Leitura gravada

Descrição Breve

Nesta atividade sugerimos que utilize o Audacity como uma ferramenta de apoio à avaliação do desempenho de leitura dos seus alunos. Recorrendo a este software, os alunos gravam a leitura de um texto previamente selecionado e, em pares, analisam os pontos fortes e os pontos mais frágeis da sua competência em leitura. Embora nesta atividade se privilegie a modalidade de avaliação entre pares (aluno-aluno), os ficheiros resultantes da gravação áudio também poderão ser alvo de avaliação por si e/ou pelos pais e encarregados de educação dos seus alunos.

Justificação

De acordo com as nossas observações, temos verificado que, quando os alunos fazem uma leitura gravada, os seus níveis de concentração e dedicação aumentam, ocorrendo, em consequência, melhorias na sua fluência de leitura. O sucesso desta atividade para a aprendizagem reside no modo como usamos a gravação.

Como indicado na descrição, é tão importante que os alunos percebam o que se espera em termos de resultados de aprendizagem como o que podem fazer para melhorar o seu desempenho. Criar oportunidades em que os alunos, devidamente apoiados, possam refletir sobre os próprios processos de aprendizagem, constitui certamente um bom caminho para que aprendam a definir as suas metas pessoais e a encontrar as melhores estratégias para a sua concretização.

Aprender o quê?

  • Desenvolver competências de leitura.
  • Desenvolver instrumentos de avaliação das aprendizagens alcançadas.
  • Desenvolver a percepção dos pontos fortes e dos pontos mais frágeis das competências em leitura.
  • Definir metas de aprendizagem e conceber estratégias para as alcançar.

Audacity é uma ferramenta que permite a gravação áudio através de um microfone ou misturador, a edição e digitalização de gravações áudio provenientes de outros meios de comunicação, assim como realizar a captura streaming de áudio. Encontra-se disponível para download em http://www.audacityteam.org/.

Descrição da atividade

Para que esta atividade surta um efeito realmente positivo, elabore previamente com os alunos um instrumento de avaliação que contemple um conjunto de critérios de referência no desempenho da leitura e os respetivos descritores de proficiência, tornando assim mais claro para todos os produtos de aprendizagens desejáveis. De seguida, organize os alunos em pares e solicite que abram o programa para gravar a leitura do texto previamente selecionado.

Enquanto um aluno lê o texto, o outro fica responsável pela gravação, devendo utilizar basicamente dois botões de comando: <Gravar> para dar início à gravação e <Parar> para finalizar a gravação. Estes botões, apesar de não terem legendas, serão facilmente reconhecíveis pois são idênticos aos que encontramos em qualquer equipamento de leitura, como os leitores de CD ou de DVD. Embora este programa permita fazer pausas, rever e cortar partes da gravação, deverá alertar os alunos para que não parem a gravação se cometerem um erro durante a leitura do texto.

Incentive-os a corrigir o erro, continuando a leitura, e lembre que os alunos que estiverem concentrados nos aspetos técnicos da gravação também não devem comentar ou corrigir nesta fase os erros que possam surgir. Estes são aspetos importantes, uma vez que nesta tarefa usamos a ferramenta especificamente como apoio à avaliação, sendo por isso fundamental ter uma imagem real da competência de leitura de cada um. Além disso, para manter um bom nível de motivação e interesse na tarefa, especialmente se trabalhar com alunos mais novos, sugerimos que as gravações sejam curtas e breves.

No final de cada leitura, os alunos devem gravar o ficheiro áudio no computador. Para isso, no menu <Arquivo>, devem selecionar a opção <Exportar> e na caixa de diálogo <Exportar arquivo> escolher o modo <Guardar como Arquivo MP3>”. Concluídas as gravações, devem proceder à avaliação do desempenho de leitura entre pares, de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

Para finalizar a atividade, certifique-se que cada aluno conseguiu identificar tanto os pontos fortes como os pontos em que precisa de realizar um maior investimento, fornecendo-lhe o apoio que considere adequado para esse fim.

Sequência

  1. Elaborar um instrumento de avaliação das competências de leitura.
  2. Gravar a leitura de um texto previamente escolhido, em pares.
  3. Avaliar o desempenho de leitura, entres os pares.

Sugestões & Dicas

Quando os alunos não estão familiarizados com os processos implicados nesta atividade, pode acontecer que se mostrem muito inseguros e agitados. Para ultrapassar estes constrangimentos, sugerimos que faça algumas gravações preliminares permitindo que os alunos explorem os comandos do programa e simulem as tarefas que propomos nesta atividade. Se precisar de uma cópia dos ficheiros resultantes das gravações dos alunos, será preferível guardar os ficheiros em formato .mp3 e arquivá-los num dos múltiplos sistemas de organização e gestão de ficheiros hoje disponíveis para ter acesso aos seus documentos em qualquer lugar com ligação à Internet, como é o caso da Dropbox (https://www.dropbox.com/). Se na sua escola tiver dificuldades de acesso à Internet, recorra aos dispositivos tradicionais para guardar e transportar os ficheiros (ex. CD, memória USB, disco externo,…)

Poderá propor a construção de uma biblioteca digital de turma, integrando apenas áudio-livros produzidos pelos
alunos e que podem servir para atividades de intercâmbio com alunos de outras turmas, da mesma escola ou de outras escolas. Esta ideia poderá ainda ser mais enriquecida se a construção da biblioteca digital estiver enquadrada numa dinâmica em que os alunos possam assumir papéis e responsabilidades distintas (ex. narradores, produtores, editores, gestores, etc.). Os livros com vários diálogos constituem uma excelente estratégia de reforço da motivação e interesse dos alunos, pois permitem leituras breves e um maior nível de interação entre os alunos.

Segurança & Identidade Digital

Apesar do Audacity não expor as crianças a potenciais riscos, sempre que achar necessário, relembre os seus alunos que o conteúdo que disponibilizam na Internet fica para sempre disponível. Nesta medida, é importante monitorizar a informação por estes disponibilizada.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA. em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.