teste Os “stomp” da nossa zona – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Os “stomp” da nossa zona

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 4 atividades (“Maestros e companhia”), os alunos irão criar a sua própria atuação ao estilo dos Stomp, inspirada por tudo aquilo que aprenderam sobre a música e sons da sua terra. O projeto terminará com uma atuação ao vivo para os pais via Flash Meeting. Este tipo de atuação é mais eficaz num piso de madeira flutuante, como por exemplo um ginásio ou um palco, pelo que poderá ter que negociar o uso desse espaço com outros departamentos da escola.

Justificação

Esta é a quarta atividade do projeto “Maestros e companhia”, um projeto onde os alunos se divertem a explorar o tema da música e o som através da pesquisa de ideias inovadoras para compor e produzir. Partindo do pressuposto de que a música deve provocar uma reação emocional, os alunos pesquisam diferentes géneros musicais antes de compor e produzir a sua própria música.”Cidade dos stomp” é a atividade anterior e “Stomp – a continuação!” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Aprender a compor e a produzir a sua própria música.
  • Criar instrumentos musicais improvisados e inovadores.
  • Planificar e realizar uma atuação musical.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

O Flash Meeting é uma ferramenta online gratuita que permite marcar e realizar video-conferências com uma ou mais pessoas. É possível enviar mensagens escritas e fazer chamadas de vídeo com quem estamos a comunicar. Necessita de registo e encontra-se disponível em http://flashmeeting.e2bn.net.

O Twitter (https://twitter.com/) é uma ferramenta online, que funciona como rede social onde os utilizadores podem publicar mensagens curtas que podem ser acompanhadas de imagens e vídeos. Permite ao utilizador receber e publicar informações em tempo real e manter-se atualizado sobre o mundo de acordo com os seus interesses. O Twitter é grátis e necessita de registo.

O Gmail é uma ferramenta online gratuita, um serviço prestado pelo Google, que permite enviar e receber mensagens via e-mail. No caso de utilizar em dispositivos móveis (smartphones ou Tabets) é necessário fazer o download da aplicação através da play store, por exemplo. É necessário inscrever-se na conta Google através do site (https://accounts.google.com).

Descrição da atividade

Organize a turma em grupos. Os grupos têm que ser grandes (10-15 alunos por grupo) para que tenham muitos músicos e artistas para criar música com impacto. Naturalmente, nem todos têm que aparecer no palco ao mesmo tempo. Peça aos alunos para debater ideias sobre instrumentos musicais improvisados e inovadores – se viverem numa área predominantemente industrializada, poderiam incluir latas de óleo, etc., ou se viverem numa área rural, podem usar apetrechos agrícolas, etc..

Peça a cada grupo que nomeie um líder, que será o responsável pela coordenação do grupo à medida que eles compõem e executam. Explique-lhes que devem começar por estabelecer uma melodia ou um ritmo subjacente e só depois devem adicionar outros ritmos, batidas ou linhas instrumentais/vocais. Explique aos alunos que a atuação terá a duração de 2 – 4 minutos e que, na planificação, deverão ter em consideração o desempenho “físico” pois o público irá ouvi-los e vê-los – o desempenho será mais eficaz se eles estiverem em movimento em vez de ficarem parados.

Quando estiverem prontos, os alunos devem anunciar a próxima atuação através do Twitter, Facebook e no site da escola. Peça os emails dos pais para lhes enviar, com antecedência suficiente, um convite para a atuação Flash. Envie as orientações sobre o uso do Flash Meeting para os pais, por exemplo, “Nunca clique no botão de interrupção”. Se tiver 3 grupos de 10 alunos, a sessão deve durar apenas 10-15 minutos. Assim, tente organizar o espetáculo para a hora do almoço para que os pais que estão no trabalho possam assistir.

Sequência

  1. Organizar a turma em grupos e debater ideias sobre instrumentos musicais improvisados e inovadores.
  2. Nomear um líder para cada grupo, planificar  e ensaiar a atuação.
  3. Anunciar a atuação nas redes sociais e enviar por mail um convite aos pais para a atuação no Flash Meeting.
  4. Atuar no dia e hora combinados.

Sugestões & Dicas

A composição é como uma história. Oriente os alunos para que o trabalho tenha um começo, meio e fim.
Tenha consigo uma lista de elementos musicais para garantir que os alunos usam uma boa variedade de materiais nas suas composições. Não têm de incluir todos os elementos, mas esta estratégia garante, pelo menos, um bom nível de “controle de qualidade”.

Sugira aos alunos assistirem a outras atuações dos Stomp para obter mais inspiração e ideias.
Permita que os alunos cantem, recitem, etc.. Alguns podem ser influenciados pelas atividades anteriores sobre a importância da letra e poderão querer incorporar letras na composição.

No caso de seguir a sequência do projeto “Maestros e companhia”, este será o momento de passar para a atividade “Stomp – a continuação“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Movimentos de dança” (do projeto “As estrelas da escola”).

Segurança & Identidade Digital

Se a escola não permitir o acesso ao Flash Meeting, pode passar esta atividade e ir para a próxima (“Stomp – a continuação“), onde os alunos realizam uma atuação na escola.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.