Conheça o seu avatar

Descrição Breve

Nesta atividade, os alunos desenvolvem competências de comunicação interpretando personagens, como figuras históricas ou pessoas famosas, num jogo de papéis (role-playing). Também podem fazê-lo através da descrição verbal das características da personagem escolhida para um colega a poder criar, comparando e debatendo sobre os resultados depois.

Justificação

Desenvolver a capacidade de comunicar de forma eficiente para uma diversidade de contextos nunca é demais. Para além de ser uma capacidade fundamental na área das humanidades, o saber comunicar também é muito valorizado no mundo do trabalho, sendo considerada uma das competências-chave do cidadão do século XXI. É por isso necessário ensinar aos alunos que uma comunicação eficiente deve ser adequada em todos os contextos. Esta atividade incentiva os alunos a serem sensíveis aos sentimentos dos outros e, em caso de dúvida, agirem com prudência.

Atividades deste tipo, que exercitam a criatividade, contribuem para o desenvolvimento de uma linguagem criativa, o que é particularmente útil para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Por outro lado, pode ser bastante útil se o professor explorar alguns aspetos sobre o funcionamento da língua que surgem enquanto os alunos estão a construir o avatar. Ao apresentarem o avatar aos colegas, os alunos desenvolvem o vocabulário, a compreensão e praticam as regras de utilização dos tempos verbais.

Aprender o quê?

  • Desenvolver competências de comunicação.
  • Desenvolver a linguagem criativa e o vocabulário.
  • Desenvolver e aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento da língua.

O FaceYourManga é uma ferramenta online que permite criar personagens virtuais (avatares). O processo de criação é simples, basta escolher o género (masculino ou feminino) e escolher as características da personagem. É grátis, não necessita de registo e encontra-se disponível em http://www.faceyourmanga.com/.

O Gmail é uma ferramenta online gratuita, um serviço prestado pelo Google, que permite enviar e receber mensagens via e-mail. No caso de utilizar em dispositivos móveis (smartphones ou Tabets) é necessário fazer o download da aplicação através da play store, por exemplo. É necessário inscrever-se na conta Google através do site (https://accounts.google.com).

O Fotobabble é uma ferramenta online que permite adicionar áudio às imagens ou fotografias. Após o upload do ficheiro, o utilizador grava a mensagem com recurso a um microfone. O trabalho final pode ser partilhado nas redes sociais ou em qualquer site ou blogue. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível em http://www.fotobabble.com/.

Descrição da atividade

Permita que os alunos experimentem a aplicação FaceYourManga e discuta com eles os pontos fortes da ferramenta, por exemplo a variedade de opções, e os seus pontos fracos, como o facto de não permitir que uma gravação de voz seja adicionada à personagem criada. Organize os alunos em pares, forneça a cada par um dispositivo com acesso à Internet e explique que irão criar um avatar para o parceiro. Oriente-os sobre a necessidade de fazer um registo no FaceYourManga e, posteriormente, aceder à conta com o login criado. Alternativamente, pode criar de antemão uma conta única e fornecer os dados de acesso aos alunos.

Sentados de frente um para o outro, o par tenta descrever o avatar ao seu parceiro. A personagem criada deve possuir características reconhecíveis e os alunos devem ser orientados para respeitarem os sentimentos dos colegas. Quando tiverem concluído o avatar, cada um mostra a sua criação ao outro, discutindo as características. Permita-lhes que cada um possa modificar ou melhorar a personagem criada de acordo com os comentários dos parceiros. Para concluir, os alunos devem enviar o
avatar por e-mail ao seu par.

Depois disso, os alunos deverão preparar uma apresentação do avatar. A gravação da apresentação pode ser feita na primeira ou na terceira pessoa. Também pode ser elaborada numa língua estrangeira. Para gravar a apresentação utilize a ferramenta Fotobabble (se preferir, crie uma conta antecipadamente para que todos os alunos a possam usar), fazendo o upload do avatar que criaram no FaceYourManga. Oriente-os para que gravem a fala de apresentação da personagem, clicando no botão “gravar”. A apresentação pode ser gravada quantas vezes eles desejaram, mas achamos que é mais produtivo definir um tempo limite. Isso permitirá que mesmo os alunos mais insatisfeitos com o resultado possam concluir a tarefa.

Por último proponha aos alunos que partilhem a fotobabble criada clicando no botão do lado direito da tela que diz “Compartilhar esta Fotobabble”. O link pode ser partilhado por e-mail, nas redes sociais e/ou em qualquer site ou blogue.

Sequência

  1. Conhecer e explorar a ferramenta FaceYourManga.
  2. Em pares, criar um avatar de acordo com a descrição do parceiro e enviá-lo por e-mail.
  3. Preparar e gravar a apresentação do avatar com o Fotobabble.
  4. Partilhar a fotobabble por e-mail ou em qualquer rede social, site ou blogue.

Sugestões & Dicas

Pode aproveitar e realizar esta atividade no âmbito de outras disciplinas. Por exemplo, na disciplina de História pode sugerir a criação de avatares/blabbers para personagens históricos e na disciplina das Ciências pode sugerir a elaboração de uma fotobabble para elementos e compostos químicos ou a criação de fotobabbles para ilustrar o tema sobre rochas e minerais.

Se tiver disponível um tablet, pode fazer screenshot do avatar de forma a poder exportá-lo para utilização posterior. Proporcione aos alunos um pouco mais de diversão, sugerindo que usem o avatar criado para elaborar um Blabber através da ferramenta Blabberize (www.blabberize.com).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar uma conta única no Fotobabble para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

Confira ainda se tem autorização dos pais para poder gravar os ficheiros de áudio.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.