teste Descobrindo fracções equivalentes – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Descobrindo fracções equivalentes

Descrição Breve

Nesta atividade propomos que os alunos explorem, de forma interativa, o conceito de frações equivalentes utilizando os recursos presentes no Visnos. O Visnos é um software interativo específico para o ensino da matemática, em particular para o estudo das frações, pois inclui recursos para trabalhar os conceitos de equivalência, mínimo múltiplo comum e simplificação de frações, possibilitando também a representação decimal e percentual.

Justificação

A formação do conceito de fração e do conceito de equivalência entre duas ou mais frações é um processo complexo e constitui um desafio tanto para os alunos como para os professores. Usar o software Visnos como um recurso visual para iniciar o estudo de frações equivalentes, ajuda a captar a atenção e o interesse dos alunos nesta matéria, inclusivamente dos alunos menos confiantes. Utilizando-o adequadamente, proporcionando apoio e feedback durante a realização da tarefa, estaremos certamente a abrir caminho para se chegar à compreensão dos conceitos envolvidos.

Aprender o quê?

  • Compreender o conceito de frações equivalentes.
  • Compreender a organização das frações em seis grandes “famílias”.
  • Aprender a realizar frações.

O Visnos é um software que apresenta visualmente um conceito matemático através de gráficos que explicam diversos conceitos, tornando possível ao utilizador criar uma imagem mental que ajuda à compreensão de determinado conceito matemático. É gratuito e encontra-se disponível em http://www.visnos.com/.

Descrição da atividade

Para que os alunos explorem de forma interativa o conceito de frações equivalentes, como propomos nesta atividade, comece por esclarecer o objetivo da atividade, motivando os alunos para a descoberta de frações que possuam o mesmo valor. Sugerimos que faça uma pequena demostração em sala de aula para familiarizar os alunos com o ambiente e os recursos que integram o Visnos. Projetando o ambiente gráfico deste software para toda a turma, explique aos alunos as suas principais funcionalidades.

Entre outros aspetos que achar pertinentes, esclareça que as frações surgem organizadas em seis grandes “famílias”: i) a família <2s> apresenta um conjunto de frações organizado em metades, quartos, oitavos,…; ii) a família <3s> apresenta um conjunto de frações organizado em terços, sextos, nonos, …; iii) a família <5s> apresenta um conjunto de frações organizado em quintos, décimos, quinze avos,…; iv) a família <primes> apresenta um conjunto de frações cujos denominadores são números primos (um meio, um terço, um quinto…); v) a família <mixed> apresenta um conjunto de frações de “famílias mistas”, integrando frações das “famílias” 2s, 3s e 5s; vi) a família <large> apresenta um conjunto de frações organizado segundo uma ordem crescente de denominador (um meio, um terço, um quarto, um quinto,…).

Durante este período de ambientação, procure que os alunos manifestem as suas ideias sobre os conceitos que desejam aprofundar, inquirindo-os sobre o sentido que eles atribuem às frações em exibição. Para terminar a demonstração, proponha que os alunos se organizem em pares e distribua por cada par algumas questões sobre equivalência de frações. De seguida, deixe que os alunos explorem livremente o software para responder aos desafios colocados. Estabeleça um tempo para os alunos responderem às questões e solicite que anotem todas as soluções encontradas. Quando o tempo acabar, abra um espaço para discutir as respostas dos alunos e sistematizar as ideias e os conceitos relevantes. Poderá lançar um novo desafio, colocando questões mais complexas sobre o assunto em estudo.

Para que a atividade surta efeitos positivos, é indispensável que a discussão a realizar no final de cada tarefa leve os alunos a consolidar o que aprenderam (ex. frações equivalentes representam o mesmo número racional; um meio é igual a dois quartos,…).

Sequência

  1. Esclarecer o objetivo da atividade.
  2. Explorar o Visnos e explicar as suas principais funções.
  3. Explicar o conceito de famílias de frações.
  4. Partilhar  ideias sobre os conceitos que aos alunos desejam aprofundar.
  5. Distribuição de questões, aos alunos organizados em pares, sobre a equivalência de frações.
  6. Discutir as respostas encontradas e sistematizar os conceitos mais relevantes.

Sugestões & Dicas

Nesta atividade, optámos por abordar o conceito de frações aliado ao conceito de “famílias”. Deverá decidir se esta é uma abordagem apropriada para desenvolver com os seus alunos, considerando o nível de desenvolvimento em que se encontram.

O Visnos integra uma diversidade de recursos especificamente desenvolvidos para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Além da proposta aqui apresentada, sugerimos que explore o sítio oficial e veja como tirar partido dos recursos visuais disponibilizados para iniciar ou aprofundar outros conceitos e princípios matemáticos. Agradecemos ao professor Michael McDaid por nos ter autorizado a divulgar as atividades que realizámos para testar o Visnos.

Segurança & Identidade Digital

Este software é seguro, pois não existem links para outros sítios nem é necessário interagir com utilizadores desconhecidos.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.