teste Exposição de arte – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Exposição de arte

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Às voltas com museus”), os alunos organizam uma exposição para apresentar os museus do mundo. Ao concentrarem-se em investigar um museu pormenorizadamente e ao pesquisarem informações complementares na Internet, vão criar uma exposição para ensinar os outros sobre arte. Vão aprender a criar códigos QR e usá-los para dar à exposição um elemento interativo.

Justificação

Esta é a quinta atividade do projeto “Às voltas com museus”, um projeto de artes visuais onde os alunos são convidados a ir numa ou mais visitas virtuais a alguns dos museus mais famosos do mundo. Eles terão a oportunidade de explorar, apreciar, repensar e recriar obras de arte famosas de acordo com as suas próprias interpretações, aptidões e competências.

O principal objetivo de todo o projeto é que os alunos aprendam mais sobre a pertinência da contextualização da arte 3D e desenvolvam o senso do eu através de criações artísticas em 3D. Enquanto exploram os principais museus do mundo, os alunos são convidados a recriar a arte dos mestres e a identificar a relação entre as artes visuais, o papel dos museus e a história da arte. Os alunos irão também abordar o que a arte (e as suas descobertas) nos dizem sobre a história da humanidade. “Rua das estátuas” é a atividade anterior e “Museu revisitado” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Conhecer os principais museus do mundo.
  • Conhecer as principais características e particularidades de determinadas obras de arte.
  • Conceber uma forma de apresentar o resultado de uma pesquisa.
  • Aprender a criar e a usar códigos QR.

O Kaywa é uma ferramenta online que permite criar códigos QR de modo simples e rápido. É grátis e encontra-se disponível em http://qrcode.kaywa.com/. Pode optar por utilizar outras aplicações online como o Goqr.me (http://goqr.me/) ou o Visualead (http://www.visualead.com/qurify2/pt/). Para fazer a leitura dos códigos QR através de um dispositivo móvel é necessário fazer o download da aplicação através, por exemplo, da play store.

O Google Drive é uma ferramenta online (um serviço prestado pelo google) que permite a criação, edição, partilha, armazenamento e gestão de ficheiros, desde documentos escritos, apresentações, vídeos e imagens. Esta ferramenta permite também trabalhar colaborativamente num mesmo documento. É grátis, necessita de uma conta Google e encontra-se disponível em https://www.google.com/intl/pt-PT/drive/.

Descrição da atividade

Para esta atividade, os alunos escolhem um museu de que gostem, mas seria bom que cada grupo escolhesse um museu diferente. Explique que todos os cantos da sala serão transformados numa versão mini e interativa de um museu famoso.

Cada grupo terá de recolher informações de várias fontes (incluindo os grupos de trabalho das atividades anteriores) relativas ao museu escolhido. Peça aos alunos para selecionarem as obras a incluir de acordo com um tema (pode ser feito com base no país de origem, artista, género, técnica artística, etc.). Quando tiverem selecionado as obras adequadas à sua exposição, devem pesquisar minuciosamente cada obra e começar a montar a exposição temática. Se possível, as informações recolhidas devem ser reunidas e armazenadas num local online, por exemplo, o Google Drive, para facilitar o processo de edição dessa mesma informação.

Sistematizada a informação, a fase seguinte é a criação de um código QR para cada obra de arte. Explore com os alunos a ferramenta para o fazerem e lembre-os de que devem incluir, para cada obra, informação sobre o contexto, as características específicas, o estilo, a técnica de desenho, etc..

Finalmente, montam a exposição. Certifique-se de que têm ecrãs de visualização, uma breve apresentação de cada coleção e os códigos QR ligados à restante informação sobre as obras. Cada grupo apresenta a sua exposição à turma.

Sequência

  1. Em grupos, escolher e pesquisar informação sobre um museu.
  2. Selecionar e pesquisar informação sobre as obras de arte a incluir na exposição, armazenando-a no Google Drive.
  3. Criar um código QR para cada obra de arte com a respetiva informação.
  4. Montar e apresentar a exposição.

Sugestões & Dicas

É melhor realizar a atividade ao longo de várias aulas.

Convide outros alunos ou familiares dos alunos para visitar as exposições.

No caso de seguir a sequência do projeto “Às voltas com museus”, este será o momento de passar para a atividade “Museu revisitado“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Finalmente…as estrelas” (do projeto “As estrelas da escola”).

Segurança & Identidade Digital

As únicas questões de segurança relacionam-se com as pesquisas na Internet. Aproveite para iniciar esse tema também e certifique-se que a sua escola tem uma proteção de firewall adequada.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.