Ilustrando os nossos contos

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Do texto ao cinema”), os alunos leem, interpretam e ilustram as partes mais relevantes de um texto literário, em particular um conto tradicional ou popular. Ao utilizar ferramentas digitais online (DeviantArt Muro, neste exemplo), vão desenvolver competências ao nível da interpretação de texto, bem como ao nível da expressão gráfica de ideias, aplicando diferentes técnicas de ilustração.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “Do texto ao cinema”, um projeto baseado num conto tradicional ou obra literária que tem como objetivo ajudar os alunos a desenvolver competências relacionadas com línguas, literatura e artes. Neste projeto, que envolve uma sequência de 6 atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a escolher, ler e interpretar um conto tradicional, com o objetivo de o adaptar e recriar como um filme de animação. “Toca a pintar!” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Desenvolver competências de interpretação de texto.
  • Desenvolver competências de expressão gráfica de ideias.
  • Explorar diversas técnicas de ilustração.

O DeviantArt Muro (http://muro.deviantart.com/) é uma ferramenta de desenho online gratuita em que é possível usar uma gama variada de instrumentos. É possível criar uma trabalho sem efetuar um registo mas só se o fizer poderá guardar os trabalhos realizados, que também podem ser diretamente colocados na galeria Deviant Art. Está apenas disponível em inglês mas é facilmente compreendida por todos, uma vez que apresenta as suas funcionalidades de forma intuitiva.

Descrição da atividade

Em conjunto com os alunos, escolha um conto ou história para trabalharem. No nosso caso, o conto escolhido foi “O Gato e o Escuro” de Mia Couto, mas pode trabalhar qualquer conto que seja mais motivante para os alunos. Depois de selecionado, solicite aos alunos que façam uma leitura coletiva do texto e proponha um debate sobre os trechos mais interessantes, tendo em conta as personagens, o cenário, as principais ações e a moral da história. Convide os alunos a anotar as ideias principais no quadro.

Divida a turma em pequenos grupos e distribua as tarefas de ilustração a cada grupo. Pode optar, por exemplo, por cada grupo ilustrar uma parte da história ou, para que haja coerência visual, um grupo ilustra os personagens, o outro os cenários e os demais algumas das cenas mais interessantes. Dê tempo para se organizarem e encoraje-os a fazer esboços no papel antes de passarem para o trabalho digital.

Apresente à turma a aplicação DeviantArt Muro. Peça-lhes que explorem as principais funcionalidades e esclareçam quaisquer dúvidas. Assim que souberem utilizar as funções básicas da ferramenta, podem começar as suas ilustrações.

Para concluir, garanta que os alunos guardam corretamente os seus trabalhos, selecionando o local certo e identificando-os com o nome do grupo que os criou. Assim poderão utilizá-los noutras atividades aqui sugeridas.

Sequência

  1. Escolher uma história para trabalhar.
  2. Fazer uma leitura coletiva e discutir a história, anotando as ideias principais.
  3. Explorar as funcionalidades da ferramenta deviantART.
  4. Ilustrar a história em pequenos grupos de alunos, gravar e partilhar.

Sugestões & Dicas

Preveja algum tempo da aula para análise e discussão dos trabalhos por todos os alunos. Tente garantir que há tempo suficiente para os alunos melhorarem os seus desenhos após o feedback dos colegas. Se optar por realizar esta atividade individualmente, pode reunir todos os desenhos numa única apresentação digital (usando por exemplo o Prezi: https://prezi.com), um poster (por exemplo no Glogster: https://www.glogster.com/) ou um placar digital (Pinterest: https://pt.pinterest.com/).

No caso de seguir a sequência do projeto “Do texto ao cinema”, este será o momento de passar para a atividade “Toca a pintar”.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Os graffiti no nosso mapa” (do projeto “Explorando os graffiti”), ou “Quadros de poesia” (do projeto “As estrelas da escola”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar uma conta única para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.