Mapeando espaços do cidadão

Descrição Breve

Nesta atividade, propõe-se a identificação dos vários serviços sociais públicos que possuem sistemas e ferramentas de interação online e permitem soluções mais simples, rápidas e desburocratizadas, em prol de um melhor serviço prestado ao cidadão. Do conjunto de serviços identificados, passar-se-á para a exploração dos recursos disponíveis no portal da Segurança Social, dedicando-se especial atenção ao serviço de atendimento por marcação online e a outros serviços que se afigurem relevantes face aos interesses e necessidades do grupo de adultos em formação.

Justificação

O incremento significativo da cirtualização dos serviços públicos no quadro do Programa Aproximar, particularmente ao nível dos portais e ferramentas de interação online, implica um compromisso no sentido de ajudar a aumentar a efetiva utilização dos canais digitais colocados à disposição de todos os cidadãos. Por isso esta proposta de atividade com o objetivo principal de disseminar a informação por todos quantos dela possam beneficiar no exercício de uma cidadania digital ativa.

Aprender o quê?

  • Conhecer as linhas gerais da Estratégia de Reorganização dos Serviços Públicos de Atendimento da Administração Pública no território, concretizada através do Programa Aproximar.
  • Utilizar o Mapa do Cidadão para identificar os Espaços do Cidadão com soluções de atendimento digital assistido.  
  • Explorar os recursos disponíveis no portal da Segurança Social, em função dos interesses e necessidades pessoais.

O Mapa do Cidadão (aplicação para localização dos serviços públicos) pode ser descarregado na App Store, Google Play e Windows Store e ainda visualizado em http://www.mapadocidadao.pt. Na eventualidade de algum adulto querer avançar com o serviço de marcação online da Segurança Social é necessário fornecer o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a Senha de acesso ao serviço Segurança Social Direta.

Descrição da atividade

Para iniciar esta atividade aceda ao Youtube do Governo de Portugal e apresente o vídeo disponível em https://goo.gl/SHcit2, dedicado à explicitação da rede dos Espaços do Cidadão inseridos no Programa Aproximar. Depois, abra uma discussão coletiva que leve ao conhecimento das necessidades e interesses do grupo, promovendo a partilha de experiências sobre a utilização e o recurso às funcionalidades hoje disponíveis online em diversos serviços públicos.

Aproveite a oportunidade para introduzir as vantagens e as funcionalidades do Mapa do Cidadão, podendo apresentar nesta altura um tutorial de introdução a esta aplicação, disponível em https://goo.gl/SHcit2. Entretanto, reserve um tempo para que os adultos explorem a aplicação, sugerindo a pesquisa e a identificação dos serviços de atendimento público existentes na região (ex. hospitais, esquadras, repartições de finanças, segurança social, lojas e espaços do cidadão e outros serviços prestados pela Administração Pública, tais como a entrega de IRS ou pedido de Cartão de Cidadão).

Familiarizados com a aplicação, proponha a exploração das informações e recursos disponíveis no portal da Segurança Social, chamando a atenção, por exemplo, para a possibilidade de recorrer ao serviço de atendimento por marcação online. Procure que esta atividade seja significativa para os adultos, não restringindo a exploração ao portal da Segurança Social, mas possibilitando que o grupo possa alargar o leque dos conhecimentos que possui, quer sobre a imensa informação a que pode aceder, quer sobre os vários assuntos que pode tratar sem sair do conforto da sua casa.

Faça um balanço coletivo das aprendizagens adquiridas, permitindo que cada um exponha e partilhe os benefícios que dela retirou.

Sequência

  1. Visualizar um vídeo sobre os Espaços do Cidadão
  2. Partilhar experiências sobre a utilização de serviços públicos online
  3. Apresentar e explorar o Mapa do Cidadão
  4. Explorar a informação e os recursos disponíveis no portal da Segurança Social (ou outro)
  5. Fazer balanço dos benefícios decorrentes da atividade

Sugestões & Dicas

Para que os adultos possam efetivamente alargar o leque dos conhecimentos que possuem sobre os vários assuntos que podem tratar sem sair do conforto da sua casa, poderá ser interessante partilhar e disponibilizar-lhes o documento que define a Estratégia para a Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública que irá aproximar o Estado dos cidadãos, preconizada no âmbito do Programa Aproximar, disponível em formato PDF no Portal do Governo de Portugal em http://goo.gl/RIlZh3. Experimente, por exemplo, enviar-lhes este documento por e-mail e sugira que o exportem para a sua aplicação e-reader (kobo, por exemplo). Confira as sugestões que apresentamos na atividade Tenha a sua biblioteca digital, disponível no website do projeto LIDIA para estimular a leitura de textos e obras em formato digital.

Segurança & Identidade Digital

A Segurança Social garante a todos os seus utilizadores que nenhum dado pessoal será facultado a terceiros sem o prévio consentimento do seu titular. Todavia, pode fornecer dados agregados (tais como localidade, idade e outros) para fins considerados de utilidade pública, designadamente no âmbito de produção estatística. Para informações mais detalhadas, sugere-se a leitura e análise da respetiva Política de Privacidade e Termos de Utilização, disponível em https://goo.gl/I0e9be.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade criada por Elisabete Cruz em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.

acp-pdf