Gestão de contratempos

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais quatro atividades (“Preparar o espetáculo!”), os alunos aprendem a gerir o seu tempo e responsabilidades durante a apresentação de um espetáculo, tal como estarem no lugar onde devem estar, no momento certo. Encontrar salas de ensaio, informar o elenco das datas ou das alterações, definir horários e locais, entre outros, são problemas reais para os professores. Esta atividade dá ideias sobre como os professores podem usar as ferramentas online para contornar estes problemas.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “Preparar o espetáculo!”, um projeto baseado em atividades que oferecem soluções inovadoras e acessíveis para os problemas que habitualmente surgem num projeto de teatro, em que as aplicações multimédia e Web 2.0 podem ajudar os professores a melhorar o seu fluxo de trabalho profissional. Neste projeto, que envolve uma sequência de cinco atividades (também aqui disponíveis), os alunos poderão explorar as vantagens das plataformas de aprendizagem eletrónica na preparação de espetáculos. “Dominar os ensaios” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Saber distinguir distintas fases de um projeto.
  • Ficar a par do desenvolvimento do projeto e identificar a fase em que se encontra.
  • Conhecer as disponibilidades de cada um e formas de as compatibilizar.

O SurveyMonkey (https://pt.surveymonkey.com/) é um fornecedor de soluções de questionários online. É gratuito mas é necessário criar conta.

O Doodle (http://doodle.com/pt/) é uma ferramenta de marcação de eventos online que pode ser usada de forma rápida e fácil para encontrar uma data e um horário para se reunir com várias pessoas. É uma ferramenta útil para um grande evento, com vários intervenientes, onde é preciso aferir a disponibilidade de todos. É gratuito mas é necessário criar conta.

Descrição da atividade

O uso das redes sociais ou de plataformas de aprendizagem na sua escola (por exemplo, o Moodle) para comunicar com os alunos pode ser muito útil. Através desses meios os alunos sabem sempre em que fase se encontram, ficando responsáveis por se manterem a par dos desenvolvimentos do projeto e de irem procurar essa informação. Também indica aos outros professores onde os alunos estão num determinado momento. Os professores estão habituados a publicar as informações num placard, mas sabemos que estes têm as suas limitações que depois resultam em justificações como “Alguém retirou o aviso” ou “Eu não estava na escola ontem e não li essa informação”.

Use um questionário online (por exemplo, o SurveyMonkey) para obter comentários sobre o seu trabalho e envolver os alunos na seleção das peças de teatro, os progressos realizados nos ensaios, etc. Um questionário anónimo faz com que seja mais fácil participarem ativamente num debate. Uma ferramenta como o Doodle pode ajudar a marcar um encontro ou um ensaio. Muitos alunos têm diversos compromissos extracurriculares, por isso encontrar uma data e uma hora em que eles não tenham de estar noutro local, pode ser complicado. O Doodle faz com que possa ver, facilmente, quando todos (ou pelo menos a maioria) do elenco estão disponíveis.

Sequência

  1. Encontrar formas de comunicar com os alunos através de plataformas de aprendizagem, fomentando o acompanhamento do desenvolvimento do projeto.
  2. Utilizar um questionário online para obter comentários sobre o seu trabalho e envolver os alunos.
  3. Utilizar o Doodle para marcar um encontro ou um ensaio.

Sugestões & Dicas

Não tem de fazer tudo sozinho. Peça a um grupo de alunos para ficar responsável por manter as informações online atualizadas e avaliar os inquéritos. Há sempre alunos na escola que adoram organizar e gerir alguma coisa. Pode ser também um estímulo à sua autoconfiança.

No caso de seguir a sequência do projeto “Preparar o espetáculo!”, este será o momento de passar para a atividade “Dominar os ensaios”.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.