Cartoonistas em ação

Descrição Breve

Nesta atividade, propomos que os alunos utilizem o software de edição digital de banda desenhada Creaza Cartoonist para que aprendam a usar o diálogo para expressarem de forma adequada as suas ideias. Depois de familiarizados com algumas características elementares das bandas desenhadas, os alunos vão criar as suas próprias histórias integrando sequências dialogadas que mobilizem palavras e expressões apropriadas para traduzir os pensamentos e as emoções das personagens escolhidas.

Justificação

Além de facilitar a partilha dos trabalhos realizados pelos alunos com os pais e demais elementos da comunidade, esta atividade promove também o trabalho em grupo e os alunos aprendem a respeitar as ideias dos outros. Simultaneamente, proporciona a aprendizagem de conteúdos curriculares e favorece a autonomia dos alunos para trabalhar de forma independente com as tecnologias digitais. Além disso, a possibilidade de trabalhar com o Creaza Cartoonist configura-se como um excelente meio para garantir níveis de satisfação bastante elevados, permitindo que todos os alunos alcancem bons resultados, incluindo os que apresentam mais reservas em relação ao desenho.

Aprender o quê?

  • Trabalhar em grupo, respeitando as ideias dos outros.
  • Conhecer as características da banda desenhada.
  • Combinar imagem e texto para representar diálogos.

O Creaza Cartoonist é uma ferramenta de aprendizagem digital que permite aos utilizadores trabalhar determinados conteúdos através da criação de tiras de banda desenhada, vídeos e produções audio. Não é necessário iniciar sessão para usar as funcionalidades do Creaza Cartoonist, no entanto, torna-se necessário para guardar os trabalhos realizados. É gratuito e encontra-se disponível em http://web.creaza.com/en/product/cartoonist.

Descrição da atividade

Peça aos alunos para trazerem os seus livros favoritos de banda desenhada para a escola e, partindo das suas experiências de leitura, discuta e sistematize algumas das características deste meio de expressão (ex. o predomínio da linguagem icónica, o papel do texto, o seu caráter sequencial, a presença de onomatopeias, a forma das vinhetas, as funções do balão, …).

Organize os alunos em pequenos grupos e peça-lhes para criarem uma banda desenhada com recurso ao Creaza Cartoonist. O software que aqui sugerimos está em inglês mas possui um ambiente gráfico bastante motivador e com funcionalidades fáceis de descobrir. Sugerimos que reserve um tempo para que os alunos possam explorar de forma autónoma essas funcionalidades e, se achar adequado, partilhe com eles o manual e guia de exploração do Creaza Cartoonist (em português) ou o tutorial (em inglês) que contemplam um conjunto de orientações bastante práticas e acessíveis.

Para o desenvolvimento da atividade, além de cada grupo poder criar a sua própria banda desenhada, começando por escolher um ambiente e os demais elementos e adereços disponíveis no Creaza Cartoonist, poderá lançar o desafio propondo diversas formas de exploração. Por exemplo, poderá ser interessante propor que os vários grupos trabalhem apenas uma história de forma colaborativa, fazendo rodar a história entre si até à sua conclusão. Quando as histórias estiverem concluídas, os alunos poderão transformá-las facilmente num fantástico livro de banda desenhada, guardando-o em formato PDF, e partilhá-lo com os pais e outros elementos da comunidade escolar no sítio ou no Blog da escola, entre outras possibilidades.

Sequência

  1. Discutir e sistematizar as características da banda desenhada.
  2. Explorar autonomamente, em pequenos grupos, as funcionalidades do Creaza Cartoonist.
  3. Criar uma banda desenhada, em grupos ou ainda de forma colaborativa entre grupos.
  4. Transformar as histórias num livro de banda desenhada.
  5. Partilhar com os pais e outros elementos da comunidade escolar.

Sugestões & Dicas

Para que todos possam participar de forma ativa, sugerimos que organize os alunos em pares. Para os alunos que ainda sentem algumas dificuldades no uso e mobilização de palavras para comunicar as suas ideias de forma correta, sugerimos que beneficiem da utilização de recursos de apoio ao longo da atividade, incluindo um conjunto de ferramentas que lhes permita fazer a verificação ortográfica e gramatical durante o processo de escrita (ex. FLiP On-line, disponível em http://www.flip.pt/).

Pode usar este software também para desenvolver competências de revisão e de edição de texto, pedindo aos alunos que avaliem, editem e publiquem outros trabalhos. Também será interessante pedir aos alunos que retratem histórias pessoais fazendo uso das personagens disponibilizadas no Creaza Cartoonist. Outra possibilidade de grande interesse é levar os alunos a recriarem histórias tradicionais, criando novos enredos com personagens populares (ex: O Capuchinho Vermelho vai ao cinema com os Três Porquinhos). Se trabalhar com alunos mais velhos, sugerimos que proponha a utilização do software ToonDoo (disponível em www.toondoo.com).

Apesar de possuir mais recursos, garantirá a criação de bandas desenhadas bem mais sofisticadas! Para inspirar e motivar os seus alunos, experimente mostrar-lhes o vídeo “Getting Started With ToonDoo” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sS01eQk_WmU).

Segurança & Identidade Digital

Relembre os alunos para não usarem informações pessoais nas suas bandas desenhadas.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.