teste Finalmente…as estrelas! – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Finalmente…as estrelas!

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“As estrelas da escola”), os alunos têm a oportunidade de criar e lançar os seus próprios clubes de atividades extracurriculares. Em conjunto, estes clubes serão o que chamamos “As estrelas da escola”.

Justificação

Esta é a sexta e última atividade do projeto “As estrelas da escola”, um projeto baseado no desenvolvimento da expressão e desempenho artísticos dos alunos. Em termos gerais, os alunos irão participar em atividades inspiradas numa etapa do seu currículo escolar. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), é esperado que os alunos se sintam motivados para criar/participar de um clube extracurricular que lhes permita desenvolver as suas capacidades na área com que mais se identificam. “Movimentos de dança” é a atividade anterior deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Criar e publicar uma apresentação digital.
  • Implementar um clube.

O Animoto é uma ferramenta de criação e edição de vídeo online. Disponibiliza um vasto conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher o tema do vídeo (entre os vários disponibilizados pela ferramenta), importar músicas de fundo, imagens, vídeos (da biblioteca, de redes sociais em que o utilizador esteja registado, de ficheiros no seu computador) e adicionar pequenos textos. Para além de permitir partilhar os vídeos criados, permite também descarregá-los para o computador. Encontra-se disponível em https://animoto.com/.

Descrição da atividade

Peça aos seus alunos que formem grupos de acordo com a atividade que preferem representar como, por exemplo, dançar, cantar, etc.. Estes grupos devem produzir uma apresentação digital (vídeo, áudio, texto, etc.) que incentive outros alunos a juntarem-se ao clube. Diga aos alunos que podem ser fundadores de apenas um clube mas que podem participar noutros. É também importante que saibam que em cada clube são necessárias pessoas para diferentes papéis. Por exemplo, se aderirem a um clube de teatro, podem querer assumir o papel de designers, produtores ou escritores em vez de atores.

Diga-lhes para escolherem um nome apelativo para o clube como, por exemplo, Clube Glee, Folies Bergère, Atores Brilhantes, etc. Saliente que a apresentação deve ser o mais inovadora possível (PowerPoints monótonos não são aconselháveis) e que deve refletir as características e os valores do clube. Assim, a apresentação do Clube Glee poderá ser um vídeo de música (usando o iMovie – http://www.apple.com/mac/imovie ou o Windows Movie Maker – http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows/movie-maker) e a do Clube de Artes poderá ser uma galeria de vídeos (usando o Animoto – http://animoto.com ou  o Moovly – http://www.moovly.com). Os fundadores de cada clube terão, posteriormente, que o apresentar às turmas da escola na tentativa de recrutar membros para os clubes.

Finalmente, os alunos precisam de definir dias e horários para o funcionamento de cada clube bem como metas e prazos desde já importantes (por exemplo, realizar uma atuação no final do ano, uma exposição de trabalhos, etc.). Será também muito interessante se quiserem trabalhar com outros grupos e assim planear atuações em conjunto.

Sequência

  1. Formar grupos de acordo com a atividade que pretendem realizar.
  2. Realizar uma apresentação digital criativa sobre o clube que querem construir.
  3. Escolher um nome apelativo para o clube.
  4. Exibir a apresentação digital às turmas da escola.
  5. Definir o horário de funcionamento do clube, metas e prazos.
  6. Planear atuações em parceria com outros clubes.

Sugestões & Dicas

A capacidade de organização vai depender da maturidade dos alunos. Um dos objetivos deste projeto é incentivar o aumento do nível de autonomia dos alunos mas isso não significa que fiquem sem supervisão. Nesta fase, os professores serão facilitadores e consultores, intervindo apenas quando surgirem problemas ou questões.

Se precisar de orientação, poderá encontrar mais informação nos seguintes links:
http://www.wikihow.com/Start-a-Glee-Club
http://amdram.co.uk/articles/starting-new-group/
http://www.artchain.com/resources/starting.html
http://www.dance-teacher.com/2005/09/start-your-own-dance-company-part-1/

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Todos ao palco” (do projeto “Preparar o espetáculo”) e “Exposição de arte” (do projeto “Às voltas com museus”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.