Mapeando histórias
Descrição Breve
Nesta atividade as crianças têm a oportunidade de refletir sobre a construção de histórias de uma forma estruturada, usando uma aplicação própria para construção de mapas de conceitos. A mesma ferramenta pode ser usada para que os alunos possam estruturar e planear as suas próprias histórias.
Justificação
Esta atividade proporciona às crianças uma ferramenta perfeita para refletir sobre uma história, ou um tema, e também para organizar uma série de eventos cronologicamente. Dá-lhes também um modelo facilmente acessível para o desenvolvimento de futuras atividades de elaboração de narrativas escritas.
Aprender o quê?
- Desenvolver a capacidade de elaboração escrita.
- Refletir sobre uma história ou um tema.
- Organizar um conjunto de eventos cronologicamente.
Notas & Links para as ferramentas
O bubbl.us é uma ferramenta online que permite a representação gráfica de ideias através da criação de mapas mentais. Disponibiliza um conjunto diversificado de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher a cor das células com base nas quais se constrói e estrutura o mapa mental, definindo o seu tamanho, posição, interligação com outras células e adição de texto. Esta ferramenta permite a partilha, impressão e download dos mapas mentais para o computador nos formatos JPG e PNG. Encontra-se disponível em https://bubbl.us/.
Pode optar por utilizar ferramentas similares, como o iMindMap, que permite criar mapas de conceitos utilizando o computador, o quadro interativo ou um dispositivo móvel (smartphone ou Tabet). O iMindMap é grátis por um período de sete dias e encontra-se disponível para download em http://imindmap.com/.
Descrição da atividade
Comece por ler uma história apropriada à idade dos alunos da turma. Depois da leitura, comece a construir com os alunos um mapa de conceitos da história no quadro interativo. Para isso, utilize uma aplicação que permita a construção de mapas de conceitos, como o bubbl-us.
Comece por questionar os alunos sobre o nó “QUEM”, pedindo-lhes para indicarem características das personagens e adicionar os seus comentários no mapa. Em seguida, adicione os nós “ONDE”, “PROBLEMA” e “SOLUÇÃO” e complete cada ramo do mapa concetual. Os alunos podem acrescentar imagens ou desenhos ao mapa. Crie um questionário para que os alunos respondam partindo do mapa. Por exemplo: “Qual é a personagem principal?… “. As crianças mais velhas também podem usar a aplicação de mapa de conceitos para criar uma estrutura para as suas próprias histórias.
Sequência
- Ler uma história.
- Construir um mapa de conceitos da história, trabalhando sucessivamente cada nó.
- Criar e aplicar um questionário tendo como base o mapa construído.
Sugestões & Dicas
Esta atividade pode ser adaptada a diferentes idades e capacidades dos alunos. Use o bubbl.us para registar as pesquisas de uma temática. Deixe os alunos esboçarem o mapa de conceitos previamente.
Pode optar por sugerir a construção de um mapa de conceitos para mapear acontecimentos globais históricos, como por exemplo, causas e efeitos da segunda guerra mundial; ou debater ideias para projetos, apresentações, relatórios, etc..
Segurança & Identidade Digital
Se usar imagens disponíveis online, certifique-se de que estão livres de direitos de autor.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.
Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.