Fábrica de músicas

Descrição Breve

Tradicionalmente, ensinar os alunos que não tocam nenhum instrumento e que não conseguem “ler” uma pauta de música, não é tarefa fácil. Nesta atividade os alunos compõem uma canção sem terem que escrever uma partitura musical. Compõem “de ouvido” e tomam decisões com base no efeito musical criado pelo programa utilizado.

Justificação

Ensinar os alunos a compor usando uma “partitura gráfica” e instrumentos que não precisam de ser afinados é relativamente fácil. No entanto, criar melodias usando cordas é muito mais desafiador. Esta atividade é uma ótima maneira de introduzir os alunos em muitos dos conceitos da composição musical, com a vantagem adicional de criar uma peça de música numa única aula.

Aprender o quê?

  • Conhecer e aprender conceitos do âmbito da composição musical.
  • Criar uma peça de música utilizando um estúdio virtual.

 

O JamStudio é uma ferramenta online que permite compor músicas sem necessitar de conhecimentos técnicos. Com esta ferramenta é possível aceder a acordes de diferentes instrumentos, escolher os arranjos e partilhar o resultado final via email. Apresenta uma interface simples e intuitiva e encontra-se disponível em www.jamstudio.com. Necessita de registo e é grátis, no entanto para aceder a mais instrumentos musicais e exportar as peças de música criadas para formato MP3 é necessário pagar uma subscrição.

Descrição da atividade

Um bom modo para começar a atividade é escutar exemplos de composições que possuam um tema forte. Escolha duas ou três músicas conhecidas. Não diga aos alunos os nomes das composições. Deixe-os adivinhar.

Diga-lhes que irão compor uma música relacionada com um tema à sua escolha. No quadro interativo ou no projetor, apresente-lhes o programa selecionado (JamStudio) com base no tutorial que surge quando entra no sítio da aplicação ou utilize o mini-tutorial aí disponível. Nele estão as funções básicas que permitirão aos alunos criar as suas músicas:

1. Clique num acorde na janela CHORDS para inseri-lo na janela SCORE.
2. Na janela MIXER, escolha os instrumentos que quer tocar e clique no botão do alto-falante.
3. Clique em PLAY para ouvir a sua música.
4. Para alterar o som de um instrumento, clique em TRACK e escolha um novo som na janela SOUNDS.
5. Para acelerar ou desacelerar, deslize a barra de TEMPO para cima ou para baixo.
6. Clique nas setas acima do SCORE para criar versos e páginas de refrão.
7. Separe os números de página por vírgulas (sem espaços) no campo ordenar reprodução de página.

Chame a atenção dos alunos para os elementos da música, principalmente o tempo, a melodia e o som dos instrumentos. De seguida oriente os alunos na construção das suas próprias criações musicais.

Sequência

  1. Escutar exemplos de composições musicais de referência.
  2. Apresentar as funcionalidades do Jamstudio, evidenciando os principais elementos a considerar numa música.
  3. Compor uma música sobre um tema à escolha.

Sugestões & Dicas

Pode ser útil discutir algumas das configurações iniciais do programa com os alunos. Pode optar por pedir aos alunos para comporem uma peça musical em grupos de 2 ou 3 alunos partilhando o mesmo computador. Proponha enviar as composições por correio eletrónico para os pais.

Se procura um programa de composição mais simples, aceda a www.isleoftune.com. Aí poderá utilizar um que é indicado para os alunos mais novos e com nível básico de uso de tecnologias. Se prefere tentar uma aplicação mais desafiadora, vá até https://soundation.com/. É um programa muito fácil de usar, embora necessite de um pouco mais de estudo.

Aproveite para utilizar as composições feitas pelos alunos como som de fundo para apresentações ou vídeos. Sugira a criação de jingles publicitários ou jingles de rádio. Proponha, ainda, às crianças escrever as letras para suas composições.

Segurança & Identidade Digital

Não foram identificados problemas de segurança.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em fevereiro de 2016

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.