O meu museu

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Às voltas com museus”), os alunos exploram alguns museus mundialmente famosos a fim de investigarem as características do desenho, da pintura e da escultura. A maioria dos museus tem um website onde podem encontrar informações básicas e aprender mais sobre as suas coleções de arte. O principal objetivo da atividade é classificar obras de arte com base nas técnicas e nos materiais utilizados.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “Às voltas com museus”, um projeto de artes visuais onde os alunos são convidados a ir numa ou mais visitas virtuais a alguns dos museus mais famosos do mundo. Eles terão a oportunidade de explorar, apreciar, repensar e recriar obras de arte famosas de acordo com as suas próprias interpretações, aptidões e competências.

O principal objetivo de todo o projeto é que os alunos aprendam mais sobre a pertinência da contextualização da arte 3D e desenvolvam o senso do eu através de criações artísticas em 3D. Enquanto exploram os principais museus do mundo, os alunos são convidados a recriar a arte dos mestres e a identificar a relação entre as artes visuais, o papel dos museus e a história da arte. Os alunos irão também abordar o que a arte (e as suas descobertas) nos dizem sobre a história da humanidade. “Intérprete de arte” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Conhecer as principais características dos diferentes materiais e técnicas de desenho utilizadas na
    pintura.
  • Desenvolver a capacidade para classificar obras de arte com base nas técnicas e nos materiais utilizados.
  • Conhecer e explorar os principais museus do mundo.

O Google é um motor de pesquisa que nos permite pesquisar informação na Internet. A pesquisa de informação é feita através das palavras-chave que descrevem o assunto sobre o qual queremos saber. A sua utilização é gratuita e não necessita de registo. Encontra-se disponível em: http://www.google.pt.

O Google Drive é uma ferramenta online (um serviço prestado pelo google) que permite a criação, edição, partilha, armazenamento e gestão de ficheiros, desde documentos escritos, apresentações, folhas de cálculo, vídeos, imagens, sons. Esta ferramenta permite também trabalhar colaborativamente num mesmo documento, apresentação ou folha de cálculo. É grátis e encontra-se disponível em https://www.google.com/intl/pt-PT/drive/.

O Google Maps (https://www.google.pt/maps) é uma ferramenta online, um serviço prestado pelo Google, que permite pesquisar e visualizar mapas de forma fácil e rápida. Com esta ferramenta é possível encontrar qualquer lugar do mundo e obter instruções de rotas. Através do Street View (https://www.google.com/maps/streetview/) o utilizador pode ‘visitar’ e explorar virtualmente diversos locais. É grátis e encontra-se disponível para dispositivos móveis.

Descrição da atividade

Dê aos alunos os links dos museus mais importantes do mundo (ex.: Museu do Prado – http://www.museodelprado.es/en/; Galeria Nacional de Londres –http://www.nationalgallery.org.uk/; Museu do Louvre – http://www.louvre.fr/en/homepage; Museu Metropolitano de Arte – http://www.metmuseum.org/; Museu Nacional Hermitage – https://www.hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/) e peça-lhes que, em grupos de 3 ou 4, escolham um museu para investigar. Esclareça que devem explorar obras de arte, focando-se nas técnicas de desenho mais importantes (que devem ter sido estudadas anteriormente para que os alunos estejam familiarizados com elas). Incentive-os a acrescentar outras informações pertinentes que possam ter encontrado noutros sites da Internet. Se sentir que precisam de orientações mais específicas, sugira-lhes determinada obra como exemplo de aquarela, guache, aerografia, pintura acrílica, pintura em pastel, fresco, etc..

Qualquer museu possui obras de arte consideradas “destaques” das suas coleções. Peça aos alunos que procurem essas obras, no museu que selecionaram, e as classifiquem de acordo com as técnicas de desenho usadas. Depois devem escolher uma técnica particular e selecionar outras peças de arte (apenas 2 ou 3) criadas usando a mesma técnica. Se não houver quadros suficientes do mesmo “género”, podem escolher alguns da coleção mais genérica do museu. Peça que façam download da pintura, ou copiem a imagem do ecrã (printscreen), enviem para a galeria de fotos do Google Drive e partilhem com os seus pares. Peça ainda que justifiquem a sua seleção e classificação. Seria também interessante partilhar um mapa no Google Maps com a localização geográfica dos museus e incluir o link para a galeria do Google Drive.

Sequência

  1. Em grupos, escolher um museu para investigar e explorar as suas obras de arte, focando-se nas técnicas de desenho mais importantes.
  2. Procurar as obras de arte consideradas “destaques” das coleções e classificá-las de acordo com as técnicas de desenho usadas.
  3. Escolher uma técnica de desenho particular e procurar outras peças de arte criadas usando essa técnica, justificando a escolha e a classificação.
  4. Fazer o download da pintura, ou copiar a imagem do ecrã, enviar para a galeria de fotos do Google Drive e partilhar com a turma.
  5. Partilhar um mapa no Google Maps com a localização geográfica dos museus e incluir o link para a galeria do Google Drive.

Sugestões & Dicas

A atividade pode ser desenvolvida individualmente, em pares ou em grupos.

No caso de seguir a sequência do projeto “Às voltas com museus”, este será o momento de passar para a atividade “Intérprete de arte”.

Segurança & Identidade Digital

Lembre-se das restrições relativas a usar fotografias da Internet se a intenção for a de publicar o trabalho na web. Se preferir, peça que pesquisem apenas no site da Creative Commons (http://creativecommons.pt/).


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.