Fábrica de músicas
Descrição Breve
Tradicionalmente, ensinar os alunos que não tocam nenhum instrumento e que não conseguem “ler” uma pauta de música, não é tarefa fácil. Nesta atividade os alunos compõem uma canção sem terem que escrever uma partitura musical. Compõem “de ouvido” e tomam decisões com base no efeito musical criado pelo programa utilizado.
Justificação
Ensinar os alunos a compor usando uma “partitura gráfica” e instrumentos que não precisam de ser afinados é relativamente fácil. No entanto, criar melodias usando cordas é muito mais desafiador. Esta atividade é uma ótima maneira de introduzir os alunos em muitos dos conceitos da composição musical, com a vantagem adicional de criar uma peça de música numa única aula.
Aprender o quê?
- Conhecer e aprender conceitos do âmbito da composição musical.
- Criar uma peça de música utilizando um estúdio virtual.
Notas & Links para as ferramentas
O JamStudio é uma ferramenta online que permite compor músicas sem necessitar de conhecimentos técnicos. Com esta ferramenta é possível aceder a acordes de diferentes instrumentos, escolher os arranjos e partilhar o resultado final via email. Apresenta uma interface simples e intuitiva e encontra-se disponível em www.jamstudio.com. Necessita de registo e é grátis, no entanto para aceder a mais instrumentos musicais e exportar as peças de música criadas para formato MP3 é necessário pagar uma subscrição.
Descrição da atividade
Um bom modo para começar a atividade é escutar exemplos de composições que possuam um tema forte. Escolha duas ou três músicas conhecidas. Não diga aos alunos os nomes das composições. Deixe-os adivinhar.
Diga-lhes que irão compor uma música relacionada com um tema à sua escolha. No quadro interativo ou no projetor, apresente-lhes o programa selecionado (JamStudio) com base no tutorial que surge quando entra no sítio da aplicação ou utilize o mini-tutorial aí disponível. Nele estão as funções básicas que permitirão aos alunos criar as suas músicas:
1. Clique num acorde na janela CHORDS para inseri-lo na janela SCORE.
2. Na janela MIXER, escolha os instrumentos que quer tocar e clique no botão do alto-falante.
3. Clique em PLAY para ouvir a sua música.
4. Para alterar o som de um instrumento, clique em TRACK e escolha um novo som na janela SOUNDS.
5. Para acelerar ou desacelerar, deslize a barra de TEMPO para cima ou para baixo.
6. Clique nas setas acima do SCORE para criar versos e páginas de refrão.
7. Separe os números de página por vírgulas (sem espaços) no campo ordenar reprodução de página.
Chame a atenção dos alunos para os elementos da música, principalmente o tempo, a melodia e o som dos instrumentos. De seguida oriente os alunos na construção das suas próprias criações musicais.
Sequência
- Escutar exemplos de composições musicais de referência.
- Apresentar as funcionalidades do Jamstudio, evidenciando os principais elementos a considerar numa música.
- Compor uma música sobre um tema à escolha.
Sugestões & Dicas
Pode ser útil discutir algumas das configurações iniciais do programa com os alunos. Pode optar por pedir aos alunos para comporem uma peça musical em grupos de 2 ou 3 alunos partilhando o mesmo computador. Proponha enviar as composições por correio eletrónico para os pais.
Se procura um programa de composição mais simples, aceda a www.isleoftune.com. Aí poderá utilizar um que é indicado para os alunos mais novos e com nível básico de uso de tecnologias. Se prefere tentar uma aplicação mais desafiadora, vá até https://soundation.com/. É um programa muito fácil de usar, embora necessite de um pouco mais de estudo.
Aproveite para utilizar as composições feitas pelos alunos como som de fundo para apresentações ou vídeos. Sugira a criação de jingles publicitários ou jingles de rádio. Proponha, ainda, às crianças escrever as letras para suas composições.
Segurança & Identidade Digital
Não foram identificados problemas de segurança.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em fevereiro de 2016
Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.