teste Dentro de uma pintura – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Dentro de uma pintura

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Às voltas com museus”), os alunos são incentivados a encenar a situação retratada, assumindo o papel dos seres humanos retratados. A fim de entender o que o artista está a tentar transmitir, é fundamental para eles serem capazes de interpretar o que as pessoas estão a fazer, o que podem estar a pensar e o contexto da cena descrita. Esta é, também, uma oportunidade de discutir a interpretação da arte e de como é possível existirem diferentes interpretações da mesma obra. Os alunos irão precisar de investigar o contexto no qual o retrato foi pintado, por exemplo, a época, o estatuto do sujeito, as influências políticas ou sociais. O objetivo desta atividade é aprender a analisar retratos ou pinturas que representam pessoas.

Justificação

Esta é a terceira atividade do projeto “Às voltas com museus”, um projeto de artes visuais onde os alunos são convidados a ir numa ou mais visitas virtuais a alguns dos museus mais famosos do mundo. Eles terão a oportunidade de explorar, apreciar, repensar e recriar obras de arte famosas de acordo com as suas próprias interpretações, aptidões e competências.

O principal objetivo de todo o projeto é que os alunos aprendam mais sobre a pertinência da contextualização da arte 3D e desenvolvam o senso do eu através de criações artísticas em 3D. Enquanto exploram os principais museus do mundo, os alunos são convidados a recriar a arte dos mestres e a identificar a relação entre as artes visuais, o papel dos museus e a história da arte. Os alunos irão também abordar o que a arte (e as suas descobertas) nos dizem sobre a história da humanidade. “Intérprete de arte” é a atividade anterior e “Rua das estátuas” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a capacidade para analisar e interpretar retratos ou pinturas.
  • Compreender que existem diferentes interpretações da mesma obra.
  • Conhecer o contexto histórico e social no qual foram criadas as obras.

O YouTube é uma ferramenta online que permite publicar, visualizar e partilhar vídeos na Internet. É possível criar e subscrever canais de utilizadores ou entidades, criar listas de reprodução, editar vídeos e transmitir ao vivo para os seguidores. Através da inserção de comentários e da função ‘gosto’ e ‘não gosto’ é possível discutir o conteúdo dos vídeos. É oferecido ainda um motor de pesquisa que permite pesquisar vídeos e canais. Está disponível em https://www.youtube.com/, é grátis e necessita de registo ou de uma conta Google.

Descrição da atividade

Esta atividade tem duas possibilidades: se os alunos realizaram a atividade anterior, podem escolher uma imagem da sua galeria. Caso contrário, devem visitar um museu online ou ir à lista dos sites de museus sugerida na primeira atividade (“O meu museu”) deste projeto, escolher um e selecionar o seu retrato favorito de uma das coleções. Pode sugerir aos alunos a escolha de um retrato ou imagem que contenha pelo menos dois temas, pois isso poderá dar uma maior margem de interpretação.

Escolhida a imagem, peça-lhes que imaginem o que os sujeitos estão a fazer ou o que estão a pensar, e por que razão terão eles sido retratados daquela maneira. Questione-os sobre o que poderá ter acontecido antes e/ou após a cena. Organizados em pequenos grupos, os alunos discutem estas e outras questões, anotando as ideias e as interpretações que vão surgindo. No final, cada grupo deverá ter uma “história por detrás da imagem”.

Por último, peça aos alunos para fazerem um pequeno vídeo (3 minutos no máximo), contando a história por detrás da imagem. Podem centrar-se no protagonista ou nas figuras secundárias e apresentar uma interpretação literal ou figurativa, mas têm que dar a sua visão do possível contexto da cena representada na obra de arte. São livres de usar desenhos, fotografias, técnicas de vídeo stop motion, ou qualquer outra técnica que considerem adequada. Finalmente, partilhe o vídeo no Youtube e certifique-se de que a privacidade está configurada como “privada”.

Sequência

  1. Escolher uma pintura ou um retrato.
  2. Em pequenos grupos, analisar e interpretar a obra e o seu contexto.
  3. Construir uma “história por detrás da imagem”.
  4. Fazer um pequeno vídeo, contando a história construída.
  5. Partilhar o vídeo no Youtube.

Sugestões & Dicas

A atividade pode ser realizada individualmente ou em pares. É recomendável que o vídeo não tenha mais de três minutos de duração.

No caso de seguir a sequência do projeto “Às voltas com museus”, este será o momento de passar para a atividade “Rua das estátuas“.

Segurança & Identidade Digital

Tenha em conta quaisquer regras escolares relevantes sobre o uso de câmaras e certifique-se que no Youtube a privacidade está configurada como “privada”.

Certifique-se de que as imagens usadas estão sob a licença apropriada da Creative Commons (http://creativecommons.pt/).


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.