Ditado de imagens

Descrição Breve

O ditado de imagens é uma estratégia ótima para que as crianças aprendam a seguir instruções, desenvolvam o nível de concentração e, como propomos nesta atividade, desenvolvam a linguagem própria da matemática (ex. nomes de figuras geométricas, nomes de posições relativas de objetos, nomes de expressões de grandeza,…). Há diversas maneiras de concretizar esta atividade, dependendo da idade do grupo, dos objetivos de aprendizagem e dos conhecimentos que as crianças já possuem. Nesta proposta, sugerimos duas possibilidades de execução do ditado de imagens com recurso ao Tux Paint, embora se possa utilizar outro programa similar para apoiar a criação de desenhos.

Justificação

Esta atividade, além de potenciar o desenvolvimento da linguagem própria da matemática, também favorece o desenvolvimento de competências básicas em TIC de forma articulada com o desenvolvimento da motricidade fina (ex. controlo e manipulação do rato). É uma atividade muito flexível que pode ser facilmente adaptada em função da idade das crianças, do seu conhecimento prévio, e das aprendizagens que se pretendem desenvolver. Além da matemática, poderá incidir em conteúdos de outras áreas curriculares (ex. línguas, expressões, conhecimento do mundo, formação pessoal e social), utilizando imagens adequadas à introdução e/ou exploração dos domínios de conhecimento visados.

Aprender o quê?

  • Seguir instruções.
  • Desenvolver a concentração e a memória.
  • Desenvolver linguagem espacial e matemática.
  • Desenvolver competências básicas em TIC.
  • Desenvolver a motricidade fina.

O Tux Paint é uma aplicação de desenho para crianças alfabetizadas ou não alfabetizadas que oferece uma variedade de ferramentas e utilidades num interface muito acessível e simples. É grátis e está disponível para download em inglês em http://www.tuxpaint.org/. É também possível encontrar esta aplicação para download gratuito noutras línguas, inclusivamente português, para alguns sistemas operativos. É ainda possível utilizar outras aplicações similares.

Descrição da atividade

Partindo de uma imagem previamente selecionada, ditar cada elemento que a compõe, fornecendo informações, como a sua localização no espaço e a sua ordem de grandeza, para que as crianças possam desenvolver naturalmente determinados conteúdos matemáticos (ex. sentido do número, conceitos geométricos e de medida). Por exemplo, peça às crianças para desenharem uma árvore grande à direita, um triângulo amarelo do lado direito, um cesto com três maçãs no centro, etc.

Seguindo as instruções, as crianças desenham os elementos ditados utilizando as ferramentas e funcionalidades do Tux Paint. Pretendendo desenvolver o grau de concentração e memorização das crianças, sugerimos que o ditado inclua instruções mais complexas (ex: quatro flores dispostas da maior para a menor e da esquerda para a direita). Outra possibilidade para a realização do ditado de imagens passaria por desenvolver uma dinâmica de trabalho que incentivasse a comunicação e a troca de experiências entre pares. Organize as crianças em pares e coloque-as umas de costas para as outras.

Distribua uma imagem impressa a uma das crianças, que assumirá o papel de fornecer as instruções, descrevendo e ditando os elementos que a compõem. A outra criança deverá realizar o desenho no Tux Paint, seguindo as instruções fornecidas pelo seu parceiro. Permita que as crianças invertam os papéis e, quando tiverem terminado, estimule-as a comparar os ditados com as imagens originais e a observar e comentar diferenças e semelhanças fazendo uso da linguagem específica que pretende desenvolver. Para facilitar o intercâmbio de ideias, sugerimos que imprima os ditados de imagens realizados pelas crianças.

Sequência

  1. Selecionar uma imagem.
  2. Ditar os elementos que compõem a imagem, fornecendo informações precisas.
  3. Desenhar os elementos ditados utilizando as funcionalidades da aplicação.
  4. Fazer o ditado entre pares de crianças.
  5. Comparar os ditados com as imagens originais.

Sugestões & Dicas

Por razões que se prendem com a disponibilidade de equipamentos nas salas do pré-escolar, esta atividade tem sido realizada, em geral, com um aluno de cada vez. Se tiver um quadro interativo, ou apenas um computador ligado a um projetor, pode ser interessante propor o desenvolvimento do trabalho a toda a turma, solicitando que cada criança adicione um dos elementos que compõem a imagem selecionada para a realização do ditado.

Esta atividade pode ser adaptada para desenvolver vocabulário de uma lingua estrangeira, fazendo o ditado com instruções simple e objetivas na língua alvo (ex. two green apples, four red balls,…). Também pode optar por adaptá-la especificamente para desenvolver a capacidade de organização espacial, fazendo um ditado com instruções que permitam construir a planta da sala de trabalho das crianças, incluindo a criação de símbolos para representar elementos como portas, janelas, cantos específicos, etc.

Segurança & Identidade Digital

Embora esta atividade não exponha as crianças a potenciais perigos na utilização de serviços e ferramentas online, lembre-se de considerar a adequação e a funcionalidade dos recursos que utilizar, bem como os imperativos de segurança inerentes ao uso normal do computador em sala de aula.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade revista e adaptada por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em janeiro de 2016

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e ao Repositório do Projeto LIDIA.