Criador de tipos de letra

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais três atividades (“A arte da tipografia”), os alunos irão aprender como é que os tipos de letras são projetados através da criação da suas próprias letras! O www.fontstruct.com é uma ferramenta excelente para a criação de coleções completas de letras maiúsculas e minúsculas.

Justificação

Esta é a quarta e última atividade do projeto “A arte da tipografia”, um projeto que se centra na linguagem tipográfica e que tem como objetivo que os alunos experimentem esta linguagem, através do uso das palavras e das letras de forma a criar imagens poderosas e influentes na transmissão de mensagens. Neste projeto que envolve uma sequência de quatro atividades (também aqui disponíveis), os alunos partirão à descoberta da maior invenção da humanidade: a linguagem tipográfica. “O poder da palavra” é a atividade anterior deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

• Explorar as características tipográficas das letras.
  • Esboçar composições de tipos de letra.
  • Desenhar um tipo de letra completo.

O Fontstruct (http://fontstruct.com/) é uma ferramenta online que permite desenvolver um tipo de letra personalizado através de um interface intuitivo que permite pré-visualizar os tipos de letra e o evoluir do trabalho realizado. É grátis mas é necessário criar uma conta para beneficiar das funcionalidades disponíveis no site.

Descrição da atividade

Diga aos alunos que vão desenhar um tipo de letra que irão usar no próximo projeto, portefólio, tarefa ou ensaio. O tipo de letra deve refletir o tema do trabalho, logo os alunos precisam de debater ideias sobre as características que as letras devem ter. Assim que terminarem o debate, peça que experimentem esboçar composições nos seus blocos de desenho.

Quando sentir que estão contentes com o trabalho realizado, peça que se registem e abram uma conta em www.fontstruct.com. Vão precisar de algum tempo para experimentar o software e ver os tutoriais (devem clicar no botão amarelo “Learn More” e depois em “Screencast”). A tarefa consiste em desenhar um tipo de letra completo (letras maiúsculas e minúsculas) e, se considerar necessário, desenhar números também.

Sequência

1. Debater ideias sobre as características que as letras devem ter para refletirem um tema de trabalho.
  2. Esboçar composições nos blocos de desenho.
  3. Abrir conta no Fontstruct e experimentar as suas funcionalidades.
  4. Desenhar um tipo de letra completo e, se necessário, desenhar números também.

Sugestões & Dicas

Todas as letras devem ter as mesmas características para terem coerência entre si. É também importante que as letras desenhadas sejam fáceis de ler.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar uma conta única para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.