Mais uma janela para o mundo!

Nesta atividade, os adultos terão oportunidade de descobrir as potencialidades do Twitter, familiarizar-se com as noções básicas inerentes à sua utilização (ex. tweet, tweetar, retweetar, mensagem direta, hashtag ou marcador, etc.), procurar amigos, encontrar pessoas com interesses comuns e criar listas sobre os mais variados temas para acompanhar o que é escrito nesta rede social. Espera-se que todos adquiram um nível de preparação suficiente para começarem a tweetar de forma segura sobre as mais diversas temáticas de interesse pessoal e/ou profissional.

A capacidade de nos conectarmos a pessoas que apreciamos e que comungam dos nossos interesses é uma realidade bem presente nas nossas vidas e que se manifesta sobretudo nas redes sociais. Importa, por isso, conhecer melhor os recursos que temos à nossa disposição para partilhar ideias com outros de maneira cada vez mais eficiente e segura!

• Criar uma conta no Twitter e definir as configurações da conta criada (configurações básicas e idioma, segurança e privacidade).
  • Criar e usar corretamente etiquetas (hashtags) e outras funcionalidades do Twitter (personalização da conta com base na indicação de interesses e na transferência de contactos, pesquisa, alertas, notificações, adicionar foto, etc.).
  • Distinguir a informação que pode ser partilhada publicamente daquela que deve ser partilhada de forma privada (recorrendo a mensagens diretas).

O Twitter (https://twitter.com/), criado e lançado em 2006, é considerado uma plataforma de microblogging e também uma rede social onde os utilizadores podem publicar mensagens curtas, e que podem ser acompanhadas com imagens e arquivos de áudio e de vídeo. É uma ferramenta ideal para quem gosta de receber e publicar informações em tempo real, de forma concisa e pragmática. Também está disponível para dispositivos móveis, nomeadamente para iPhone, iPad, Android, BlackBerry e Windows Phone.

Prepare o desenvolvimento desta atividade, selecionando três ou quatro perfis no Twitter para mostrar aos adultos com quem irá trabalhar o tipo de informações que poderão encontrar nesta rede social, assim como as várias formas de expressão e de comunicação aí existentes.

Depois, na prática, ao introduzir as principais características e funcionalidades do Twitter, poderá ajudar os adultos a verificarem semelhanças e diferenças entre esta rede social e outras que eventualmente conheçam e utilizem já, nomeadamente no que respeita à linguagem utilizada.

Aproveite ainda este momento inicial para que os adultos analisem e discutam a identidade visual dos perfis consultados, observando cuidadosamente as características das informações disponibilizadas no perfil, a imagem utilizada para o plano de fundo da página, a existência ou não de um logótipo e de outras formas de contacto, etc.

Feito este percurso, os adultos estarão conscientes que tanto podem utilizar este serviço para acompanhar de perto pessoas que apreciam, como para estarem a par das novidades do nosso clube favorito, por exemplo, mas também o poderão utilizar para partilhar pensamentos ou fornecer notícias sobre a realidade que os rodeia ou sobre qualquer tema que os apaixone.

Em seguida, estipule um tempo para que cada um defina, pelo menos, um objetivo para utilizar esta rede social e apoie-os na criação de uma conta pessoal. Acompanhe de perto a exploração das funcionalidades que este serviço oferece para expressão e comunicação com o mundo, mediando as tarefas inerentes à edição de tweets, definição de hashtags, utilização de mensagens diretas, etc.

Para fazer um balanço do trabalho realizado, poderá ser interessante solicitar aos adultos a partilha de opiniões, ideias e pensamentos sobre o processo e os resultados decorrentes desta experiência numa conta de grupo criada previamente no Twitter.

1. Selecionar perfis no Twitter para análise
  2. Explorar as principais características desta rede social
  3. Analisar a  identidade visual dos perfis consultados
  4. Definir objetivos pessoais para utilização do Twitter
  5. Criar uma conta e explorar as funcionalidades
  6. Refletir sobre o potencial do Twitter e sobre os cuidados a ter

É importante que os exemplos de utilização do Twitter que selecionar para mostrar aos adultos sirvam para ilustrar uma diversidade de usos e fins, mostrando, por exemplo, uns mais ligados a estratégias de negócio e publicidade, outros de carácter mais pessoal. Em alternativa à criação de uma conta pessoal, poderá sugerir a criação de uma conta de grupo para a partilha de informações sobre determinados temas ou matérias, como por exemplo @GlossarioTwitter, ou para o desenvolvimento da escrita criativa, sugerindo a produção de uma história coletiva. Para se inspirar, conheça a história “@Re_vira_volta: uma experiência em twitteratura”, de André Lemos, que deu origem a um livro em formato digital e que pode obtido gratuitamente através do Google Play ou no serviço Kobo eBook.

Lembre-se que as informações, o conteúdo e o material partilhados via Twitter, além de poderem ser vistos instantaneamente em todo o mundo, também ficam sujeitos a uma licença mundial gratuita para serem usados, copiados, reproduzidos, processados, modificados, publicados e transmitido em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos. Para mais informações sobre estas e outras questões de segurança e privacidade online, consulte os Termos de Serviço, disponíveis online em https://twitter.com/tos.

Atividade criada por Elisabete Cruz em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.

acp-pdf