Estamos no ar!

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais quatro atividades (“Preparar o espetáculo!”), os alunos aprendem a criar um podcast para esclarecer o público sobre as informações da produção. Assim é menos uma coisa para fazer e os alunos envolvem-se ainda mais na produção.

Justificação

Esta é a quarta atividade de projeto “Preparar o espetáculo!”, um projeto baseado em atividades que oferecem soluções inovadoras e acessíveis para os problemas que habitualmente surgem num projeto de teatro, em que as aplicações multimédia e Web 2.0 podem ajudar os professores a melhorar o seu fluxo de trabalho profissional. Neste projeto que envolve uma sequência de cinco atividades (também aqui disponíveis), os alunos poderão explorar as vantagens das plataformas de aprendizagem eletrónica na preparação de espetéculos. “Espalhando a palavra” é a atividade anterior e “Todos ao palco” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Elaborar programas de espetáculos.
  • Criar podcasts.
  • Utilizar software de edição de áudio e vídeos.

O Animoto é uma ferramenta de criação e edição de vídeo online. Disponibiliza um vasto conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher o tema do vídeo (entre os vários disponibilizados pela ferramenta), importar músicas de fundo, imagens, vídeos (da biblioteca, de redes sociais em que o utilizador esteja registado, de ficheiros no seu computador) e adicionar pequenos textos. Para além de permitir partilhar os vídeos criados, permite também descarregá-los para o computador. Encontra-se disponível em https://animoto.com/.

Descrição da atividade

Junte uma equipa de alunos para pesquisar sobre a peça, os atores, etc. Deixe que criem um pequeno recurso digital que documente todo o processo num filme do género “atrás dos bastidores”! Tudo o que eles vão precisar é de um dispositivo de gravação, de um programa como o Animoto e de uma equipa motivada, com muita imaginação. Neste ponto, pode pedir a ajuda de outros professores. Os professores do departamento de línguas costumam interessar-se por estas tarefas e serão uma grande ajuda para os alunos.

Antes da atuação começar, a assistência pode aceder aos podcasts (através de links na página da escola) e assistir aos mesmos num dispositivo móvel. Podem ainda consultá-los em casa para saber mais, antes ou depois do espetáculo.

Sequência

  1. Juntar uma equipa de alunos para pesquisar sobre a peça, atores, etc.
  2. Deixar que criem um pequeno recurso digital que documente todo o processo num filme.
  3. Pedir a participação de outros professores.
  4. Partilhar os podcasts com a assistência, através de links na página da escola.

Sugestões & Dicas

Se preferir uma cópia impressa, pode usar sites como http://www.newspaperclub.com/ para aceder a programas profissionais fáceis de usar pelos alunos.

O Animoto limita a duração de cada clip, por isso garanta que as imagens são cortadas com a duração desejada, antes de ser enviado para o site.

No caso de seguir a sequência do projeto “Preparar o espetáculo!”, este será o momento de passar para a atividade “Todos ao palco“.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.