teste Comidas típicas – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Comidas típicas

Descrição Breve

Algo que caracteriza o lugar em que vivemos são os pratos e receitas locais. Nesta atividade, os alunos desenvolvem receitas tradicionais tendo como ponto de partida a tradição familiar e a cozinha caseira. Posteriormente, as receitas são publicadas no blogue da turma.

Justificação

Esta actividade é altamente motivadora e interessante para os alunos, não apenas porque têm um papel activo, mas também porque permite envolver a família. Permite ainda trabalhar conceitos matemáticos e também o uso da língua.

Aprender o quê?

  • Conhecer os alimentos característicos de diferentes países.
  • Recriar receitas tradicionais.
  • Desenvolver conceitos matemáticos.
  • Desenvolver o uso da língua.

O Google é um motor de pesquisa que nos permite pesquisar informação na Internet. A pesquisa de informação é feita através das palavras-chave que descrevem o assunto sobre o qual queremos saber. A sua utilização é gratuita e não necessita de registo. Encontra-se disponível em: http://www.google.pt.

O Gmail é uma ferramenta online gratuita, um serviço prestado pelo Google, que permite enviar e receber mensagens via e-mail. No caso de utilizar em dispositivos móveis (smartphones ou Tabets) é necessário fazer o download da aplicação através da play store, por exemplo. É necessário inscrever-se na conta Google através do site (https://accounts.google.com).

O WordPress é uma ferramenta online que permite criar um website ou um blog e gerir a publicação de conteúdos nessa plataforma. A utilização do WordPress é gratuita e encontra-se disponível em: http://wordpress.com/, no entanto há funcionalidades que são pagas para gerir um site de melhor qualidade. No caso de utilizar em dispositivos móveis (smartphones ou Tabets) é necessário fazer o download da aplicação.

Descrição da atividade

O primeiro passo para realizar esta actividade é pesquisar sobre alguns pratos locais, regionais ou nacionais. Discuta os ingredientes a utilizar e as suas características: quais tornam o prato doce, salgado, picante, suave, etc. Escolha com a turma um prato ou receita a reinventar, mudando pelo menos um ingrediente. Os alunos deverão adicionar ou mudar um ingrediente, incluindo, por exemplo, um vegetal de outro país. A maioria dos países têm as suas próprias versões de caldos, guisados ou sopas e isso pode ser explorado com os alunos.

Nesta atividade, a turma terá de criar uma receita ilustrada, pesquisando na Internet as imagens dos ingredientes que fazem parte do prato escolhido. Para isso podem usar um motor de busca, como por exemplo o Google, e escolher as imagens a utilizar. Quando tiverem todas as imagens, usam o quadro interativo ou outro equipamento para redigir em conjunto cada passo da receita e adicionar as ilustrações selecionadas anteriormente.

Logo que a receita esteja terminada deve ser enviada para o blogue da turma com uma mensagem dirigida aos pais ou encarregados de educação dos alunos, convidando-os a cozinhar a receita em casa. Incentive os alunos a tirar fotos da família a cozinhar. Peça aos pais para enviarem as fotos para a escola por correio electrónico. Permita que sejam os alunos a fazer o carregamento das suas fotos para o blogue da turma.

Sequência

  1. Pesquisar sobre pratos locais, regionais ou nacionais.
  2. Escolher um prato ou receita a reinventar, mudando pelo menos um ingrediente.
  3. Pesquisar na Internet as imagens dos ingredientes que fazem parte do prato escolhido.
  4. Utilizar o quadro interactivo para redigir em conjunto a receita e adicionar as ilustrações seleccionadas anteriormente.
  5. Publicar a receita no blogue da turma.
  6. Convidar os pais ou encarregados de educação a cozinhar a receita em casa.
  7. Publicar no blogue da turma as fotos da família a cozinhar.

Sugestões & Dicas

É aconselhável informar as famílias sobre esta actividade de antemão. Pode ainda incluir os encarregados de educação na selecção das receitas. Incentive-os a entrar no espírito da actividade sugerindo que se vistam de cozinheiros quando estiverem a confeccionar as receitas.

Dinamize uma parceria com outra escola, noutro país, para trocar receitas. Use o sítio do Etwining (https://www.etwinning.net/pt/pub/index.htm) para encontrar professores interessados.

Acompanhe a “história de vida” de um ingrediente como, por exemplo, o leite ou a farinha desde a sua origem até ao uso na receita. Use o YouTube ou crie uma sequência de imagens da web e gere um código QR para contar a história.

Elabore um quadro com o Pinterest (https://pt.pinterest.com/) e peça à crianças para adicionarem as fotos com os seus pratos favoritos.

Esta actividade pode ser um problema particular para as crianças que não vivem com os pais ou cujos pais não os apoiam ou não têm condições financeiras que lhes permitam colaborar. Para estes alunos será necessário definir papéis/funções especiais com bastante antecedência.

 

Segurança & Identidade Digital

Certifique-se de que tem autorização dos familiares para publicar as imagens das crianças.

Se usar imagens disponíveis online, certifique-se de que estão livres de direitos de autor.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em fevereiro de 2016

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e ao Repositório do Projeto LIDIA.

O texto desta atividade foi escrito de acordo com a antiga ortografia.