Criação de um Storyboard

Descrição Breve

Esta atividade faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Do texto ao cinema”). O storyboard é utilizado muitas vezes na planificação gráfica de um filme ou animação, uma vez que ajuda a visualizar o que se pretende através da sequência de ilustrações ou imagens. Neste processo de visualização e planificação, os alunos desenvolvem competências relacionadas com seleção e sequenciação, enquanto preparam o filme que querem fazer.

Justificação

Esta é a quarta atividade do projeto “Do texto ao cinema”, um projeto baseado num conto tradicional ou obra literária que tem como objetivo ajudar os alunos a desenvolver competências relacionadas com línguas, literatura e artes. Neste projeto, que envolve uma sequência de 6 atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a escolher, ler e interpretar um conto tradicional, com o objetivo de o adaptar e recriar como um filme de animação. “Existe um cartoonista em ti?” é a atividade anterior e “3, 2, 1…Ação!” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Planificar graficamente um filme ou uma animação.
  • Desenvolver competências relacionadas com seleção e sequenciação.

O Celtx é uma ferramenta online de pré-produção que permite criar guiões de filmes, planificar filmagens e criar storyboards. Disponibiliza seis modelos de texto (guião de cinema e teatro, guião audiovisual, guião áudio, banda desenhada e texto simples), com a possibilidade de criar modelos personalizados. Encontra-se disponível em https://www.celtx.com/index.html, é grátis e necessita de registo.

Descrição da atividade

Solicite aos alunos que definam visualmente as principais cenas do filme de animação, de acordo com o texto que leram. O primeiro passo é discutir com os alunos a técnica de animação que vão utilizar para a realização do filme.

Organize os alunos em grupos e distribua as sequências da história que leram previamente (certifique-se que a atribuição da tarefa abrange toda a história, de modo que tenha o storyboard completo no final). Solicite que trabalhem em cada cena identificando ao pormenor as personagens, as ações, os movimentos e expressões, o texto, a banda sonora, etc. Devem definir também os ângulos da câmara e a duração de cada cena.

O Celtx permite a importação de imagens previamente guardadas no computador e será muito mais divertido para os alunos trabalharem com os seus próprios materiais ou ilustrações. Certifique-se de que têm os materiais disponíveis e guardados no computador. Use o seu computador e um projetor para mostrar aos alunos como usar a aplicação e explore com eles o exemplo de um storyboard. A aplicação é simples, mas pode, desde logo, indicar-lhes quais as funcionalidades mais úteis para esta tarefa.

No final, peça a cada grupo que guarde o seu storyboard e o apresente à turma. Os comentários e as sugestões irão ajudar os alunos a melhorar os trabalhos e a aplicar o que aprenderam sobre ritmo e sequência de um filme.

Sequência

  1. Discutir a técnica de animação a utilizar na realização do filme.
  2. Distribuir as sequências da história e, em grupos, trabalhar pormenorizadamente cada cena.
  3. Explorar as funcionalidades do Celtx e apresentar um exemplo de um storyboard.
  4. Criar, guardar e apresentar o storyboard.

Sugestões & Dicas

Uma vez que é possível escolher diferentes técnicas de animação, por exemplo, desenho, pintura, etc., certifique-se de que cada técnica está relacionada com o género de filme, com o tempo de realização da atividade e com os diferentes níveis de competências dos alunos no uso dos recursos.

Se optar por desenvolver todo um projeto de realização de um filme, organize os grupos de trabalho nesta fase.

No caso de seguir a sequência do projeto “Do texto ao cinema”, este será o momento de passar para a atividade “3, 2, 1…Ação!“.

Segurança & Identidade Digital

O Celtx é um software online que necessita da criação de uma conta. Tenha em atenção a política da sua escola em relação a esta questão.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.