Como te sentes?

Descrição Breve

Ajudar os alunos mais jovens a reconhecer os seus próprios sentimentos, e os sentimentos dos outros, é fundamental na ação educativa. Esta atividade permite que as crianças explorem diferentes facetas do sentimento humano, desde o sentir mais básico, “Eu estou feliz”, até ao reconhecimento de sentimentos mais sofisticados como os que são provocados pelas artes, pela música, ou por comportamentos que possam causar impactos emocionais. Esta atividade deverá ser desenvolvida durante um período de tempo pré-determinado. Por exemplo, uma aula por semana ou uma aula por dia durante uma semana.

Justificação

Identificar e lidar com diferentes sentimentos é uma capacidade imprescindível na formação dos alunos mais novos. Falar sobre os seus sentimentos e discutir com o professor e os colegas sobre as emoções que sentimos torna mais fácil o desenvolvimento emocional dos alunos.

Aprender o quê?

  • Reconhecer os próprios sentimentos e os sentimentos dos outros.
  • Explorar diferentes facetas do sentimento humano.
  • Desenvolver o vocabulário relativo às emoções.
  • Desenvolver a inteligência emocional.

O Pinterest é uma rede social que permite partilhar imagens, fotos e vídeos. Assemelha-se a uma parede virtual onde cada utilizador publica imagens de acordo com os seus interesses. O Pinterest está disponível em https://pinterest.com/ e apresenta uma interface simples e de fácil navegação. É grátis e necessita de registo. No caso de utilizar em dispositivos móveis (smartphones ou Tabets) é necessário fazer o download da aplicação através da play store, por exemplo.

O Google é um motor de pesquisa que nos permite pesquisar informação na Internet. A pesquisa de informação é feita através das palavras-chave que descrevem o assunto sobre o qual queremos saber. A sua utilização é gratuita e não necessita de registo. Encontra-se disponível em: http://www.google.pt.

Descrição da atividade

Procure no Google figuras que representem emoções, conhecidas por “emoticons”. Escolha figuras com boa qualidade, pois nem sempre as imagens têm uma boa resolução. Transfira os emoticons escolhidos para o seu computador, aumente o tamanho destes (se necessário) e imprima-os.

Recorte uma quantidade suficiente de figuras para trabalhar em grupos de quatro crianças. Mostre aos alunos a coleção de emoticons. Explique o seu significado e para que são usados no mundo digital. Peça-lhes para descreverem os sentimentos retratados pelos emoticons, como por exemplo, triste, feliz, confuso, etc. Em seguida, peça-lhes para imitarem os sons que coincidem com cada emoticon: triste/chorando, entediado/suspirando. Considere e explore cada resposta fornecida pelos alunos.

Em seguida, e com recurso a máquinas digitais, peça aos alunos para tirarem fotos dos seus colegas expressando uma cara triste, alegre, zangada… Aumente a dificuldade, pedindo-lhes para fazerem uma cara confusa, incomodada ou uma cara de sonhador. Transfira as fotos para o computador e mostre-as à turma usando o quadro interativo ou outro recurso disponível. Peça-lhes para adivinharem as emoções que são apresentadas nas fotos. Mostre-lhes uma série de imagens e trabalhos artísticos que podem despertar emoções diversas, como por exemplo, fotografias de uma festa de aniversário, recortes de jornais, uma obra de arte, ou uma música particularmente emotivas. Peça-lhes para descreverem o que sentem ao ver as imagens ou ao ouvirem a música. Incentive-os a expandir as suas respostas dando explicações a respeito das razões que fazem com que se sintam tristes, felizes, assustados, etc..

Depois de terem recolhido imagens suficientes, imprima e disponibilize as imagens à turma num cartaz convencional ou num mural digital. Adicione os comentários feitos pelos alunos. Dependendo do grau de desenvolvimento e da capacidade das crianças, pode permitir que sejam elas a fazer esse trabalho sem o seu auxílio.

Sequência

  1. Procurar no Google figuras que representem emoções (emoticons).
  2. Explicar o significado dos emoticons no mundo digital.
  3. Descrever os sentimentos retratados pelos emoticons e imitar os respetivos sons.
  4. Tirar fotos aos alunos expressando diferentes emoções.
  5. Identificar as diferentes emoções retratadas nas fotos.
  6. Mostrar imagens e músicas e descrever o que se sente ao vê-las e ouvi-las.
  7. Disponibilizar as imagens e os respetivos comentários num cartaz convencional ou num mural digital.

Sugestões & Dicas

Pode optar por publicar o resultado utilizando a ferramenta Pinterest e, aí, explorar exemplos de cartazes criados por outras pessoas. Pode, também, propor a mesma atividade usando apenas áudio. Desta vez, os alunos emitem sons para retratar as emoções gravando-as com um gravador digital ou com um microfone ligado ao computador.

Permita que os alunos usem emoticons nos seus livros e cadernos para descreverem como se sentem durante a realização das atividades. Registe um emoticon para cada dia e use a figura como base para uma reflexão sobre a semana. Isso também ajuda a desenvolver a noção do tempo.

Segurança & Identidade Digital

O Pinterest é uma aplicação com medidas de segurança suficientes para o uso em sala de aula, pois permite manter as publicações privadas. Recomendamos a criação de um cartaz privado pois, dessa forma, as imagens não vão estar acessíveis sem a devida permissão.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.