teste Na vida dos famosos – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Na vida dos famosos

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“As estrelas da escola”), os alunos preparam, filmam e apresentam um pequeno filme do género cinema direto (fly-on-the-wall). Um dos alunos assume o papel de uma pessoa famosa (as escolhas recaem normalmente sobre estrelas de cinema, da música ou do desporto) e outro assume o papel de realizador. Esta atividade serve para desenvolver a capacidade de improvisar ainda que com alguma preparação prévia. O facto de estarem a ser filmados em direto, sem cortes e com apenas uma câmara, e a tentarem manter um ambiente autêntico, pode criar algumas cenas bastante emotivas (e divertidas!).

Justificação

Esta é a quarta atividade do projeto “As estrelas da escola”, um projeto baseado no desenvolvimento da expressão e desempenho artísticos dos alunos. Em termos gerais, os alunos irão participar em atividades inspiradas numa etapa do seu currículo escolar. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), é esperado que os alunos se sintam motivados para criar/participar de um clube extracurricular que lhes permita desenvolver as suas capacidades na área com que mais se identificam. “Monólogos musicais” é a atividade anterior e “Movimentos de dança” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Preparar, filmar e apresentar um pequeno filme.
  • Representar diferente personagens.
  • Desenvolver a capacidade de improvisação.

O Animoto é uma ferramenta de criação e edição de vídeo online. Disponibiliza um vasto conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher o tema do vídeo (entre os vários disponibilizados pela ferramenta), importar músicas de fundo, imagens, vídeos (da biblioteca, de redes sociais em que o utilizador esteja registado, de ficheiros no seu computador) e adicionar pequenos textos. Para além de permitir partilhar os vídeos criados, permite também descarregá-los para o computador. Encontra-se disponível em https://animoto.com/.

Descrição da atividade

Selecione e mostre aos alunos alguns pequenos vídeos sobre técnicas de cinema direto (sugerimos http://www.ehow.com/video_4755794_documentary-filmmaking-techniques.html). Isto vai dar-lhes pistas sobre este género de filmes e ajudá-los a criar um. Diga-lhes que, apesar de poderem preparar as cenas do filme, os resultados serão melhores se não ensaiarem tudo. Para manter a autenticidade, o filme deve ser improvisado e natural.

Depois de preparado o storyboard com as ideias, o par trabalha em separado. A pessoa famosa procura um local calmo para trabalhar na caraterização (que pode incluir trajes, adereços, etc.) e o realizador testa a câmara e o ambiente. Os alunos podem preparar isto em casa, caso tenham câmaras disponíveis. Uma câmara básica com microfone incluído é o suficiente até porque este tipo de filme fica melhor se o trabalho de câmara for um pouco tremido. O realizador deve procurar o melhor local para colocar a câmara de modo a garantir uma boa visão e captação de som.

Uma vez preparados, o par junta-se de novo para filmar. Relembre que cada cena será filmada apenas uma vez e que a gravação deve continuar sem interrupções (aconteça o que acontecer). Feita a gravação, os alunos carregam os filmes para o Animoto ou programa semelhante para os editar (se necessário, cortar algumas cenas) e acrescentar os comentários do narrador (o realizador).

Organize depois uma estreia dos filmes, onde cada um apresenta o seu trabalho e responde a questões do público.

Sequência

  1. Visualizar alguns vídeos sobre técnicas de cinema direto.
  2. Preparar um storyboard com ideias para a realização do filme.
  3. Trabalhar individualmente na caraterização da personagem.
  4. Testar a câmara e o ambiente.
  5. Realizar o filme.
  6. Carregar o filme para o editar e acrescentar comentários do narrador.
  7. Organizar uma estreia dos filmes realizados.

Sugestões & Dicas

Os alunos podem escolher figuras famosas contemporâneas ou históricas. O único alerta é que devem usar o Presente (tempo verbal) pois não se trata de uma retrospetiva. Por isso, se filmarem a Marylin Monroe, devem agir como se a filmagem decorresse algures antes da sua morte (em agosto de 1962).

No caso de seguir a sequência do projeto “As estrelas da escola”, este será o momento de passar para a atividade “Movimentos de dança”.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade, não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.