Histórias tradicionais viram atuais e digitais!

Descrição Breve

Nesta atividade propomos a criação de bandas desenhadas em formato digital partindo de um conto tradicional que os adultos conhecem e que costumam contar aos seus filhos ou netos. Para a criação dos projetos de banda desenhada digital, poderão ser utilizadas diferentes ferramentas criadas com esse fim. No entanto, nesta atividade utilizaremos o Makebeliefscomix. A ferramenta é muito fácil de aprender a usar. Permitirá que uns e outros possam dar aso à sua imaginação dada a possibilidade que oferece de combinar, de forma criativa, a escrita de texto, em balões, com outros elementos gráficos disponíveis (fundos, personagens, objetos).

Justificação

Para além do desenvolvimento da criatividade, de uns e outros, esta atividade constitui uma excelente oportunidade de interação e colaboração entre as gerações em ambiente informal e bastante lúdico. O aprofundamento de competências de interpretação, de comunicação e de expressão visual de ideias, é também um objetivo presente nas tarefas propostas e com que todos, os mais velhos e os mais novos, poderão identificar-se.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a criatividade e a expressão visual
  • Desenvolver a capacidade de comunicação no formato de banda desenhada
  • Desenvolver a capacidade de interação e comunicação entre gerações
  • Desenvolver a competência digital

O  Makebeliefscomix é uma ferramenta online que permite a criação personalizada de bandas desenhadas. Permite criar quadrados e tiras da banda desenhada recorrendo a um vasto conjunto de elementos gráficos que incluem cenários, personagens e objetos. A ferramenta está disponível de forma gratuita em https://www.makebeliefscomix.com/Comix/.

Descrição da atividade

Comece por preparar o espaço disponível, de forma a tornar o ambiente agradável para a sessão de conto. Depois disso, peça aos adultos presentes que apresentem de forma breve uma ou duas das histórias tradicionais que conhecem, de forma a que o grupo possa escolher a história que gostaria de ouvir.

Escolhida a história, peça ao adulto que a conte a todos como só ele sabe fazer!

No final, aproveite a oportunidade para promover a reflexão sobre a história, identificando os momentos principais, o contexto ou cenários em que decorre a ação e as personagens mais salientes. Se houver uma lição a retirar, estimule a sua discussão, dando particular atenção ao modo como os diferentes subgrupos etários a percebem e como sobre ela se posicionam.

Convide os participantes a constituírem grupos de três ou quatro com a missão de pensarem sobre a atualidade da história que ouviram e, com base nisso, passarem ao papel as principais ideias que tiveram para desenvolverem uma banda desenhada em formato digital. Nesta fase, é particularmente importante pensar nos momentos em que a história se organiza, nos cenários em que a ação acontece, nas personagens e, não menos importante, nos diálogos entre os diferentes atores envolvidos.

Depois deste esboço de guião (ou storyboard) estar concluído, passe à exploração da ferramenta e das suas funcionalidades. Pode fazê-lo, mostrando, num primeiro momento, como funciona e alguns exemplos já construídos. Num segundo momento, permita que cada um possa fazer a sua própria exploração, criando cenas nos quadrados disponíveis e com recurso aos elementos disponibilizados (fundos, personagens, objetos, etc.).

Esta fase de exploração é muito importante para conhecimento das potencialidades da aplicação, mas sobretudo para que cada um ganhe confiança no processo de criação, pelo que deve dar o tempo necessário até todos se sentirem confiantes e… ansiosos por começarem a construir as suas próprias bandas desenhadas.

A fase seguinte é a da criação das histórias seguindo de forma mais ou menos próxima ao que fora definido no guião, embora saibamos que o próprio momento criativo nos pode levar para produtos que por vezes nada têm a ver com a estrutura inicial. Este trabalho pode continuar a ser feito nos grupos anteriormente criados ou em pares, deixando isso à preferência dos intervenientes.

Para concluir, tenha em atenção que é importante guardar os trabalhos efetuados em local previamente identificado, de forma a que possam ser recuperados para apresentação aos colegas dos outros grupos e para partilha posterior com familiares e amigos.

Sequência

  1. Selecionar uma história tradicional de entre as que os adultos conhecem
  2. Contar a história a todo o grupo
  3. Discutir em conjunto as ideias principais da história
  4. Pensar como adaptá-la à atualidade e elaborar no papel um guião
  5. Explorar as funcionalidades do makebeliefscomix
  6. Criar a banda desenhada, gravar e partilhar com os amigos

Sugestões & Dicas

A proposta de interação e colaboração entre as gerações na elaboração de projetos concretos, neste caso de banda desenhada, constitui uma forma excelente de promover a intergeracionalidade, pelo que pode usá-la como base e ponto de partida para múltiplas adaptações. Com recurso a outras ferramentas ou visando outro tipo de produtos, mas sempre numa lógica de trabalho conjunto entre diferentes grupos etários.

Segurança & Identidade Digital

Porque são cada vez mais  importantes as questões de segurança quando se usam tecnologias digitais através da Internet, a atividade pode ser aproveitada para promover a discussão sobre os riscos que corremos e as estratégias que poderemos implementar para prevenir esses riscos. Com esse fim, o dinamizador da atividade pode, por exemplo, promover a consulta sobre as condições de utilização da aplicação makebeliefscomix, nomeadamente que dados são recolhidos sobre os utilizadores as opções de privacidade disponíveis.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade elaborada por Fernando Albuquerque Costa para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em abril de 2018.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.