teste Caminhada sonora – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Caminhada sonora

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 4 atividades (“Maestros e companhia”), os alunos irão basear-se na sua localidade para desenvolverem a compreensão acerca de componentes musicais. Esta atividade pressupõe que os alunos terão algum conhecimento sobres os elementos básicos da música: timbre/tom, ritmo, estrutura, dinâmica, duração, tempo, textura e silêncio. Durante esta atividade, os alunos analisam estes elementos ao pormenor, sendo que mais tarde podem utilizá-los para uma atividade de composição musical.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “Maestros e companhia”, um projeto onde os alunos se divertem a explorar o tema da música e o som através da pesquisa de ideias inovadoras para compor e produzir. Partindo do pressuposto de que a música deve provocar uma reação emocional, os alunos pesquisam diferentes géneros musicais antes de compor e produzir a sua própria música. “Rabiscando músicas” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a capacidade de compreensão e de análise de componentes musicais.
  • Explorar e conhecer diferentes tipos de sons.

O AudioBoom é uma ferramenta que permite gravar, partilhar e ouvir ficheiros áudio. Apresenta uma interface intuitiva e as gravações podem ter uma duração de até 3 minutos. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível para download em https://audioboom.com/.

O Padlet é uma aplicação gratuita que permite aos utilizadores expressarem as suas opiniões sobre determinado tema através da criação de um mural digital onde podem inserir qualquer conteúdo, desde imagens, vídeos ou texto. Permite a colaboração com outros utilizadores, potenciando a partilha de ideias. Para criar um mural digital, é necessário criar uma conta. O Padlet encontra-se disponível em https://padlet.com/. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o Voicethread (https://voicethread.com/).

O Twitter (https://twitter.com/) é uma ferramenta online, que funciona como rede social onde os utilizadores podem publicar mensagens curtas que podem ser acompanhadas de imagens e vídeos. Permite ao utilizador receber e publicar informações em tempo real e manter-se atualizado sobre o mundo de acordo com os seus interesses. O Twitter é grátis e necessita de registo.

Descrição da atividade

A aula tem início com um passeio pela sua localidade. Antes de começar o passeio (sonoro), questione os alunos sobre os tipos de som que esperam ouvir, por exemplo, tráfego, pássaros, etc. Necessita de uns 5 minutos para fazer isto, mas este exercício é fundamental para ajudar os alunos a focarem-se no que vão ouvir (e não no que vão ver) durante a caminhada. Irá precisar de dispositivos móveis que permitam gravar os sons, pelo que se os alunos não estiverem familiarizados com essas aplicações, devem experimentá-las antes do passeio.

Planeie a caminhada sonora de acordo com os sítios por onde quer passar, a idade dos alunos, etc.. Com alunos mais jovens pode optar por fazer um caminho dentro do pátio da escola. Explique a tarefa aos alunos: ouvir os diferentes sons, selecionar alguns e gravá-los nos seus dispositivos móveis (1-2 minutos para cada som é suficiente). De volta à sala de aula, devem descarregar os ficheiros para o AudioBoom e partilhar no Twitter, Facebook ou no blogue da turma. Devem escrever um parágrafo que acompanhe cada ficheiro onde expliquem (em termos musicais) os elementos musicais contidos no som, por exemplo, se é melodioso, agudo, tem uma estrutura flexível, uma dinâmica eficaz, textura rica, etc.

Sequência

  1. Planear e preparar uma caminhada sonora, questionando sobre os tipos de sons que esperam ouvir e experimentar dispositivos de gravação audio.
  2. Fazer uma caminhada e gravar os diferentes sons ouvidos.
  3. Descarregar os ficheiros de som e escrever um parágrafo para cada um acerca dos respetivos elementos musicais.
  4. Partilhar o trabalho no Twitter, Facebook ou no blogue da turma.

Sugestões & Dicas

Garanta que todos os alunos têm a oportunidade de gravar pelo menos um som.

No caso de seguir a sequência do projeto “Maestros e companhia”, este será o momento de passar para a atividade “Rabiscando músicas“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Áudio audacioso” (do projeto “Explorando os graffiti”), ou “Sonoplastas em ação” (do projeto “Do texto ao cinema”).

Segurança & Identidade Digital

Com alunos mais novos é preferível configurar uma conta AudioBoom (https://audioboom.com/) e Padlet (https://padlet.com/) /Voicethread (https://voicethread.com/) conjunta em vez de contas pessoais.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.