teste Mural digital – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Mural digital

Descrição Breve

Nesta atividade propomos a criação de um mural digital interativo para recolher a opinião dos alunos sobre os processos desenvolvidos e os resultados alcançados no final de uma determinada atividade. Partindo de algumas questões orientadoras, previamente definidas, pretende-se que os alunos reflitam e sistematizem as suas ideias sobre os processos de ensino e de aprendizagem desenvolvidos, destacando os pontos fortes e os aspetos que, na sua opinião, deveriam ser melhorados.

Justificação

Sendo uma atividade na qual os alunos recolhem e apresentam as suas ideias acerca do processo de uma atividade previamente desenvolvida, a capacidade de trabalho em grupo e de sistematização de dados são bastante trabalhadas. Esta atividade permite uma interação entre os alunos e a partilha de opiniões pelo que é uma forma criativa de aferir o que pensam acerca de dos processos de ensino e aprendizagem.

Aprender o quê?

  • Analisar os processos de ensino e de aprendizagem.
  • Sistematizar ideias.
  • Partilhar opiniões.
  • Trabalhar em equipa.

O Padlet é uma aplicação gratuita que permite que os seus utilizadores expressem as suas opiniões sobre determinado tema através da criação de um mural digital onde podem inserir qualquer conteúdo, desde imagens a vídeos e a texto. Permite a colaboração com outros usuários, potenciando a partilha de ideias. Para criar um mural digital, é necessário criar uma conta. O Padlet encontra-se disponível em https://padlet.com/.

Descrição da atividade

Com a ajuda do quadro interativo ou de um computador com projetor, comece por apresentar à turma o ambiente gráfico do Padlet e a página do mural onde pretende que os alunos coloquem os comentários e observações sobre o trabalho realizado no final de uma determinada atividade. Como estratégia de motivação, poderá ser interessante propor aos alunos que redefinam o plano de fundo <Walpaper> do mural digital. Dê um tempo para que se familiarizem com a ferramenta e explore com eles todos os recursos que considerar importantes para o desenvolvimento desta atividade.

Reforçando os objetivos da atividade, sublinhe que a ideia é que utilizem esta ferramenta para expor a sua opinião sobre os processos desenvolvidos e os resultados alcançados, tendo em conta um conjunto de questões orientadoras previamente definidas (ex. O que mais gostei e porquê? O que foi menos interessante e porquê? O que poderia ser melhorado?..). Para que os alunos tenham bem presente essas questões, sugerimos que as escreva no espaço reservado para a descrição do mural (“description”).

Com os alunos já focados na tarefa, mostre-lhes que tipo de informações podem ser adicionadas para criar um post (ex. texto, imagens, vídeos, endereços web, etc.) e como identificar o respetivo autor. Para concretizar esta atividade, sugerimos que os alunos escrevam a sua opinião e adicionem uma imagem que considere representativa do processo vivenciado. Podem optar por uma imagem disponível online (ícone “add a URL”), fazer o upload de um ficheiro já guardado nos seus computadores (ícone “upload a file”) ou tirar uma foto instantânea usando a webcam (ícone “take a photo from webcam”). Independentemente da origem da imagem, importa que os alunos percebam que esse elemento gráfico deverá complementar o texto que redigirem, fornecendo uma apreciação global sobre o trabalho, pelo que poderá ser suficiente partir de um conjunto de imagens representativas de sentimentos (“emotions”), previamente selecionado, e do qual todos os alunos reconheçam o significado (confuso, entediado, feliz, muito feliz, etc.).

Esclarecidas as funcionalidades da ferramenta e clarificados os objetivos, os alunos só precisam de aceder ao mural e colocar os seus posts. Depois de obter as informações desejadas, apresente à turma o resultado final e deixe que os alunos analisem em conjunto o conteúdo de cada post. Por fim, ajude-os a sistematizar os pontos fortes e os aspetos que será necessário melhorar para a obtenção de resultados mais satisfatórios para todos.

