Dominar os ensaios

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais quatro atividades (“Preparar o espetáculo!”), os alunos, a quem é muitas vezes pedido que pratiquem os seus papéis no seu tempo livre, aprenderão a utilizar as plataformas digitais e a Web 2.0 para melhorar e enriquecer todo o processo de ensaios do início ao fim.

Justificação

Esta é a segunda atividade de projeto “Preparar o espetáculo!”, um projeto baseado em atividades que oferecem soluções inovadoras e acessíveis para os problemas que habitualmente surgem num projeto de teatro, em que as aplicações multimédia e Web 2.0 podem ajudar os professores a melhorar o seu fluxo de trabalho profissional. Neste projeto que envolve uma sequência de cinco atividades (também aqui disponíveis), os alunos poderão explorar as vantagens das plataformas de aprendizagem eletrónica na preparação de espetéculos. “Gestão de contratempos” é a atividade anterior e “Espalhando a palavra” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Ensaiar de forma autónoma.
  • Entrar em contacto com profissionais.
  • Criar tutoriais de atuação.

O Skype (http://www.skype.com/pt/) é uma ferramenta online gratuita que necessita de download. Permite comunicar através de chamadas de voz ou vídeo com uma ou mais pessoas sendo também possível comunicar por escrito ou enviar mensagens, de voz ou escritas, a que a outra pessoa tem acesso quando fica online.

O FlashMeeting (http://flashmeeting.e2bn.net/) é uma aplicação gratuita de encontros online cujas interações podem ser feitas por voz e por texto (pelo chat), permitindo que um grupo de pessoas de diferentes localizações geográficas se junte virtualmente e estabeleça uma conversação. Normalmente, um encontro no FlashMeeting é pré-agendado por um utilizador registado que gera um URL com uma password, de modo a que as pessoas que desejem participar na conversa, possam clicar no link, digitar a password e encontrar-se à hora marcada. É necessário criar uma conta.

Descrição da atividade

Use a web para permitir que os alunos pratiquem em casa de forma mais eficaz. Grave os seus tutoriais ou utilize os que já se encontram no YouTube. Nós gostamos do https://www.youtube.com/watch?v=dUfS256-jdk (em inglês) porque é cativante e ajuda a quebrar o gelo. Os alunos também podem filmar os seus próprios tutoriais e pedir aos outros que os avaliem.

Use as plataformas digitais para entrar em contacto com profissionais. Peça a diretores, atores, coreógrafos ou técnicos que participem nos seus ensaios, via Skype ou FlashMeeting. Muitos teatros estão interessados em entrar em contacto com os mais jovens uma vez que estes são o seu futuro público. A maioria deles provavelmente não terá tempo para passar um dia inteiro na sua escola, mas poderão ficar contentes por participarem numa sessão de Skype de uma hora. Documente o processo num blogue do género “Clube Glee”. Peça a um grupo de alunos que escreva semanalmente sobre o que fizeram para o projeto e coloquem fotos suas em ação. Isso pode ajudá-lo a recrutar novos membros e a mostrar ao resto da escola o que têm feito.

Um passo mais à frente seria filmar ensaios e usar os vídeos para mostrar aos seus alunos o que correu bem e o que correu mal. Pode usá-los para transformar o seu blogue num vlog. Pode também usar esses vídeos para promover o espetáculo ou até incluí-los no próprio espetáculo. Como sugerido anteriormente, pedir aos alunos para criarem os seus próprios tutoriais de atuação é uma excelente forma de os envolver e de os ajudar a aprender fazendo!

Sequência

  1. Criar tutoriais ou utilizar os que já estão no Youtube.
  2. Utilizar as plataformas digitais para entrar em contacto com profissionais e pedir-lhes que participem nos ensaios.
  3. Filmar os ensaios realizados.
  4. Usar os vídeos para analisar o que correu bem e o que correu mal.
  5. Inserir os vídeos no blogue e transformá-lo num vlog.
  6. Utilizar os vídeos para promover o espetáculo ou incluí-los neste.

Sugestões & Dicas

Mais uma vez, é uma boa ideia ter um grupo de alunos responsáveis por organizar reuniões no Skype, filmar os ensaios, etc. Ao longo do projeto os alunos vão se tornar cada vez mais confiantes e quando chegar a altura de filmar a atuação (Estação 5), terá desenvolvido e treinado uma equipa experiente.

No caso de seguir a sequência do projeto “Preparar os espetáculo!”, este será o momento de passar para a atividade “Espalhando a palavra“.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar um blogue de turma para gerir os conteúdos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que são disponibilizadas online.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.