Intérprete de arte

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Às voltas com museus”), os alunos vão escolher uma imagem e reproduzi-la usando diferentes técnicas de pintura. Os alunos vão aprender a desenhar, usando técnicas variadas, ao mesmo tempo que estudam as diferenças de estilo na arte. Desenvolvem também a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, se estiverem a trabalhar em pares ou grupos. O principal objetivo desta atividade é desenvolver a criatividade dos alunos através do trabalho com obras de arte.

Justificação

Esta é a segunda atividade do projeto “Às voltas com museus”, um projeto de artes visuais onde os alunos são convidados a ir numa ou mais visitas virtuais a alguns dos museus mais famosos do mundo. Eles terão a oportunidade de explorar, apreciar, repensar e recriar obras de arte famosas de acordo com as suas próprias interpretações, aptidões e competências.

O principal objetivo de todo o projeto é que os alunos aprendam mais sobre a pertinência da contextualização da arte 3D e desenvolvam o senso do eu através de criações artísticas em 3D. Enquanto exploram os principais museus do mundo, os alunos são convidados a recriar a arte dos mestres e a identificar a relação entre as artes visuais, o papel dos museus e a história da arte. Os alunos irão também abordar o que a arte (e as suas descobertas) nos dizem sobre a história da humanidade. “O meu museu” é a atividade anterior e “Dentro de uma pintura” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Aprender a desenhar utilizando diferentes técnicas.
  • Conhecer e compreender os diferentes estilos artísticos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

O Flickr é uma ferramenta online de partilha e armazenamento de imagens, fotografias e vídeos. Os ficheiros podem ser organizados em albúns e identificados com tags (etiquetas), de modo a facilitar a pesquisa do utilizador. Através das opções de privacidade o utilizador define quem pode aceder às suas imagens. Necessita de registo, ou de uma conta no Yahoo!, é grátis e encontra-se disponível em https://www.flickr.com/.

Descrição da atividade

Se tiver realizado a atividade anterior, os alunos podem usar as mesmas imagens. Se não, podem escolher a sua imagem acedendo a um museu local ou a uma galeria nacional.

Após terem escolhido uma imagem do seu interesse, informe-os de que vão reproduzi-la usando diferentes técnicas de desenho. Por exemplo, se for um fresco eles podem querer recriar a obra em aguarela ou carvão. Cada membro do grupo pode experimentar uma técnica diferente, mas todos eles devem utilizar o mesmo trabalho como referência. Dê tempo para explorarem as técnicas, garantindo-lhes de que terão tempo suficiente para terminarem o seu estudo.

Depois de terem criado a sua interpretação da pintura, peça que tirem uma fotografia do seu trabalho e criem um álbum no Flickr para depois colocarem todas as fotos dos trabalhos do seu grupo no álbum. Uma vez finalizada a tarefa, dê tempo para todos os alunos acederem às imagens e comentarem os trabalhos.

Sequência

  1. Em grupos, escolher e reproduzir uma pintura usando diferentes técnicas de desenho.
  2. Tirar uma fotografia ao trabalho.
  3. Criar um álbum no Flickr com as fotos dos trabalhos e comentá-los.

Sugestões & Dicas

Se preferir, a atividade pode ser feita individualmente.

No caso de seguir a sequência do projeto “Às voltas com museus”, este será o momento de passar para a atividade “Dentro de uma pintura“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Quadros de poesia” (do projeto “As estrelas da escola”), ou “Os graffiti no nosso mapa” (do projeto “Explorando os graffiti”).

Segurança & Identidade Digital

Assegure-se de que os alunos respeitam a privacidade das pessoas ao seu redor, de modo a não aparecerem rostos nas fotografias. Os alunos não devem referir os seus próprios nomes ou nomes de outras pessoas online.

Pode considerar criar uma conta única para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

Certifique-se de que as imagens da Internet estão sob a licença apropriada da Creative Commons (http://creativecommons.pt/).


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013.
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.