O poder da palavra

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais três atividades (“A arte da tipografia”), os alunos usam as ilustrações gráficas como uma estratégia de campanha para divulgar um assunto que seja importante para eles. Poderá ser uma causa local, por exemplo, a construção de uma nova estrada, a construção de casas em espaços verdes ou um problema a nível mundial, como o impacto da deflorestação.

Justificação

Esta é a terceira atividade do projeto “A arte da tipografia”, um projeto que se centra na linguagem tipográfica e que tem como objetivo que os alunos experimentem esta linguagem, através do uso das palavras e das letras de forma a criar imagens poderosas e influentes na transmissão de mensagens. Neste projeto, que envolve uma sequência de quatro atividades (também aqui disponíveis), os alunos partirão à descoberta da maior invenção da humanidade: a linguagem tipográfica. “Alfabeto animal” é a atividade anterior e “Criador de tipos de letras” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Realizar trabalhos de pesquisa.
  • Utilizar palavras e frases-chave como ilustrações gráficas.
  • Criar mensagens de campanha.

O Adobe Illustrator é um programa de edição de imagens vetoriais que permite criar logótipos, ícones, esboços, tipografia e ilustrações complexas para impressão, Web, conteúdo interativo, vídeos e dispositivos móveis. Através de http://www.adobe.com/pt/products/illustrator.html encontra-se disponível uma versão de avaliação gratuita mas, para isso, terá de criar uma conta Adobe ID.

Descrição da atividade

Peça aos alunos para debaterem questões/assuntos atuais que os interessem, ficando atento à pertinência dos temas escolhidos. Por exemplo, a religião pode ou não ser um tema apropriado para a idade dos alunos ou para o seu contexto de ensino mas existem milhares de outras questões menos controversas, pelo que não será difícil elencar algumas.

Depois de pesquisarem sobre o assunto, devem registar as palavras e frases-chave que poderão usar como ilustrações gráficas, por exemplo, “Menos árvores, mais destruição”. Ao usarem o software de ilustração, devem compor uma mensagem de campanha curta e eficaz e usar as ferramentas de ilustração (tipo de letra, cor, tamanho, espessura, etc.) para dar impacto à sua mensagem. Devem manter a sua mensagem e público-alvo em mente durante a atividade. O objetivo é fazer as pessoas pararem e pensarem sobre o assunto. Devem, em seguida, partilhar a sua mensagem com os colegas e perguntar se elas influenciaram qualquer um deles para pensarem novamente sobre a questão.

Sequência

  1. Debater acerca de questões/temas atuais que interessem os alunos.
  2. Registar palavras e frases-chave.
  3. Compor uma mensagem de campanha e usar as ferramentas de ilustração.
  4. Partilhar a mensagem com os colegas.
  5. Explorar em que medida a mensagem criada provocou impacto sobre os colegas.

Sugestões & Dicas

Pode encontrar aqui outras alternativas ao Adobe Illustrator: http://www.onextrapixel.com/2011/03/15/10-best-alternatives-to-adobe-illustrator/. O Inkscape (https://inkscape.org/pt/) é gratuito e quase tão bom quanto o Adobe Illustrator e o Corel Draw – estes dois programas são muitos caros.

No caso de seguir a sequência do projeto “A arte da tipografia”, este será o momento de passar para a atividade “Criador de tipos de letra”.

Pode também explorar algumas atividades de outro projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Passa a palavra em imagens” (do projeto “Imagens que falam”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar uma conta única para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.