Escrita rodada

Descrição Breve

Esta atividade promove a participação dos alunos em projetos de escrita colaborativa, em pequeno grupo ou em rede alargada, utilizando dispositivos digitais adequados para comunicação e partilha de ideias. Neste caso, propomos-lhe a utilização do correio eletrónico ou do Twitter, mas pode recorrer a inúmeras outras ferramentas. Embora tenha sido pensada para desenvolver a escrita coletiva de histórias, é uma atividade que facilmente se pode adaptar para apoiar a aprendizagem de outros géneros de texto (ex: fábulas, lendas, poemas, notícias,…).

Justificação

Em geral, este tipo de atividade promove o entusiasmo e a participação dos alunos nos processos de produção textual, incluindo daqueles que se revelam mais inibidos e relutantes face à escrita. Como a responsabilidade recai sobre a escrita de uma linha ou um parágrafo, num contexto de colaboração, os alunos tendem a escrever de forma mais fluente e criativa, sem ficarem pressionados com a necessidade de criar uma história integral. A expetativa que os alunos alimentam ao longo do processo, no que respeita à evolução da história, tende a provocar uma participação mais ativa, melhorando a vontade de dar mais contributos para a concretização da atividade comum.

Complementarmente, a utilização de ferramentas de comunicação assíncrona tende a diminuir a pressão associada à comunicação imediata e, nesse sentido, permite que os alunos tenham tempo para pensar e refletir sobre as contribuições prestadas. Além disso, a possibilidade de avaliar as contribuições dos parceiros também favorece o desenvolvimento das próprias competências de escrita.

Aprender o quê?

  • Escrever em grupo.
  • Partilhar ideias.
  • Desenvolver a criatividade.

O Twitter é uma ferramenta online, que funciona como rede social. Permite aos utilizadores criarem e partilharem publicações em diferentes formatos: texto (máximo 140 carateres), imagem, vídeo, endereço web, entre outros. Permite comunicar e interagir com outras pessoas, bastando apenas seguir as pessoas ou perfis institucionais sobre os quais quer acompanhar as publicações que realizam. Esses não têm de o seguir para poder visualizar as suas publicações. Encontra-se disponível em https://twitter.com/.

Descrição da atividade

Para desenvolver esta atividade, comece por criar uma rede de correspondentes. Se esta for a sua primeira experiência de escrita colaborativa, sugerimos que crie uma rede restrita à sua escola, constituindo grupos de correspondentes de uma ou mais turmas. Posteriormente, será interessante expandir a atividade que aqui propomos para uma rede mais ampla, envolvendo alunos de outras escolas, a nível nacional ou mesmo internacional.

Basicamente, esta atividade implica que os participantes se organizem em pares ou em pequenos grupos para escrever e interagir através de ferramentas de comunicação assíncrona (correio eletrónico ou Twitter). Clarificados os objetivos, estabelecidas a dinâmica e as regras da atividade, um dos grupos inicia o processo de produção textual escrevendo um parágrafo de abertura de uma história (ex. “O menino entrou na caverna com muita cautela, receando encontrar algo de muito assustador e terrível…”).

O grupo envia por e-mail (ou via Twitter) esse parágrafo para o próximo grupo, seguindo as regras inicialmente acordadas. Este grupo prossegue com a ideia inicial (ex. “A caverna era escura e húmida, pelo que a sua pequena tocha foi de pouca utilidade. Quando virou na primeira esquina, entrou num espaço cavernoso…”), e envia o texto para o próximo através da ferramenta de comunicação escolhida. A história continua a circular pelos grupos formados até um número finito de rodadas, previamente estabelecido, ou até que termine naturalmente.

Para facilitar a discussão e a reflexão sobre o processo colaborativo de produção textual, permita que todos os alunos acompanhem a evolução da história, avaliem as contribuições dos autores e planifiquem os próximos passos. Para isso, sugerimos que mantenha os contactos disponíveis e abertos para todos os elementos que participam na “escrita rodada”. Assim que estiver concluída, a história pode ser publicada no sítio ou no Blog da(s) escola(s). Para enriquecer ainda mais a atividade, estimule os alunos a apresentarem a sua história de forma criativa, criando personagens originais de acordo com a sua imaginação.

Sequência

  1. Criar uma rede de correspondentes.
  2. Clarificar os objetivos, a dinâmica e as regras da atividade.
  3. Explorar, em pequenos grupos, as ferramentas de comunicação assíncrona.
  4. Redigir um parágrafo de abertura da história.
  5. Enviar por e-mail ou via Twitter para o próximo grupo.
  6. Acompanhar a evolução da história, avaliar as contribuições dos autores e planificar os próximos passos.
  7.  Publicar a história.

Sugestões & Dicas

Se optar por desenvolver uma “escrita rodada” com outras escolas, elabore previamente uma lista de regras para garantir que os grupos não ficam muito tempo à espera da sua vez (ex. cada grupo tem três dias para dar o seu contributo no desenvolvimento da história).

Lembre-se que quantos mais parceiros incluir, mais tempo levará para que cada grupo dê o seu contributo. Conseguirá um bom ritmo se limitar os participantes a 3 ou 4 grupos.

A utilização do Twitter será especialmente interessante se quiser restringir o número de caracteres na produção das contribuições textuais, sendo que neste caso os grupos podem elaborar uma frase ou um parágrafo com um máximo de 140 caracteres. Para facilitar que os participantes localizem e acompanhem os tweets relacionados com a história, sugerimos a criação de uma hashtag (ex. #caverna2013).

Permita que os alunos associem links, imagens ou arquivos de áudio (ex. sons do mar, ruídos de animais, tempestades, vozes,…) a algumas palavras chave da história (palavras relevantes e/ou palavras difíceis). Além de possibilitar o crescimento da história em “três dimensões”, esta estratégia aumentará o interesse e o envolvimento dos participantes.

Segurança & Identidade Digital

Certifique-se de que toda a correspondência se realiza com o seu conhecimento e reitere a importância, junto dos alunos, de não divulgarem ou partilharem informação pessoal através de sistemas e serviços online. Se utilizar o Twitter, observe as normas de segurança descritas na Atividade 26 – Role play no Twitter para garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a esta atividade.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.