Sequência

  1. Apresentar a aplicação Padlet e os objetivos da atividade.
  2. Introduzir opiniões e pensamentos no mural, escolhendo também uma imagem.
  3. Apresentar cada mural à turma.
  4. Sistematizar os pontos fortes e os aspetos que necessitam de ser melhorados.

Sugestões & Dicas

Antes de propor esta atividade aos seus alunos, é importante criar uma conta no Padlet. Para tal, basta fornecer um endereço de e-mail válido e definir uma senha ou usar as credenciais do Google. É possível criar um mural digital anónimo, mas as informações publicadas nestes termos ficarão disponíveis apenas por 24h.

Para criar um mural digital entre na página inicial do Padlet (disponível em http://padlet.com/) e clique em <Build a wall>. Personalize a apresentação do mural digital para a realização desta atividade, utilizando as opções de configuração disponibilizadas neste sistema e que encontrará assim que clicar no ícone <Modify this wall>, posicionado na barra vertical da extremidade do lado direito do ecrã. A criação e personalização de um mural neste serviço é efetivamente muito simples! No entanto, se necessitar de ajuda, encontrará vários tutorias no Youtube que explicam visualmente e de forma muito prática os passos necessários.

Para o desenvolvimento da tarefa por parte dos alunos, sugerimos que facilite o acesso do mural digital construído, criando previamente um atalho para a página visada, nos computadores disponíveis para a realização desta atividade. Poderá guardar o link nos favoritos do navegador que habitualmente é utilizado na escola. Se trabalhar com alunos mais jovens, será mais prático criar um atalho para o mural no ambiente de trabalho dos computadores que serão utilizados.

Em termos de organização do trabalho, sugerimos que os alunos façam o balanço da atividade de forma individual ou coletiva, de acordo com a natureza do trabalho social desenvolvido. Por exemplo, se estiver em causa a avaliação de uma atividade que foi realizada em grupo, talvez seja mais interessante e pertinente propor que os alunos mantenham os grupos para fazer o respetivo balanço. Recorrendo às funcionalidades de <Share/Export> poderá exportar o resultado do balanço realizado pelos alunos para o seu computador em formato PDF, Excel ou CSV. Também poderá partilhar o mural digital em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc.), enviar o link por e-mail e/ou divulgá-lo junto da comunidade escolar, inserindo o código embed que o sistema fornece no blog ou sítio da escola.

Pode criar um mural digital onde os seus alunos possam partilhar ideias, sugestões, dúvidas e referências sobre um determinado tema. É possível tirar partido do Padlet em diferentes situações e contextos de aprendizagem, tornando-se o seu uso particularmente interessante para a introdução ou revisão de um tema, para a planificação de atividades, projetos ou trabalhos em grupo, para a discussão de tópicos da atualidade assim como para a apresentação e sistematização de ideias decorrentes de uma pesquisa previamente planificada (como se sugere, por exemplo, na Atividade 06 – Meta-busca consciente).

Segurança & Identidade Digital

O Padlet permite a definição de vários níveis de privacidade para cada mural digital, possibilitando que o administrador controle completamente os conteúdos que serão publicados. É possível adicionar utilizadores e ceder-lhe permissões de gestão ou definir a aprovação dos posts antes da sua disponibilização no mural.

Em termos de visibilidade, esta ferramenta também dispõe de várias possibilidades: privado, protegido por senha, disponível mas escondido de redes públicas (Google, etc.) ou totalmente público. Para trabalhar com alunos com idade inferir a 13 anos, sugerimos a criação de uma conta única, criando um perfil para a turma e sem incluir qualquer informação pessoal sobre os seus alunos. Além disso, se forem utilizadas imagens digitais disponíveis na Internet, incentive os alunos a recorrem a bancos de imagens FREE, com licença livre de direitos.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.