Meta-busca consciente

Descrição Breve

Nesta atividade desafiamos os alunos a utilizarem um meta-motor de pesquisa (Dogpile ou similar) para descobrirem tradições singulares do nosso país, pesquisando de forma consciente e crítica os conteúdos disponibilizados na Internet. Organizados em pequenos grupos, de forma a abranger todos os distritos de Portugal Continental e as Regiões Autónomas, cada grupo pesquisa, explora, classifica e sintetiza a informação que considerar mais representativa para ilustrar a singularidade e especificidade de um dado distrito ou região de Portugal.

Justificação

Esta atividade possibilita que os alunos aprofundem o conhecimento sobre o seu património cultural, mas também sobre o funcionamento de ferramentas de pesquisa online, tomando consciência das vantagens e desvantagens inerentes à utilização de meta-motores de pesquisa. Além disso, tendo a possibilidade de tirar partido das ferramentas digitais para categorizar dados e informações através de palavras chave ou etiquetas (“tags”), justificando a importância e relevância das fontes selecionadas, também desenvolverão competências de análise crítica e estratégias de aprendizagem que poderão facilmente transferir para contextos de aprendizagem.

Aliar a aprendizagem de procedimentos de pesquisa online à utilização (consciente e crítica) de ferramentas adequadas para a organização e sistematização do manancial de informação disponível na Internet, é essencial para melhorar a qualidade dos trabalhos escolares baseados na pesquisa autónoma, sobre qualquer temática, solicitados em todas as disciplinas.

Aprender o quê?

  • Aprofundar conhecimentos sobre o património cultural de Portugal.
  • Desenvolver competências de pesquisa, exploração e sintetização de informação.
  • Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento de ferramentas de pesquisa online.

O Dogpile é um meta-motor de pesquisa que obtém resultados presentes na Internet, através de vários instrumentos de procura e encontra-se disponível em http://www.dogpile.com/.

Descrição da atividade

Comece por contextualizar esta atividade abordando as diferentes fontes de informação existentes (jornais, revistas, enciclopédias,livros, vídeos, CD-ROM, Internet, etc.), os procedimentos e as estratégias de pesquisa que os alunos utilizam quando recorrem a estas fontes. Centralize a discussão nas fontes de informação que estão disponíveis na Internet, nas estratégias e ferramentas que eles habitualmente utilizam para encontrar as informações desejadas.

Depois, projetando para toda a turma a página inicial do Dogpile, introduza o conceito e a filosofia de meta-busca e promova uma discussão que leve à identificação e sistematização de algumas características elementares destes sistemas de pesquisa (ex. sistemas que permitem pesquisar em vários mecanismos de pesquisa individual simultaneamente), incluindo as funções da palavras-chave, o tipo de dados e resultados que podemos obter (texto, imagens e vídeos), as vantagens e desvantagens destes mecanismos face aos motores de pesquisa individual como, por exemplo, o Google ou o Yahoo, entre outros tópicos que achar relevantes.

Entretanto, introduza o tema que irá ser aprofundado, explicando aos alunos que irão trabalhar em pequenos grupos para pesquisar e explorar singularidades e particularidades de cada distrito e região de Portugal. Proponha um exercício coletivo para a definição de palavras-chave que os auxilie na pesquisa de informações pertinentes.

Para os surpreender, mostre aos alunos que além de podermos fornecer as palavras-chave em texto, também podemos fazê-lo de forma mais interativa, utilizando a nossa voz. Por exemplo, peça a um dos alunos que experimente pronunciar algumas palavras relacionadas com a pesquisa que pretendem realizar.

Deixe que os alunos comentem as ocorrências resultantes e que façam alguns testes para encontrar informações explorando as várias opções de pesquisa que o Dogpile dispõe (Web, Images, Video, News, Local, WhitePages). Aproveite ainda este momento para sublinhar a importância da definição prévia de critérios para a seleção dos resultados encontrados (ex. relevância do conteúdo, confiabilidade da fonte, pertinência das imagens) e reforce as questões que envolvem direitos autorais e a forma mais adequada para referenciar a informação selecionada.

Sequência

  1. Discutir as fontes de informação existentes e os procedimentos de pesquisa.
  2. Introduzir e explorar o conceito de meta-busca.
  3. Pesquisar sobre os distritos de Portugal, em grupos, primeiro com palavras-chave pré-definidas, depois explorando outras funcionalidades do motor de busca.
  4. Refletir sobre os resultados encontrados, os direitos autorais e as formas de referenciação.

Sugestões & Dicas

Na página “Frequently Asked Questions” do serviço Dogpile (http://www.dogpile.com/support/faqs), além de encontrar informações importantes e práticas para que os alunos possam explorar a lógica de meta-pesquisa, também terá acesso a um conjunto de dicas para utilizar da melhor forma os recursos aí disponíveis.

Esta atividade é extremamente flexível, pelo que poderá ser adaptada para trabalhar qualquer conteúdo curricular. Com crianças mais pequenas ou alunos em processo de iniciação à escrita, poderá ser interessante desenvolver uma atividade que comece precisamente com a pesquisa de imagens no Dogpile sobre um determinando tópico através do reconhecimento da voz. Deixe que as crianças explorem e testem esta possibilidade, pronunciando a mesma palavra com diferentes ritmos e que discutam os resultados. Peça-lhes que selecionem três ou quatro imagens e, partindo desta seleção, proponha a criação conjunta de uma história narrada.

Segurança & Identidade Digital

Embora o filtro de pesquisa do Dogpile tenha sido concebido para oferecer uma experiência de navegação segura aos seus utilizadores, sempre que considerar necessário, converse com os alunos sobre conteúdos impróprios ou inadequados ao trabalho visado.

No que respeita à utilização de sistemas de social bookmarks, a generalidade dos serviços (como acontece com o Delicious, disponível em https://delicious.com/) destina-se a utilizadores com mais de 13 anos. Para que o grupo desfrute de forma segura desta experiência, sugerimos a criação de uma conta única, definindo um perfil de turma que não contenha qualquer tipo de informação pessoal sobre os alunos.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.