Motivados pela música

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 3 atividades (“Imagens que falam”), os alunos criam o seu segundo artefacto digital em resposta à música. Pode escolher uma única música ou uma composição, reproduzir uma coleção do mesmo artista ou criar a sua própria compilação baseada num tema.

Justificação

Esta é a segunda atividade do projeto “Imagens que falam”, um projeto onde os alunos realizam um conjunto de tarefas, nas quais relacionam a fotografia com outras formas de expressão (música, textos, etc.) e criam artefactos digitais que depois publicam online. Todo o processo é centrado no estudo e na criação do que chamamos “fotomensagens”. Uma fotomensagem é uma imagem que é acompanhada por um texto escrito, de modo a obter um determinado efeito. “Primeiras impressões” é a atividade anterior e “Uma imagem, uma mensagem” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a capacidade de expressão através da criação de artefactos digitais.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o próprio trabalho desenvolvido.

O Google+ é uma rede social da Google que permite partilhar fotos, imagens, vídeos e trocar mensagens escritas com outros utilizadores. Com esta ferramenta é possível criar comunidades para debater e partilhar informação. As opções de privacidade podem ser configuradas de modo a limitar e a controlar os utilizadores que podem aceder à comunidade. É grátis e encontra-se disponível em https://plus.google.com.

O PicMonkey é uma ferramenta online de edição de imagens e fotografias. Oferece um vasto conjunto de ferramentas que permitem trabalhar as imagens com diferentes efeitos e filtros. É grátis, encontra-se disponível em http://www.picmonkey.com/ e não necessita de registo. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o Pixlr (http://pixlr.com/).

Descrição da atividade

Ponha a tocar a música que selecionou para a turma ouvir. Discuta o ambiente musical e, se for o caso, as letras. Com alguns grupos de alunos, pode ser necessário dar-lhes uma maior orientação no sentido de discutirem a música em termos de cor, ambiente, assunto, etc.

Às vezes ajuda colocar duas músicas contrastantes para que possam entender melhor os conceitos por trás desta atividade – tocar ABBA, Dancing Queen e imediatamente depois Led Zepplin, Stairway to Heaven, geralmente, garante uma discussão animada e margem suficiente para comparar e contrastar as duas. Uma vez discutidas as características base das músicas/ canções, volte a colocar a música inicial.

Apresente a imagem que escolheria para comentar a música escolhida. Peça que os alunos façam o mesmo, ou seja, que procurem uma imagem (ou tirem a sua própria) que transmita a mensagem da música em questão. Devem depois enviá-la para o PicMonkey (ou similar). Quando todos os alunos tiverem submetido a sua resposta, fomente uma discussão sobre as imagens colocadas, à luz da relação que cada um estabeleceu com a música escolhida.

Sequência

  1. Selecionar duas músicas contrastantes, compará-las e discutir as suas características.
  2. Escolher uma outra música, ouvi-la e discutir o seu ambiente musical.
  3. Procurar uma imagem que transmita a mensagem da música escolhida e editá-la com o PicMonkey.
  4. Submeter a imagem na comunidade no Google+.
  5. Discutir sobre as diferentes imagens submetidas.

Sugestões & Dicas

O PickMonkey é fácil de usar e a única parte que pode ser complicada é a função “adicionar texto”, mas lembre-se que qualquer erro pode ser resolvido imediatamente na seta “undo”.

Permita que os alunos utilizem outras ferramentas para além do PicMonkey. Garanta, apenas, que conseguem carregar as suas imagens para a página da comunidade do Google+.

No caso de seguir a sequência do projeto “Imagens que falam”, este será o momento de passar para a atividade “Uma imagem, uma mensagem”.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Cidade dos Stomp” (do projeto “Maestros e companhia”).

Segurança & Identidade Digital

Se os alunos utilizarem imagens retiradas da Internet, certifique-se que respeitam os direitos de autor. Se preferir, peça que pesquisem apenas no site da Creative Commons (http://creativecommons.pt/).

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.