Áudio audacioso

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“Explorando os graffiti”), os alunos criam uma banda sonora para adicionar à sua apresentação. Usamos o Audacity para compor e editar a banda sonora. Os alunos criam uma peça de música que reflete e adiciona impacto ao tema e conteúdo da sua apresentação.

Justificação

Esta é a quarta atividade do projeto “Explorando os graffiti”, um projeto baseado em atividades que incitam os alunos a investigarem e descreverem a sua localidade a partir da perspetiva de rua ou de artistas de graffiti. Estes irão trabalhar para a criação de um pequeno vídeo que transmitirá o ambiente da localidade tal como interpretado, frequentemente, por um dos mais marcantes meios de arte urbana. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a explorar a edição de vídeo, de imagem, de áudio e partilha online. “Imagens e imaginação” é a atividade anterior e “Vibrações de vídeo” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Editar ficheiros áudio.
  • Misturar músicas.
  • Criar uma banda sonora.

Audacity é uma ferramenta que permite a gravação áudio através de um microfone ou misturador, a edição e digitalização de gravações áudio provenientes de outros meios de comunicação, assim como realizar a captura streaming de áudio. Encontra-se disponível em http://www.audacityteam.org/.

Descrição da atividade

Nesta atividade os alunos adquirem competências básicas em edição de áudio. Sugerimos o uso do Audacity, um editor de áudio digital livre e de código aberto. Pode descarregar o software em http://audacity.sourceforge.net. Os alunos podem gravar a sua banda sonora, usar ficheiros mp3 ou WAV. Se não estiver familiarizado com o software, pode encontrar muitos conselhos, tutoriais e guias recorrendo à página já referida e clicando em “Ajuda”.

É importante incentivar os alunos a criar uma música original e não usar uma já existente. Pode sugerir, por exemplo, que usem duas ou três músicas misturadas em conjunto para criar uma banda sonora original. É importante que o som tenha a duração do vídeo planeado.

Quando os alunos tiverem criado a sua banda sonora, peça para a gravarem em ficheiro WAV ou mp3.

Sequência

  1. Explorar as funcionalidades do Audacity.
  2. Criar uma música original, por exemplo misturando outras músicas, para construir uma banda sonora com a duração do vídeo planeado.
  3. Gravar as bandas sonoras em ficheiros mp3 ou WAV.

Sugestões & Dicas

Pode encontrar materiais de apoio na secção dedicada do website do Audacity http://audacity.sourceforge.net/help/.

No caso de seguir a sequência do projeto “Explorando os graffiti”, este será o momento de passar para a atividade “Vibrações de vídeo“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Caminhada sonora” (do projeto “Maestros e companhia”).

Segurança & Identidade Digital

Se os alunos quiserem usar músicas ou bandas sonoras originais e pretenderem publicar o trabalho online, deverá ter em atenção a questão dos direitos de autor. Deverá ter a certeza que usam bandas sonoras de acesso permitido.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.