Cidade dos stomp

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 4 atividades (“Maestros e companhia”), os alunos conhecem estilos de composição e de performance musical facilmente acessíveis. Os Stomp são um grupo de percussão que usa o corpo e objetos simples para criar uma peça de teatro. A sua atração baseia-se num desempenho básico, mas altamente eficaz, que não requer que os alunos sejam capazes de ler ou escrever música de forma a poder apreciar ou compreender o seu estilo.

Justificação

Esta é a terceira atividade do projeto “Maestros e companhia”, um projeto onde os alunos se divertem a explorar o tema da música e o som através da pesquisa de ideias inovadoras para compor e produzir. Partindo do pressuposto de que a música deve provocar uma reação emocional, os alunos pesquisam diferentes géneros musicais antes de compor e produzir a sua própria música.”Rabiscando músicas” é a atividade anterior e “Os ‘stomp’ da nossa zona” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Conhecer estilos de composição e de performance musical acessíveis.
  • Desenvolver a capacidade de concentração.

O Mural.ly é uma ferramenta online gratuita que permite apresentar visualmente a informação, de uma forma fácil e eficaz. Oferece um espaço de trabalho onde os alunos podem criar um mural coletivo e inserir fotos, imagens, post its, vídeos, documentos tradicionais como o Word ou outros recursos como o YouTube, Facebook e Twitter. Além de ser um local de trabalho flexível, permite convidar outros utilizadores para editarem e comentarem o trabalho final. Necessita de registo e encontra-se disponível em https://mural.ly/.

Descrição da atividade

Comece por mostrar um vídeo dos Stomp. Primeiro coloque apenas o áudio para ajudar os alunos a concentrarem-se na música. De seguida, crie um debate com os alunos sobre o efeito que a música teve neles, peça para identificarem os elementos musicais que ouviram e questione-os sobre como poderão aqueles sons ter sido criados.

Coloque de novo a música, mas desta vez com o vídeo. À medida que vão vendo o vídeo, destaque as técnicas inovadoras e eficazes e os “instrumentos” utilizados, por exemplo, o deslizar sobre tampas de caixotes do lixo, usadas com um movimento de dança para marcar as batidas da música.

Apresente o Mural.ly aos alunos e deixe que eles vejam como funciona. Discuta com eles formas de usar esta ferramenta para reunir e mostrar tudo o que aprenderam sobre os Stomp. É uma boa ideia que trabalhem em grupos e partilhem as suas ideias com a turma. Como sugestão, podem incluir vídeos do Stomp do Youtube e definir como título “As 10 coisas que aprendemos sobre os Stomp”, tudo isto através de post-its. Para finalizar, peça que escrevam sobre como é que os Stomp fazem, efetivamente, uso dos elementos musicais nas suas performances.

Sequência

  1. Ouvir o áudio de um vídeo dos Stomp.
  2. Debater as sensações sentidas ao ouvir a música, identificar os elementos musicais e refletir sobre a origem dos sons ouvidos.
  3. Visualizar o vídeo e observar as técnicas e os “instrumentos” utilizados.
  4. Explorar o Mural.ly e utilizá-lo para reunir tudo o que aprenderam sobre os Stomp.

Sugestões & Dicas

Se preferir, pode escolher outro grupo musical. Sugerimos os Stomp pelo facto de existir muita informação sobre o grupo na Internet.

Durante a aula, avalie a compreensão dos alunos no que concerne ao desempenho dos Stomp. Guarde as anotações, pois podem ser úteis para planificar as atividades seguintes.

No caso de seguir a sequência do projeto “Maestros e companhia”, este será o momento de passar para a atividade “Os ‘stomp’ da nossa zona“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Motivados pela música” (do projeto “Imagens que falam”).

Segurança & Identidade Digital

O Mural.ly é uma aplicação com medidas de segurança suficientes para o uso em sala de aula, pois permite manter as publicações privadas e partilhá-las apenas com utilizadores específicos.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.