Glog isso!

Descrição Breve

A apresentação dos trabalhos escolares aos familiares ou a sua divulgação à comunidade é sempre algo que motiva fortemente os alunos. Nesta atividade, sugerimos o uso de uma aplicação online (Glogster) para criar um blogue informativo. Pode no entanto vir a usá-la noutras atividades igualmente interessantes e motivadoras para os alunos, como por exemplo na elaboração de cartazes, folhetos informativos ou instruções sobre “como fazer”.

Justificação

Não sendo a redação de textos uma atividade normalmente muito apreciada pelos alunos, o uso de ferramentas deste tipo tem neles um efeito mobilizador para a escrita, o que lhes permitirá desenvolver essa capacidade de expressão e de comunicação.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a capacidade de escrita.
  • Comunicar através de um blogue informativo ou de folhetos e cartazes de forma dinâmica.

O Glogster é uma ferramenta que permite criar e partilhar blogues, posters e cartazes interativos. Com esta ferramenta é possível inserir texto, imagens, vídeos, músicas e animações que podem ser trabalhados com efeitos. É grátis e encontra-se disponível em www.glogster.com ou em www.edu.glogster.com, a versão educativa do Glogster que se destina a alunos e professores.

Descrição da atividade

Aceda à página do Glogster e mostre aos alunos exemplos de cartazes que eles podem também criar com a aplicação.

Discuta com eles os temas que poderão escolher para os seus cartazes ou Glogs. Sugira-lhes que iniciem o trabalho com a elaboração do texto a utilizar. Este passo irá ajudá-los na posterior escolha de fotos, vídeos e outros elementos gráficos mais apropriados às mensagens escritas.

Explique aos alunos como funcionam as principais ferramentas do Glogster. Existem centenas de opções, pelo que deve experimentar com eles as funcionalidades que melhor se encaixem nos temas a tratar. É possível, por exemplo, girar caixas de texto, adicionar efeitos, adicionar links, vídeos, etc.. O processo de adicionar caixas de texto é bastante semelhante a outras aplicações mais conhecidas, pelo que não será difícil começarem a trabalhar.

Quando terminarem, deverão guardar e publicar os seus Glogs que também poderão ser editados mais tarde. Organize com os alunos uma sessão de apresentação dos seus Glogs à turma. Peça feedback. Com o tempo, outras pessoas podem ler os Glogs da turma e comentá-los. Por isso, sugira-lhes que revejam os seus Glogs regularmente.

Sequência

  1. Mostrar exemplos de Glogs.
  2. Discutir os temas que serão retratados nos Glogs.
  3. Elaborar um texto.
  4. Experimentar as funcionalidades do Glogster.
  5. Construir e publicar os Glogs.
  6. Apresentar os Glogs à turma.

Sugestões & Dicas

Pode utilizar esta ferramenta como introdução dos alunos ao mundo dos blogues. Se for a primeira vez que os alunos a utilizam, sugerimos-lhe que organize o trabalho em pequenos grupos.

Logo que os alunos dominem a ferramenta, pode sugerir a criação de Glogs sobre diversos temas, tais como: uma personagem histórica; um Glog inspirado num dos livros que usam o diário como género de escrita, por exemplo, “O Diário de um Banana”, de Jeff Kinney; um Glog do tipo “cápsula do tempo”, onde os alunos fazem um registo histórico sobre como é ser criança no século XXI; um Glog de matemática sobre o número 2, 3 ou 4, por exemplo, ou sobre formas ou frações particulares ou sobre tipos de medidas.

Para uma apresentação especial pode gerar um screenshot dos Glogs da turma e imprimi-los ou vinculá-los aos códigos QR. Imprima-os e cole-os nos corredores da escola, use na sala de aula ou na reunião dos pais.

Segurança & Identidade Digital

Enquanto utilizadores individuais da versão grátis é possível criar um Glog privado. Com contas do tipo Teacher Light e Premium, é possível controlar o conteúdo e o acesso a todos os Glogs dos seus alunos. Depois de configurar uma conta, é possível registar os alunos da sua turma e só dessa maneira aceder aos Glogs criados dentro da sua “sala de aula virtual”. Além disso, os alunos só podem comunicar uns com os outros por meio de comentários públicos. Não podem enviar mensagens privadas.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.