Imagens e imaginação

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“Explorando os graffiti”), os alunos experimentam software de edição de imagem a fim de alterar e adaptar as fotografias feitas anteriormente.

Justificação

Esta é a terceira atividade do projeto “Explorando os graffiti”, um projeto baseado em atividades que incitam os alunos a investigarem e descreverem a sua localidade a partir da perspetiva de rua ou de artistas de graffiti. Estes irão trabalhar para a criação de um pequeno vídeo que transmitirá o ambiente da localidade tal como interpretado, frequentemente, por um dos mais marcantes meios de arte urbana. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a explorar a edição de vídeo, de imagem, de áudio e partilha online. “Os graffiti no nosso mapa” é a atividade anterior e “Áudio audacioso” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Experimentar e explorar software de edição de imagem.
  • Alterar e adaptar fotografias.
  • Ser seletivo nos efeitos a aplicar nas fotografias.

O Pixlr (https://pixlr.com/) é uma ferramenta online de edição de fotografias que permite aos seus utilizadores, uma edição prática e com qualidade das suas fotografias. Disponibiliza variadas aplicações que vão ao encontro das necessidades dos seus utilizadores tais como o “Pixlr Express” em que é disponibilizada uma edição rápida das fotografias e o “Pixlr Desktop” que permite a edição de fotografias offline. É gratuito e não é necessário criar uma conta de utilizador.

Descrição da atividade

O principal objetivo desta atividade é preparar e apresentar as fotografias de uma forma pessoal. Recomendamos a utilização de um software online gratuito para a edição das imagens, como o Pixlr. O Pixlr é um editor de fotografias online em que não é necessário registo. Os alunos também não precisam de instalar nada nos seus computadores.

Peça aos alunos para carregarem as suas fotos e que testem o tamanho, a rotação, a cor, o brilho, o contraste, etc. Usando um projetor ou um quadro interativo demonstre como editar uma imagem ou fazer um qualquer efeito específico. É importante debater as modificações que são realmente eficazes e quais as que “empobrecem” a foto original – o que se pretende é que eles comecem a ser mais seletivos e a tomar as decisões adequadas nas edições que fazem.

Sequência

  1. Carregar fotografias no Pixlr.
  2. Explorar as funcionalidades disponíveis para editar fotografias.
  3. Debater acerca das modificações que melhoram as fotografias originais e as que as empobrecem.

Sugestões & Dicas

Deixe os alunos explorarem o software por 15 minutos antes de começarem o trabalho com as fotos. Esta atividade pode ser diferenciada, definindo para cada grupo um número específico de fotografias a trabalhar. Recomendamos que os alunos trabalhem uma imagem de cada vez, especialmente, se tiverem computadores com baixo desempenho ou fraca ligação à Internet.

No caso de seguir a sequência do projeto “Explorando os graffiti”, este será o momento de passar para a atividade “Áudio audacioso“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Primeiras impressões” (do projeto “Imagens que falam”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

Se desenvolve esta atividade na sequência do projeto proposto, as fotografias serão provavelmente da autoria dos alunos. Mas se optou por adaptá-la para uma outra situação, alerte os alunos para a necessidade de atender às questões dos direitos autorais. Esta pode ser uma boa ocasião para debater estas questões.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.