movam sem perturbar os outros, que todos têm acesso ao microfone quando for a sua vez e que têm os recursos necessários (um computador para gravar a atuação e um computador para emitir os efeitos sonoros). Se achar que os alunos estão suficientemente empenhados, peça a alguns deles que reproduzam ao vivo alguns sons simples, como tosse ou copos a bater – isto é muito divertido.

Quando tiverem terminado, peça que ouçam a sua gravação e que avaliem a sua performance. Os alunos que ficaram como produtores e diretores devem tomar notas cuidadas para indicar o que cada aluno pode melhorar. Só depois deste momento de avaliação e partilha, devem fazer a gravação final. A gravação poderá ser carregada para o website da escola como um podcast ou disponibilizada aos alunos para que partilhem nas suas redes sociais.

Sequência

  1. Ouvir atentamente um programa de rádio.
  2. Obter ou construir um guião do que se ouviu.
  3. Fazer uma lista de efeitos sonoros necessários e distribuir os papéis a desempenhar.
  4. Recolher sons da Internet ou produzi-los.
  5. Ensaiar a peça de rádio.
  6. Realizar a gravação.
  7. Ouvir a gravação e avaliar os desempenhos.
  8. Realizar a gravação final.
  9. Carregar a gravação no website da escola ou nas redes sociais.

Sugestões & Dicas

No caso de seguir a sequência do projeto “As estrelas da escola”, este será o momento de passar para a atividade “Monólogos musicais“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Sonoplastas em Ação” (do projeto “Do texto ao cinema”).

Segurança & Identidade Digital

Se os alunos estiverem a usar guiões já existentes (por exemplo, guiões escritos por outros) pode não lhes ser permitido publicar o seu trabalho num domínio público pois estará sob a proteção dos direitos de autor. Isto inclui adaptações de texto.

Se os alunos quiserem usar músicas ou bandas sonoras originais e as gravações foram publicadas online, deverá ter em atenção a questão dos direitos de autor, certificando-se que usam bandas sonoras de acesso permitido. Verifique também se tem permissão para publicar o trabalho dos alunos.

O http://www.make4fun.com tem uma barra com ‘clipes eróticos’ mas nem sempre aparecem na página inicial. Antes de implementar esta atividade, veja o website e decida se quer mesmo usá-lo. Verifique também a política de privacidade do site e leia com atenção a informação relativa ao seu uso por crianças: “O nosso site não é dirigido a crianças menores de 13 anos (…) Nas áreas onde seja pedido a idade não será recolhida qualquer informação pessoal de indivíduos que se identifiquem como menores de 13 anos(…)”.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.