Museu revisitado

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Às voltas com museus”), os alunos comparam as suas obras de arte com as dos museus e das coleções nacionais. Irão desenvolver a capacidade de refletir sobre o seu trabalho, bem como sobre o trabalho dos outros e assim consolidar os seus conhecimentos sobre as técnicas, os temas e tópicos abordados neste projeto.

Justificação

Esta é a sexta e última atividade do projeto “Às voltas com museus”, um projeto de artes visuais onde os alunos são convidados a ir numa ou mais visitas virtuais a alguns dos museus mais famosos do mundo. Eles terão a oportunidade de explorar, apreciar, repensar e recriar obras de arte famosas de acordo com as suas próprias interpretações, aptidões e competências.

O principal objetivo de todo o projeto é que os alunos aprendam mais sobre a pertinência da contextualização da arte 3D e desenvolvam o senso do eu através de criações artísticas em 3D. Enquanto exploram os principais museus do mundo, os alunos são convidados a recriar a arte dos mestres e a identificar a relação entre as artes visuais, o papel dos museus e a história da arte. Os alunos irão também abordar o que a arte (e as suas descobertas) nos dizem sobre a história da humanidade. “Exposição de arte” é a atividade anterior deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Refletir sobre o seu próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
  • Consolidar conhecimentos sobre as técnicas/materiais artísticos e a interpretação de obras de arte.

O Google Drive é uma ferramenta online (um serviço prestado pelo google) que permite a criação, edição, partilha, armazenamento e gestão de ficheiros, desde documentos escritos, apresentações, vídeos e imagens. Esta ferramenta permite também trabalhar colaborativamente num mesmo documento. É grátis, necessita de uma conta Google e encontra-se disponível em https://www.google.com/intl/pt-PT/drive/.

O Kaywa é uma ferramenta online que permite criar códigos QR de modo simples e rápido. É grátis e encontra-se disponível em http://qrcode.kaywa.com/. Pode optar por utilizar outras aplicações online como o Goqr.me (http://goqr.me/) ou o Visualead (http://www.visualead.com/qurify2/pt/). Para fazer a leitura dos códigos QR através de um dispositivo móvel é necessário fazer o download da aplicação através, por exemplo, da play store.

 

Descrição da atividade

Explique aos alunos que terão de criar uma exposição baseada nas suas obras de arte. Podem usar o trabalho que criaram em atividades anteriores ou outros. Na galeria virtual do museu escolhido, devem procurar uma obra de arte que tenha alguma semelhança à sua, quer pelo meio artístico, pelo tema, pela técnica, etc.. Peça que criem um documento no Google Drive e aí incluam a imagem selecionada, a descrição da obra de arte e as razões que os levaram a escolher esta obra como algo semelhante ao seu próprio trabalho.

Devem então criar um código QR que permita ligar o seu trabalho à informação que escreveram no Google Drive e depois apresentar isso à turma. Alternativamente, podem adicionar a sua obra de arte à coleção (o trabalho pode ser digitalizado ou fotografado) e escrever a biografia do artista antes de integrar o trabalho na exposição.

Sequência

  1. Construir uma exposição com obras de arte criadas.
  2. Procurar uma obra de arte com características semelhantes a uma das obras criadas.
  3. No Google Drive criar um documento sobre a obra de arte selecionada e as razões que motivaram a sua escolha.
  4. Criar um código QR com a informação produzida no Google Drive e apresentá-la.
  5. Adicionar a obra de arte e a biografia do respetivo artista à exposição.

Sugestões & Dicas

Realize a atividade ao longo de vários dias. Sugira aos alunos fazerem algumas das tarefas como trabalho de casa.

Esta atividade destina-se a consolidar o que os alunos aprenderam e, portanto, não é parte essencial do projeto.

Segurança & Identidade Digital

As únicas questões de segurança relacionam-se com as pesquisas na Internet. Aproveite para iniciar esse tema também e certifique-se que a sua escola tem uma proteção de firewall adequada.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.