Novidades sempre frescas

Descrição Breve

Nesta atividade, de carácter individual, propomos a seleção e organização de conteúdos digitais sobre temas relevantes a nível pessoal, recorrendo a um leitor de RSS como uma estratégia de organização e gestão pessoal para agregar num só lugar informações disponíveis em Websites que fornecem conteúdos sindicados (Rich Site Summary – RSS feeds).

Justificação

A Web é hoje um oceano de informação, fonte de conhecimento e de inspiração. Todos os dias, a toda a hora e nos mais diferentes lugares, florescem notícias, curiosidades, histórias emocionantes ou informações de interesse relativo. Se queremos estar atualizados basta acompanhar as novidades a partir dos nossos Websites preferidos!

Aprender o quê?

  • Aprofundar o conhecimento sobre as características dos feeds (ex: formatos mais comuns, linguagem informática utilizada para páginas Web, símbolos usados em Websites para indicar a possibilidade de subscrição de feeds, etc.)
  • Agregar conteúdos disponíveis em Websites que fornecem RSS feeds, previamente selecionados, num só lugar.
  • Criar e gerir diversas coleções temáticas de conteúdos, de acordo com interesses e motivações pessoais, recorrendo às funcionalidades do leitor Feedly.

O Feedly, disponível em https://feedly.com/, é uma aplicação altamente cativante, simples de utilizar e de grande utilidade para se obter, organizar e reunir informações atualizadas sobre os mais diversos tópicos e assuntos da vida social. Possui ainda a particularidade de estar disponível para diversos sistemas (iOS, Android e Kindle). Para utilizar esta aplicação, é necessário fornecer os dados de uma conta já criada para outros serviços online, tais como, Google, Facebook, Twitter, Microsoft ou Evernote.

Descrição da atividade

Comece esta atividade assegurando-se que todos os adultos possuem uma conta para a subscrição do leitor RSS escolhido (Google, Facebook, Twitter, Microsoft ou Evernote). Depois, para motivar os participantes, poderá mostrar-lhes a sua própria organização de RSS feeds, clarificando a natureza da tecnologia RSS, em particular os seus benefícios, mas também eventuais desvantagens.

Aproveite ainda este momento inicial para apresentar o ambiente Feedly, fazendo referência à sua política de privacidade. Embora seja uma ferramenta muito fácil de utilizar, poderá ser útil apresentar um dos muitos tutoriais já existentes na Web (por ex., Tutorial Feedly para Iniciantes em https://goo.gl/5FiJgX). Entretanto, incentive a subscrição deste serviço, pedindo aos adultos com quem trabalhar para acederem à página principal e seguirem os procedimentos indicados depois de clicarem em «Login».

Depois desta tarefa, a conta Feedly ficará automaticamente ativada e pronta para se iniciar a seleção e organização dos conteúdos preferidos de cada um. Nesta fase, deixe que os adultos explorem a caixa de pesquisa da própria ferramenta, escrevendo uma palavra que descreva um tópico do seu interesse pessoal (por ex. culinária). Em poucos segundos terão acesso a um vasto conjunto de conteúdos publicados em diversos Websites, mas também a um conjunto de tópicos relacionados com a palavra utilizada na pesquisa (por ex., neste caso, receitas, gastronomia, comida, “food”).

Peça aos adultos que explorem autonomamente as sugestões apresentadas e que adicionem às suas listas pessoais de feeds os conteúdos que mais lhes interessarem, criando diversas coleções temáticas, de acordo com necessidades e motivações pessoais.

Para finalizar, reserve um tempo para que os adultos possam partilhar o que aprenderam, fazendo um balanço em relação aos objetivos propostos e outros elementos que considere pertinentes para a melhoria contínua dos processos formativos.

Sequência

  1. Verificar os requisitos para a subscrição do leitor Feedly
  2. Caracterizar a tecnologia RSS
  3. Mostrar exemplos concretos de uso e vantagens deste agregador
  4. Refletir sobre as questões de segurança e de privacidade
  5. Visualizar um tutorial para iniciantes
  6. Subscrever o serviço
  7. Pesquisar e selecionar feeds
  8. Organizar e gerir coleções temáticas
  9. Refletir sobre as aprendizagens realizadas

Sugestões & Dicas

Para a tarefa de caracterização da tecnologia RSS, em vez de recorrer a uma abordagem expositiva, poderá ser interessante solicitar aos adultos que façam uma pesquisa sobre o tema e que sistematizem as suas ideias coletivamente, utilizando, por exemplo, um mural digital (como por exemplo o Padlet). Para facilitar esta tarefa, prepare antecipadamente o ambiente no qual o grupo pode apresentar visualmente a informação selecionada para aprofundar o tema. Se optar por este percurso, será necessário diagnosticar o nível de competência do grupo para pesquisar e sistematizar informação disponível online e, consequentemente, dar mais tempo para que esta atividade possa ser concretizada por todos com sucesso.

Segurança & Identidade Digital

O Feedly recolhe informações pessoais e não pessoais, tais como o tipo de feeds que cada utilizador agrega ou remove, o endereço de IP, o browser utilizado, a data e hora de acesso ao serviço, etc. Tranquilize os adultos, sublinhando que, embora essas informações façam parte da pegada digital de cada um, e podem ser usadas para envio de publicidade, estes elementos são recolhidos com o propósito de adequar e personalizar a experiência de cada um, face aos seus interesses especiais.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade criada por Elisabete Cruz em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.

acp-pdf