Mapeando histórias

Descrição Breve

Nesta atividade as crianças têm a oportunidade de refletir sobre a construção de histórias de uma forma estruturada, usando uma aplicação própria para construção de mapas de conceitos. A mesma ferramenta pode ser usada para que os alunos possam estruturar e planear as suas próprias histórias.

Justificação

Esta atividade proporciona às crianças uma ferramenta perfeita para refletir sobre uma história, ou um tema, e também para organizar uma série de eventos cronologicamente. Dá-lhes também um modelo facilmente acessível para o desenvolvimento de futuras atividades de elaboração de narrativas escritas.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a capacidade de elaboração escrita.
  • Refletir sobre uma história ou um tema.
  • Organizar um conjunto de eventos cronologicamente.

O bubbl.us é uma ferramenta online que permite a representação gráfica de ideias através da criação de mapas mentais. Disponibiliza um conjunto diversificado de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher a cor das células com base nas quais se constrói e estrutura o mapa mental, definindo o seu tamanho, posição, interligação com outras células e adição de texto. Esta ferramenta permite a partilha, impressão e download dos mapas mentais para o computador nos formatos JPG e PNG. Encontra-se disponível em https://bubbl.us/.

Pode optar por utilizar ferramentas similares, como o iMindMap, que permite criar mapas de conceitos utilizando o computador, o quadro interativo ou um dispositivo móvel (smartphone ou Tabet). O iMindMap é grátis por um período de sete dias e encontra-se disponível para download em http://imindmap.com/.

Descrição da atividade

Comece por ler uma história apropriada à idade dos alunos da turma. Depois da leitura, comece a construir com os alunos um mapa de conceitos da história no quadro interativo. Para isso, utilize uma aplicação que permita a construção de mapas de conceitos, como o bubbl-us.

Comece por questionar os alunos sobre o nó “QUEM”, pedindo-lhes para indicarem características das personagens e adicionar os seus comentários no mapa. Em seguida, adicione os nós “ONDE”, “PROBLEMA” e “SOLUÇÃO” e complete cada ramo do mapa concetual. Os alunos podem acrescentar imagens ou desenhos ao mapa. Crie um questionário para que os alunos respondam partindo do mapa. Por exemplo: “Qual é a personagem principal?… “. As crianças mais velhas também podem usar a aplicação de mapa de conceitos para criar uma estrutura para as suas próprias histórias.

Sequência

  1. Ler uma história.
  2. Construir um mapa de conceitos da história, trabalhando sucessivamente cada nó.
  3. Criar e aplicar um questionário tendo como base o mapa construído.

Sugestões & Dicas

Esta atividade pode ser adaptada a diferentes idades e capacidades dos alunos. Use o bubbl.us para registar as pesquisas de uma temática. Deixe os alunos esboçarem o mapa de conceitos previamente.

Pode optar por sugerir a construção de um mapa de conceitos para mapear acontecimentos globais históricos, como por exemplo, causas e efeitos da segunda guerra mundial; ou debater ideias para projetos, apresentações, relatórios, etc..

Segurança & Identidade Digital

Se usar imagens disponíveis online, certifique-se de que estão livres de direitos de autor.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.