Criando puzzles digitais

Descrição Breve

Nesta atividade propomos duas possibilidades para utilizar a aplicação Jigsaw Planet como um recurso lúdico e criativo para trabalhar, de forma integrada, conteúdos curriculares específicos e propiciar novas formas de aprender através da criação e/ou exploração de puzzles digitais. Para a sua realização, serão necessárias imagens digitais (fotografias ou desenhos) que podem ser produzidas por si, pelos seus alunos ou obtidas na Internet.

Justificação

As crianças apreciam muito a realização de puzzles mas esta atividade poderá promover o dobro de diversão e significado se lhes for dada a oportunidade de criarem os seus próprios desafios, utilizando imagens produzidas por elas mesmas. O facto de ser possível construir puzzles com diferentes níveis de complexidade também é muito interessante e pertinente do ponto de vista da aprendizagem, pois possibilita o envolvimento de crianças em estádios de desenvolvimento distintos. Além disso, esta atividade também promove o desenvolvimento da organização espacial, o desenvolvimento da motricidade fina (requerida, por exemplo, para controlar o rato ou o touchpad) e o desenvolvimento de competências em TIC.

Aprender o quê?

  • Criar/explorar puzzles digitais.
  • Desenvolver a organização espacial.
  • Desenvolver a motricidade fina.
  • Desenvolver competências em TIC.

O Jigsaw Planet é um recurso lúdico que permite o desenvolvimento de atividades variadas através da criação ou exploração de puzzles digitais, a partir de imagens escolhidas por si ou pelos seus alunos ou através de imagens obtidas na Internet. Está disponível em http://www.jigsawplanet.com/ não sendo necessário que faça download de qualquer aplicação. Pode criar um puzzle sem ter uma conta associada, porém, torna-se mais fácil gerir os puzzles se criar uma.

 

Descrição da atividade

Uma opção para trabalhar com crianças do pré-escolar, ou com pouca experiência na utilização de recursos digitais, passa pela escolha de uma ou mais imagens relacionadas com assuntos e temas que pretende abordar em sala de aula, ou pela digitalização de desenhos criados pelas próprias crianças.

Pode criar puzzles no Jigsaw Planet com graus de dificuldade distintos, porém compatíveis com o nível de desenvolvimento dos seus alunos. Depois de produzidos, crie oportunidades para que as crianças os possam resolver individualmente ou em pares. Optando pela execução em pares, enquanto uma das crianças procede à montagem do puzzle, a outra pode registar o tempo gasto nesta tarefa. Nesta situação, deverá prestar atenção à alternância de papéis entre os pares. Se as crianças ainda não souberem ler, será necessários apoiá-las inicialmente na utilização destes recursos. Mostre-lhes as funcionalidades dos ícones “Imagem”, “Fantasma” e “Ferramentas”, que podem ser úteis na montagem do puzzle, especialmente em momentos de dificuldade.

Com crianças mais experientes, será interessante desenvolver uma estratégia em que elas próprias criem e selecionem as imagens a utilizar na criação dos puzzles. Para isso, podem fazer um desenho no MS Paint (ou noutro programa similar) alusivo a um tema que pretende aprofundar e guardar a imagem criada numa pasta dos seus computadores. Como alternativa à elaboração de um desenho digital, as crianças também podem usar um desenho elaborado em suporte de papel, devidamente digitalizado. Quanto mais simples for o desenho, mais fácil será posteriormente resolver o puzzle.

Terminado o desenho, é altura de passar à criação do puzzle utilizando a aplicação Jigsaw Planet que está disponível online em http://www.jigsawplanet.com/. Fornecendo o apoio que considerar adequado para a criança desenvolver progressivamente a autonomia na utilização desta aplicação, as crianças deverão clicar no menu <Create>, fazer o upload da imagem que pretendem utilizar e escolher a quantidade e os formato das respetivas peças de encaixe. O puzzle ficará pronto para montagem assim que clicarem no botão <create>!

Sequência

  1. Escolher ou criar uma imagem.
  2. Criar um puzzle com a aplicação Jigsaw Planet.
  3. Resolver o puzzle individualmente ou a pares.

Sugestões & Dicas

Para criar um puzzle não é necessário possuir uma conta (Sign Up). Porém, ter uma conta torna mais fácil a tarefa de gerir os puzzles. Além disso, se tiver uma conta no Jigsaw Planet, é possível modificar as caraterísticas dos puzzles arquivados. Para realizar esta ação, basta aceder ao menu <My Puzzles> e clicar na imagem do puzzle que deseja modificar. De seguida, passar o cursor sobre a funcionalidade <Edit>, clicar na opção <Properties>, fazer as alterações que desejar e finalizar este processo clicando no botão <OK>.

Recorrendo à funcionalidade <Share>, é possível partilhar instantaneamente os puzzles criados em redes sociais (Facebook, Twitter, Google +), via e-mail ou através de um sítio pessoal.

Além do grau de elaboração da imagem eleita para a criação do puzzle, a quantidade e o formato das respetivas peças de encaixe são decisões determinantes para criar desafios com níveis de dificuldade distintos.É possível selecionar até 300 peças com um formato de encaixe variável em termos de recorte. Quanto maior número de peças escolhidas, maior será o desafio! Do mesmo medo, obterá um puzzle mais complexo e mais desafiador do ponto de vista da aprendizagem se selecionar peças de encaixe com um formato pouco linear. Tenha em conta o nível de desenvolvimento das crianças e explore estas caraterísticas de forma a criar desafios adequados às suas atividades.

Pode acrescentar palavras ou frases às imagens para trabalhar vocabulário, ortografia, conceitos ou factos. Veja um exemplo em http://www.jigsawplanet.com/?rc=play&pid=23609abec402. Também pode criar um puzzle com várias palavras. Veja um exemplo em http://www.jigsawplanet.com/?rc=play&pid=331422a7f691.

Segurança & Identidade Digital

Se as crianças utilizarem fotos de si mesmas ou de outras pessoas para criarem os puzzles, lembre-se de solicitar a autorização dos pais ou das pessoas em causa, pois os puzzles ficam acessíveis a todos na Internet. Se forem utilizadas outras imagens digitais, não se esqueça de respeitar os direitos de autor. Utilize bancos de imagens com licença livre de direitos.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.