teste E-enciclopédia – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

E-enciclopédia

Descrição Breve

Nesta nossa proposta, os alunos são levados a investigar os besouros. É uma atividade adequada a qualquer temática: animais, história ou geografia, por exemplo, ou qualquer outra área especifica. As crianças também se familiarizam com as wikis, uma tecnologia adequada para o desenvolvimento de trabalho colaborativo.

Justificação

Os wikis são uma ótima maneira de trabalhar colaborativamente e podem ser usados para organização e partilha de trabalhos em desenvolvimento. Nesta atividade, as crianças são confrontadas com tarefas multifacetadas. Não só têm que recolher informações relevantes, mas também trabalhar o conteúdo para apresentá-lo de forma eficaz na Internet.

Reflita com os alunos sobre a importância da partilha de informações, como parte importante da comunicação, da troca de ideias e da construção de conhecimentos. Discuta com os alunos as questões relacionadas com “propriedade intelectual”, “edição” e “permissões” na construção de um wiki.

Aprender o quê?

  • Conhecer as funcionalidades das wikis.
  • Refletir sobre a importância da partilha de informação na Internet respeitando os direitos de propriedade intelectual e de segurança.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

O Wikispaces é uma ferramenta de escrita colaborativa online que permite criar e editar páginas sobre um tema específico, ou seja, criar Wikis. A Wikispaces Classroom, a versão educativa, permite ao professor e aos alunos comunicarem e trabalharem de modo colaborativo. Oferece um conjunto de ferramentas que permite ao professor acompanhar e monitorizar em tempo real o trabalho dos alunos e, assim, fornecer feedback imediato. Permite ainda importar imagens diretamente da Internet e ficheiros do computador, como imagens, vídeos, músicas e documentos. Através da inserção de comentários é possível comunicar e discutir o trabalho realizado num ambiente seguro e privado. Encontra-se disponível em www.wikispaces.com. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares, tais como o PBWiki (https://my.pbworks.com/) ou a Wikimedia (https://www.wikimedia.org/).

Descrição da atividade

Inicie a aula explicando o que são wikis (coleção de páginas web que qualquer pessoa pode aceder para contribuir com novas informações de sua própria autoria e/ou alterar o conteúdo já disponível). Dê exemplos do que pode incluir uma wiki e quais as suas funcionalidades: criar, editar e vincular páginas, trabalhar em colaboração e partilhar informação, por exemplo. Mostre à turma algumas páginas da Wikipédia, explicando que é uma enciclopédia construída pelos próprios utilizadores. Mostre-lhes uma enciclopédia de papel e peça-lhes que identifiquem as diferenças entre ambas e quais as vantagens e desvantagens de uma e de outra.

Explore com os alunos a Wikipédia. Organize com eles a criação da sua própria enciclopédia temática usando uma wiki. Existem muitos programas gratuitos que permitem a criação de wikis. Neste caso recorremos ao Wikispaces porque achamos que é o mais simples de utilizar.

Para este trabalho, escolhemos tratar os besouros. Os alunos recebem a tarefa de pesquisar e organizar informação sobre o tema. Isso irá ajudar a desenhar uma lista de subtítulos que servirão para criar a estrutura interna do nosso wiki. Esta proposta funciona bem como atividade de grupo, em que cada grupo assume a responsabilidade de criar uma ou mais páginas.

Cada grupo pode, então, ser subdividido recebendo os alunos papéis específicos, como por exemplo os de Editor, Designer gráfico, Redator, etc. Pode discutir com eles quais os tipos e fontes de informação que estarão disponíveis: texto, imagens, fotos, áudio, vídeo, entre outros. Depois de os alunos pesquisarem e recolherem as informações de que necessitam, precisam de as organizar, resumi-las, para posteriormente as publicarem no wiki. O objetivo é criar uma enciclopédia online com todo o material pesquisado a fim de o divulgarem. Embora cada aluno possa ter uma tarefa específica (por exemplo, recolha de imagens de joaninhas), também pode adicionar informação ao conteúdo que outras pessoas colocaram noutras páginas (podem, por exemplo, encontrar um vídeo sobre gafanhotos no YouTube e adicioná-lo à página do grupo que está a trabalhar este assunto).

Sequência

  1. Explicar o que são wikis e as suas funcionalidades.
  2. Identificar as vantagens e desvantagens de uma enciclopédia de papel e da Wikipédia.
  3. Criar uma enciclopédia temática usando uma wiki.
  4. Pesquisar e organizar informação sobre o tema escolhido.
  5. Definir os papéis a desempenhar na construção da wiki.
  6. Publicar o material pesquisado na wiki.

Sugestões & Dicas

Proponha aos alunos recolher a informação noutros formatos para além dos livros e motores de busca online. Sugira o uso de dispositivos digitais e deixe-os gravar sons, vídeos, ou tirar fotos para dar maior autenticidade ao produto final.

Também pode sugerir a criação de wikis sobre outros temas, tais como: personagens de livros; ruídos, como por exemplo “sons” da escola, barulhos da casa, barulhos da rua, barulhos do jardim, etc.; um catálogo da biblioteca para a turma; uma wiki para uma turma de alunos mais jovens sobre um tema que eles estejam a estudar, como por exemplo uma wiki de rimas, de tipos de edifícios ou formas matemáticas; ou ainda uma wiki pessoal para os alunos que transitam do ensino básico para o ensino secundário.

Segurança & Identidade Digital

Certifique-se que as informações apresentadas online são de utilização livre.


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.