teste Espalhando a palavra – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Espalhando a palavra

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais quatro atividades (“Preparar o espetáculo!”), os alunos aprendem a partilhar o que criaram, sendo a partilha tão importante quanto a criação, através das plataformas digitais que são cada vez mais um meio de comunicação diário (especialmente para os jovens). A grande mais-valia destas plataformas é que permitem chegar a muitas pessoas, com rapidez e gratuitamente.

Justificação

Esta é a terceira atividade de projeto “Preparar o espetáculo!”, um projeto baseado em atividades que oferecem soluções inovadoras e acessíveis para os problemas que habitualmente surgem num projeto de teatro, em que as aplicações multimédia e Web 2.0 podem ajudar os professores a melhorar o seu fluxo de trabalho profissional. Neste projeto que envolve uma sequência de cinco atividades (também aqui disponíveis), os alunos poderão explorar as vantagens das plataformas de aprendizagem eletrónica na preparação de espetéculos. “Dominar os ensaios” é a atividade anterior e “Estamos no ar!” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Comunicar através de plataformas sociais.
  • Informar sobre os últimos desenvolvimentos de um projeto.
  • Avaliar os progressos dos trabalhos.

O Twitter é uma ferramenta online, que funciona como rede social. Permite aos utilizadores criarem e partilharem publicações em diferentes formatos: texto (máximo 140 carateres), imagem, vídeo, endereço web, entre outros. Permite comunicar e interagir com outras pessoas, bastando apenas seguir as pessoas ou perfis institucionais sobre os quais quer acompanhar as publicações que realizam. Esses não têm de o seguir para poder visualizar as suas publicações. Encontra-se disponível em https://twitter.com/.

O Facebook (https://www.facebook.com/) é uma rede social que permite conversar com amigos e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotografias. É gratuito mas necessita criar conta.

Descrição da atividade

Gostaríamos de lhe assegurar que não deve ver esta sugestão como uma competição para ver quem consegue usar a plataforma digital mais inovadora para manter contacto com os seus alunos. Se estiver satisfeito com a utilização do blogue da escola para esse efeito, ótimo. Mas há tanto potencial lá fora que o incentivamos a expandir o leque de plataformas do seu kit de ferramentas de ensino. Se usar um blogue ou vlog dedicado ao projeto para manter os alunos a par dos últimos desenvolvimentos, isto já será uma melhoria pois conseguirá maior alcance e flexibilidade.

Outra opção, que consome menos tempo e é ainda mais fácil, será abrir uma conta dedicada no Twitter, para que possa enviar curtas atualizações, lembretes e mensagens. Pode também usar esse espaço para pedir aos alunos que partilhem as suas apreciações e comentários após um ensaio.

Uma página de Facebook é uma ótima maneira de documentar todo o processo e pode ser usada para enviar notificações e atualizações. É também uma boa “montra” para recrutar potenciais novos membros para o seu grupo de trabalho.

Sequência

  1. Criar um blogue ou vlog dedicado ao projeto da escola para manter o contacto com os alunos.
  2. Abrir uma conta no Twitter.
  3. Partilhar atualizações, lembretes e mensagens e pedir comentários aos alunos sobre os ensaios.
  4. Abrir uma conta no Facebook.
  5. Documentar o processo dos ensaios e recrutar novos membros para o grupo de trabalho.

Sugestões & Dicas

Todas as escolas têm alunos que podem não estar interessados em estar em palco, mas que talvez gostassem de escrever uma peça, criar cartazes para anunciar produções, entrevistar os atores ou especializarem-se na iluminação, guarda-roupa, maquilhagem, etc. Para conseguir tantos ajudantes quanto possível, anuncie nestas plataformas sociais – poderá ficar surpreendido com a resposta.

No caso de seguir a sequência do projeto “Preparar o espetáculo!”, este será o momento de passar para a atividade “Estamos no ar!“.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.