O meu primeiro filme

Descrição Breve

Nesta atividade pretendemos que os alunos criem os seus próprios filmes, tendo como base um guião previamente criado em outras atividades realizadas com esse objetivo.

Justificação

A criatividade nem sempre é simples de trabalhar em contexto educativo, mas a realização de filmes pode ser um excelente meio para o conseguir.

Aprender o quê?

  • Criar um filme animado.
  • Desenvolver a criatividade.

O Dvolver é uma ferramenta online que permite criar, de forma simples, vídeos animados. A ferramenta está disponível em www.dvolver.com/moviemaker/index.html, apresenta uma interface agradável e intuitiva, é grátis e não necessita de registo. Os vídeos podem ser partilhados através de um link URL enviado para o endereço de email ou através do código embed nas redes sociais.

Descrição da atividade

Inicie a atividade debatendo com os alunos os diferentes géneros de filmes (comédia romântica, ficção científica, aventura, etc.), de forma a que eles possam ter como referência um desses géneros logo no início da atividade.

Para a realização propriamente dita dos filmes, pode experimentar usar diferentes ferramentas. Nesta atividade usámos o software Dvolver. Se ainda não conhece esta ferramenta, é uma boa oportunidade para a explorar. Depois de se familiarizar com ela, oriente os alunos na sua utilização.

A realização do filme começa com a escolha do tema em “background” e com a criação da primeira cena, em “sky”. Experimente com os alunos as diferentes opções disponíveis. Na segunda página, devem escolher um enredo e na terceira página o(s) personagem(s). A história ficará mais interessante se tiver vários personagens. Lembre aos alunos que podem reeditar as páginas a qualquer momento. A quarta página permite visualizar o filme e é o lugar onde os alunos irão escrever os diálogos. Chame à atenção de que quanto mais tempo tiver o diálogo, mais longo será o filme, o que poderá incentivá- los a expandir o seu texto. Na quinta página poderão selecionar a música de fundo. Mais uma vez, discuta com eles a importância de escolherem uma música apropriada para cada género de filme. Incentive-os a experimentar outras funcionalidades da ferramenta, tentando, por exemplo, diferentes scores e avaliando o efeito de cada um.

Finalmente, os alunos terão que escolher um título para o filme. Podem ainda colocar o(s) nome(s) dos participantes e selecionar gráficos para o genérico. Quando estiverem concluídos basta escolher a opção de publicar.

Depois, assista aos filmes com os alunos, sugerindo que os enviem para os seus próprios endereços de email (ou para o email da escola). O email contém um URL único para que possam encontrar o filme online de forma rápida e fácil.

Sequência

  1. Debater os diferentes géneros de filmes.
  2. Conhecer e explorar as funcionalidades do Dvolver.
  3. Criar um filme.
  4. Assistir aos filmes e enviá-los para os endereços de email dos alunos ou para o email da escola.

Sugestões & Dicas

Antes de propor esta atividade aos alunos, realize você mesmo um pequeno filme com esta ou outra aplicação. Depois, como forma de motivação, aproveite para o mostrar aos alunos.

Experimente criar um pequeno script com duas personagens e pedir aos alunos para fazerem o filme sozinhos, usando esse script. Também pode adaptar esta atividade e elaborar relatórios de experiências para servirem de base à criação dos filmes, como por exemplo: “Deitámos 50ml de água numa proveta…”.

Segurança & Identidade Digital

O Dvolver é uma ferramenta segura para o uso em sala de aula, uma vez que não é possível interagir com outros utilizadores.


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.