teste Monólogos musicais – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Monólogos musicais

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“As estrelas da escola”), os alunos serão estimulados a cantar perante os outros, de modo a que sejam capazes de perceber as suas capacidades vocais. Ironicamente, toda a gente gosta de cantar mas apenas em privado. Esta atividade é divertida e se não levar a qualidade vocal muito a sério, os alunos irão aderir bem. Pode ser feita em grupos ou pares, mas pedimos aos alunos que trabalhem separadamente.

Justificação

Esta é a terceira atividade do projeto “As estrelas da escola”, um projeto baseado no desenvolvimento da expressão e desempenho artísticos dos alunos. Em termos gerais, os alunos irão participar em atividades inspiradas numa etapa do seu currículo escolar. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), é esperado que os alunos se sintam motivados para criar/participar de um clube extracurricular que lhes permita desenvolver as suas capacidades na área com que mais se identificam. “Atores áudio” é a atividade anterior e “Na vida dos famosos” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Cantar em público.
  • Reconhecer as suas capacidades vocais.
  • Realizar gravações de voz.

Blabberize é uma ferramenta online que permite produzir uma imagem digital animada através da sua associação a um ficheiro áudio. Ao recortar uma boca, utilizando uma das funções desta ferramenta, esta move-se à medida  que o áudio é reproduzido, tornando-se num “blabber” ao qual é possível atribuir um título, descrição e palavras-chave. É possível partilhar o blabber criado e convertê-lo para vídeo. O Blabberize permite ainda pesquisar blabbers realizados por outros utilizadores, adicionar utilizadores na lista de amigos e gostar (I like it) ou censurar (I object) blabbers. Encontra-se disponível em http://blabberize.com/.

Descrição da atividade

Comece por explicar aos alunos o que é um Blabber (http://www.blabberize.com): uma figura a duas dimensões que fala ou canta. Crie antecipadamente uma conta que todos os alunos irão usar e prepare um Blabber para dar como exemplo. Uma vez que a imagem que carregarem irá identificar quem são, não precisam de se preocupar com nomes. Garanta que o computador tem microfone ou arranje um externo.

Informe os alunos que vão criar um Blabber baseado neles próprios. Podem escolher a canção que quiserem (música pop, rap, uma canção infantil, um hino ou até mesmo uma ária!) e podem, se preferirem, cantá la em privado. O primeiro passo é escolher uma canção com a qual se sintam confortáveis a cantar sendo que não precisam de cantar a canção completa. O segundo passo é ter uma fotografia digital deles próprios. Sugerimos que tirem fotografias uns aos outros na própria aula e que as guardem numa pasta comum. Quando tiverem tudo, estão prontos para gravar o seu monólogo musical.

O Blabberize é de simples utilização, mas se os alunos quiserem treinar algumas vezes, deixe-os. No entanto, deve definir um tempo limite (cerca de 10 minutos) para cada aluno se gravar a si mesmo. Quando todos tiverem acabado, pergunte quem está à vontade para cantar para a turma – haverá sempre alguns que ficarão mais contentes se forem forçados a fazê-lo.

Sequência

  1. Criar uma conta no Blabberize.
  2. Escolher uma canção para cantar.
  3. Tirar uma fotografia.
  4. Gravar o monólogo musical.
  5. Construir um Blabber.
  6. Cantar para a turma.

Sugestões & Dicas

Decida antecipadamente o tempo da gravação – 30 segundos costuma ser suficiente. É seguro para os alunos usarem fotografias deles próprios mas peça que não usem os seus nomes, moradas, etc. Pode escolher quem visita os Blabbers, por isso, sugerimos que altere as definições para “Privado”. Quando quiser, pode apagar os Blabbers se assim achar melhor.

No caso de seguir a sequência do projeto “As estrelas da escola”, este será o momento de passar para a atividade “Na vida dos famosos“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Rabiscando músicas” (do projeto “Maestros e companhia”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade, não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online nomeadamente nomes, moradas, etc. Nas definições dos Blabbers, altere para “Privado” de modo a controlar quem visita os Blabbers.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.